Tema: Boa apresentação pode
garantir/facilitar sucesso profissional
Atualmente na área de gestão
empresarial (mundo corporativo) existe uma preocupação em conquistar o
interesse de seu público, por meio de um roteiro de apresentação da empresa
capaz de despertar audiência de atraente, conquistando confiança.
Nesta área profissional
percebe-se claramente, como mencionado na folha de São Paulo, (Domingo,
19/01/2014, p.1 caderno mercado) com o texto de Eduardo Adams, que não importa o
contexto “...seja em uma fala de cinco minutos em cima de um palco, seja em
conversa com o cliente” é decisivo ter em mente uma boa apresentação.
Site: http://edicaodigital.folha.com.br/home.aspx?cod=JODMQMORNQR4
Como na área educacional, mais
especificamente na área de ensino que trata do processo ensino-aprendizagem,
temos dois lados do processo interativo. O investidor precisa ser convencido da
capacidade do negócio prosperar e dar retorno financeiro. Para atingir este
objetivo o dono do negócio, o empreendedor deve saber apresentar seu produto, o
potencial do produto da empresa.
No processo ensino aprendizagem o
professor tem alta probabilidade de ensinar (mediar o conhecimento) se o aluno
estiver interessado, facilitando a chamada aprendizagem significava. Depreende-se
que nos dois casos é relevante pensar em como mediar informações/conhecimentos
com eficiência, com domínio da técnica, de maneira interessante.
A reportagem chama atenção ainda
para as dificuldades individuais em falar em público, ou simplesmente saber se
comunicar com eficiência, no momento de apresentar bons projetos ou planos de trabalho.
Sugere aulas de teatro, cursos de oratória, atividades simples de gravação da
apresentação para que se possa revê-las para sanar incongruências ou simplesmente
treinar. Esse mesmo conselho pode ser adotado na formação inicial de
professores, aliados à experiência da prática de ensino em diferentes espaços
educacionais.
O texto é rico em conselhos como: a) ao falar a clientes ou investidores, empreendedor pode contar histórias para atrair atenção; b) é indicado ter um script pronto sobre o que a companhia faz e adaptá-lo de acordo com o público, entre outros.
O texto é rico em conselhos como: a) ao falar a clientes ou investidores, empreendedor pode contar histórias para atrair atenção; b) é indicado ter um script pronto sobre o que a companhia faz e adaptá-lo de acordo com o público, entre outros.
Fontes DA IMAGEM: Rogério Chequer e Eduardo Adams, sócios da Soap: Gustavo Mascitto, sócio da PONTOppt e Pedro Waengertner
Na imagem acima destaco alguns conselhos úteis, destaco e acrescento:
Imagens que fala: Use pouco texto no slaid, caso contrário as pessoas vão ler em vez de ouvir.... (ótimo conselho)...você complementa a informação com o seu conhecimento...
Na ponta da língua: Treine a apresentação. Faça um roteiro do que será dito...
Plateia certa: estude seu público, seus interesses, que conteúdo específico tratar....
Você é o ator: Não olhe para baixo enquanto fala, não fique parado e evite vícios de linguagem....(exemplo: é....é....)...
Naturalmente cara de pau: Preste atenção ao seu interlocutor...deixe ele se expressar...busque sanar dúvidas e desperte interesse pelo seu produto ou tema...
Afinal o apaixonado é você...encante e "conquiste" as pessoas.
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