1. Analise minuciosamente o edital, nele constam
informações importantes sobre documentação e orientações para realização da
prova didática. Analise com carinho os formulários que serão utilizados pela
banca para avaliação de seu desempenho.
2- Entregue o plano de aula, obrigatoriamente no início da aula para a banca acompanhar sua apresentação.
3- Inicie sua aula com uma apresentação....Cumprimento formal (Bom dia/ Boa Tarde ou Boa Noite) identificação pessoal (nome) e o objetivo geral da aula que vai ministrar. O nome do ponto sorteado sugiro que você escreva na parte de cima do quadro-de-giz (primeiro terço do lado esquerdo).4- Lembre que você terá de 40 a 50 min de arguição. Menos que isso você perde pontos ou ser reprovado.
4.1- Seja claro, faça com que o espectador saiba facilmente do que você está falando. Saiba do que você está falando, estude muito e tenha domínio não só do tema apresentado, mas de todo assunto relacionado;
5. Apesar de uma introdução ser importante, evite "rodeios" para chegar ao assunto principal;
6. Caso utilize slaids em sua apresentação não transcreva o assunto em parágrafos enormes e depois fique lendo o texto. Use tópicos para lembrar o que você deve falar. O texto é um roteiro e não uma bengala. Não decore, saiba do assunto de explique o que você sabe ao espectador. Isto denuncia sua insegurança e falta de domínio conteúdo;
7. Aborde os pontos principais, mas não deixe de exemplificar;
8. Tome cuidado para não omitir detalhes importantes sobre o assunto ou cometer erros de ortografia nos slaids ou no quadro-de-giz.
9. Se for utilizar o projetor multimídia, tome cuidado com o tamanho das letras e a cor, prefira fundos claros com letras escuras;
10. Figuras ajudam a prender a atenção do espectador, explore-as durante sua apresentação. Se tiver facilidade desenhe (caso o tema permita)
11. Fale pausadamente e dê ênfase com a voz em algumas ocasiões;
12. Não fique de costas para a platéia ou fazendo leituras demoradas na tela do projetor multimídia, esquecendo da banca;
13. Use os espaços, ande pelo local da apresentação. Não fique preso(a) ao projetor multimídia ou outro recurso audiovisual.
14. Se a apresentação for importante e inadiável, prepare a apresentação em mais de uma forma (projetor multimídia e adaptável a outra forma de recurso) e fique preparado para apresentar sem nenhum auxílio; O que deve ser o centro da sua aula é você;
15. Mantenha a calma e nunca diga que está nervoso (a). Ter segurança em relação ao domínio do conteúdo é muito importante. A banca percebe possíveis "enrolações";
16. Cuidado com o vestuário, nada de minissaias, blusas curtas, bonés, roupas transparentes. Lembre: o que deve ser o centro da sua aula é você;
17. Use mais de um recurso audiovisual. Obrigatoriamente utilize adequadamente o quadro-de-giz. Por exemplo, coloque o nome do ponto sorteado do lado esquerdo do quadro, acrescente, por exemplo, nos últimos cinco minutos de sua aula faça um esquema no quadro sintetizando os principais tópicos trabalhados em aula. Aproveite e faça a síntese final ou "síntese integradora". Didaticamente somará pontos.
18- Confira todo o equipamento antes de iniciar a aula. Se utilizar recurso audiovisual, se for o caso, apague a luz;
19- Faça a síntese conclusiva ou resumo dos principais tópicos tratados (você pode montar um último slaid com um esquema resumo);
20- Não faça perguntas para a banca. Lembre-se aula de concurso é uma conferência didática..só você fala.
21- Não se importe se alguém da banca não estiver olhando para você...é normal preencher alguma ficha, fazer anotações sobre sua aula ou até se dispersar uns momentos. A tua aula pode ser a décima apresentação do mesmo tema....Não perca o ritmo da apresentação por isso.
22- Treine a apresentação....lembra...ela deve ter entre 40 e 50 min... ou um tempo pré-determinado;
23- Cuidado com a elaboração do Plano de aula. Nele você expressa o objetivo geral (apenas um e acrescente alguns objetivos específicos, se for o caso) de sua aula, os tópicos que irá abordar e os recursos didáticos que utilizará durante sua apresentação. Este aspecto pode ser um dos critérios de avaliação da banca. A delimitação e aprofundamento do conteúdo a ser tratado na aula, trema sorteado, deve ser dosado pensando em uma aula de 50 minutos. Contudo há de se considerar que é uma aula em nível de graduação e não ensino médio. Se for concurso para lecionar na educação básica considere a mesma ponderação.
2- Entregue o plano de aula, obrigatoriamente no início da aula para a banca acompanhar sua apresentação.
3- Inicie sua aula com uma apresentação....Cumprimento formal (Bom dia/ Boa Tarde ou Boa Noite) identificação pessoal (nome) e o objetivo geral da aula que vai ministrar. O nome do ponto sorteado sugiro que você escreva na parte de cima do quadro-de-giz (primeiro terço do lado esquerdo).4- Lembre que você terá de 40 a 50 min de arguição. Menos que isso você perde pontos ou ser reprovado.
4.1- Seja claro, faça com que o espectador saiba facilmente do que você está falando. Saiba do que você está falando, estude muito e tenha domínio não só do tema apresentado, mas de todo assunto relacionado;
5. Apesar de uma introdução ser importante, evite "rodeios" para chegar ao assunto principal;
6. Caso utilize slaids em sua apresentação não transcreva o assunto em parágrafos enormes e depois fique lendo o texto. Use tópicos para lembrar o que você deve falar. O texto é um roteiro e não uma bengala. Não decore, saiba do assunto de explique o que você sabe ao espectador. Isto denuncia sua insegurança e falta de domínio conteúdo;
7. Aborde os pontos principais, mas não deixe de exemplificar;
8. Tome cuidado para não omitir detalhes importantes sobre o assunto ou cometer erros de ortografia nos slaids ou no quadro-de-giz.
9. Se for utilizar o projetor multimídia, tome cuidado com o tamanho das letras e a cor, prefira fundos claros com letras escuras;
10. Figuras ajudam a prender a atenção do espectador, explore-as durante sua apresentação. Se tiver facilidade desenhe (caso o tema permita)
11. Fale pausadamente e dê ênfase com a voz em algumas ocasiões;
12. Não fique de costas para a platéia ou fazendo leituras demoradas na tela do projetor multimídia, esquecendo da banca;
13. Use os espaços, ande pelo local da apresentação. Não fique preso(a) ao projetor multimídia ou outro recurso audiovisual.
14. Se a apresentação for importante e inadiável, prepare a apresentação em mais de uma forma (projetor multimídia e adaptável a outra forma de recurso) e fique preparado para apresentar sem nenhum auxílio; O que deve ser o centro da sua aula é você;
15. Mantenha a calma e nunca diga que está nervoso (a). Ter segurança em relação ao domínio do conteúdo é muito importante. A banca percebe possíveis "enrolações";
16. Cuidado com o vestuário, nada de minissaias, blusas curtas, bonés, roupas transparentes. Lembre: o que deve ser o centro da sua aula é você;
17. Use mais de um recurso audiovisual. Obrigatoriamente utilize adequadamente o quadro-de-giz. Por exemplo, coloque o nome do ponto sorteado do lado esquerdo do quadro, acrescente, por exemplo, nos últimos cinco minutos de sua aula faça um esquema no quadro sintetizando os principais tópicos trabalhados em aula. Aproveite e faça a síntese final ou "síntese integradora". Didaticamente somará pontos.
18- Confira todo o equipamento antes de iniciar a aula. Se utilizar recurso audiovisual, se for o caso, apague a luz;
19- Faça a síntese conclusiva ou resumo dos principais tópicos tratados (você pode montar um último slaid com um esquema resumo);
20- Não faça perguntas para a banca. Lembre-se aula de concurso é uma conferência didática..só você fala.
21- Não se importe se alguém da banca não estiver olhando para você...é normal preencher alguma ficha, fazer anotações sobre sua aula ou até se dispersar uns momentos. A tua aula pode ser a décima apresentação do mesmo tema....Não perca o ritmo da apresentação por isso.
22- Treine a apresentação....lembra...ela deve ter entre 40 e 50 min... ou um tempo pré-determinado;
23- Cuidado com a elaboração do Plano de aula. Nele você expressa o objetivo geral (apenas um e acrescente alguns objetivos específicos, se for o caso) de sua aula, os tópicos que irá abordar e os recursos didáticos que utilizará durante sua apresentação. Este aspecto pode ser um dos critérios de avaliação da banca. A delimitação e aprofundamento do conteúdo a ser tratado na aula, trema sorteado, deve ser dosado pensando em uma aula de 50 minutos. Contudo há de se considerar que é uma aula em nível de graduação e não ensino médio. Se for concurso para lecionar na educação básica considere a mesma ponderação.
24-Independente da extensão do
tema você deve atentar para o fato de ser uma aula a ser ministrada no ensino
superior. Isto requer um planejamento e até uma delimitação do tema com a
devida justificativa para a banca. Esta justificativa deve ser sutil durante a
etapa da introdução da aula, onde você apresenta e delimita o conteúdo que irá
abordar.
E por fim, repito você deve ser o centro da sua aula e não os recursos audiovisuais. Nunca deixe para estudar e preparar sua apresentação na última hora. O tempo que você destina à busca de informações e à preparação do material tem uma relação direta com a qualidade do trabalho final. Pequenos detalhes podem fazer a diferença na classificação final...Aliás, seguindo as sugestões citadas você corre um sério risco de ser APROVADO e ficar em uma ótima colocação. Boa sorte....
Ana Lúcia Crisostimo
Doutora em Metodologia de Ensino e Formação de Professora (UNICAMP)
Docente da UNICENTRO-PR.
Nenhum comentário:
Postar um comentário