1 - O primeiro conselho vai na linha da preparação dos pontos...ou temas que serão tratados. Geralmente o estudo se restringe na leitura de vários livros..sobre os vários temas do concurso sem nenhuma ou pouca sistematização.
2 - Pegue caderno ou folhas de sulfite e prepare todos os pontos separadamente como se você fosse escrever no dia da prova..Do ponto 1 ao 10...
3- Na última folha de cada ponto monte um esquema (o mesmo que você vai colocar no desenvolvimento do plano de aula) do que você vai escrever e em que sequência...decore este esquema...vamos ajudar sua memória...sempre é bom...Coloque o nome e ano das principais referências fornecidas no edital do concurso...empreste ou adquira estes livros...
4- Nas páginas iniciais faça um texto seguindo o esquema q você fez na última página...lembre se o concurso é ensino superior teu texto vai refletir seu grau de aprofundamento no assunto (o quanto você conhece). Numere estas folhas e leia em voz alta...tem que escrever cerca de 70% do tempo da prova e os outros 30% releia e passe a limpo...Acho interessante incluir referências das leituras indicadas no edital no meio do texto...Ou referencie em algum momento do texto...Leia em voz alta...para detectar falta de coerência textual e erros de gramática. Alguns concursos provas, suponho que a maioria dos processos seletivos,
tem leitura pública oral da prova;
5- Estas sugestões ajudam sua memória, pois há casos em que o nervosismo normal no momento da prova escrita "dá um branco"...esta organização de texto ajuda o candidato a sair na frente...na primeira etapa.
6- Todo este cuidado da prova escrita deve ser precedido de um cuidado muito especial com o currículo, sua atualização, fazer uma simulação onde pontua e onde seu currículo está fraco e diversificação de atividades acadêmicas (pontuação máxima em alguns itens, exemplo: trabalhos apresentados em congresso serão considerados no máximo 2 trabalhos pelo tempo de interstício).
7- Depois de todos os pontos prontos, estude..., decore...escutei um dia de um amigo "Deus ajuda quem estuda."
No dia da Prova Escrita do Concurso:
- Lembra do esquema escrito e decorado no final de cada ponto preparado? Pegue a prova..na folha de rascunho..ou no final da prova (se não tiver folha de rascunho), a lápis, escreva o esquema do texto que você elaborou. Novamente você vai ajuda sua memória, deixando-o mais seguro e minimizar seu nervosismo.
- Na primeira folha do concurso escreva o ponto e em seguida comece o texto de preferência na íntegra que você preparou e estudou com antecedência. Siga o esquema.
- Alguns concursos proíbem de escrever o nome do candidato no texto da prova escrita. Isso elimina o candidato. Preste atenção na leitura das orientações no início da prova escrita. Este detalhe é eliminatório.
- Chegue com antecedência e evite conversar com outros candidatos...sofrer influência negativa neste momento é desnecessário. Use o tempo para concentração.
Enfim...a aprovação no concurso para docência ensino superior começa na preparação do currículo, diferente do concurso público em geral que avalia principalmente o conhecimento específico em determinadas área.
Boa Prova!!!!!!
Veja dicas aula didática em concurso Ensino Superior neste Blog...postagem editada no mês 11/2013.
Ver ainda sugestão plano de aula concurso postado neste Blog em 06/04/2014
Ana Lúcia Crisostimo
Doutora em metodologia de ensino e formação de professora (UNICAMP)
Docente da Unicentro-PR.