1. Analise minuciosamente o edital, nele constam informações
importantes sobre documentação e orientações para realização da prova didática.
Analise com carinho os formulários que serão utilizados pela banca para
avaliação de seu desempenho.
Critérios passíveis de observação pela banca: planejamento e condução didática da aula; pressupostos teóricos da abordagem do tema, relação conteúdo-método-objetivos; relação teórico-prática na abordagem do tema; comunicação, outros conteúdos pertinentes à especificação da aula.
2. Entregue o plano de aula, obrigatoriamente no início da aula
para a banca acompanhar sua apresentação. Neste consta objetivo da aula, entre outras informações importantes para a banca
3- Inicie sua aula com uma apresentação pessoal....Cumprimento formal (Bom dia/ Boa
Tarde ou Boa Noite), identificação pessoal (nome) e o objetivo geral da aula que
vai ministrar. O nome do ponto sorteado sugiro que você escreva na parte
de cima do quadro-de-giz (primeiro terço do lado esquerdo).
4- Lembre que você
terá de 40 a 50 minutos de arguição. Menos que isso você perde pontos ou ser
reprovado.
4.1- Seja claro. Faça com que o espectador saiba do que você está falando. Estude muito e tenha domínio não só do
tema apresentado, mas de todo assunto relacionado;
5. Na apresentação contextualize o tema e a delimitação do mesmo. Apesar de uma introdução ser importante, evite "rodeios" para
chegar ao assunto principal;
6. Caso utilize slides em sua apresentação não transcreva o assunto em
parágrafos enormes e depois fique lendo o texto. Use tópicos para lembrar o que
você deve falar. O texto é um roteiro e não uma bengala. Não decore, saiba do
assunto de explique o que você sabe ao espectador. Isto denuncia sua
insegurança e falta de domínio conteúdo;
7. Aborde os pontos principais, mas não deixe de exemplificar ou de fazer analogias;
8. Tome cuidado para não omitir detalhes importantes sobre o assunto ou cometer
erros de ortografia nos slides ou no quadro-de-giz.
9. Se for utilizar o projetor multimídia, tome cuidado com o tamanho das letras
e a cor, prefira fundos claros com letras escuras;
10. Figuras ajudam a prender a atenção do espectador, explore-as durante sua
apresentação. Se tiver facilidade desenhe (caso o tema permita). Se achar pertinente referencie alguns autores durante sua exposição oral do tema.
11. Fale pausadamente e dê ênfase com a voz em algumas ocasiões;
12. Não fique de costas muito tempo, ao escrever no quadro de giz, para a banca ou fazendo leituras demoradas na tela
do projetor multimídia, esquecendo da banca. Indique com um ponteiro ou caneta na tela e não fique lendo a tela do computador.
13. Use os espaços, ande pelo local da apresentação. Não fique preso (a)
ao projetor multimídia ou outro recurso audiovisual.
14. Se a apresentação for importante e inadiável, prepare a apresentação em
mais de uma forma (projetor multimídia e adaptável a outra forma de
recurso) e fique preparado para apresentar sem nenhum auxílio (uma hipótese remota é a falta de energia elétrica); O que deve ser o
centro da sua aula é você;
15. Mantenha a calma e nunca diga que está nervoso (a). Ter segurança em
relação ao domínio do conteúdo é muito importante. A banca percebe possíveis
"enrolações";
16. Cuidado com o vestuário, nada de minissaias, blusas curtas, bonés, roupas
transparentes. Lembre-se: o que deve ser o centro da sua aula é você. Pense que esta é a sua entrevista de emprego, um pouco de formalidade não é excesso. Conte sempre com avaliações subjetivas da banca (afinal as pessoas da banca não convivem com você);
17. Use mais de um recurso audiovisual. Obrigatoriamente utilize adequadamente
o quadro-de-giz. Por exemplo, coloque o nome do ponto sorteado do lado esquerdo
do quadro, acrescente, por exemplo, nos últimos cinco minutos de sua aula faça
um esquema no quadro sintetizando os principais tópicos trabalhados em aula.
Aproveite e faça a síntese final ou "síntese integradora". Poderá fazer isso também no último slaid de sua apresentação.
Didaticamente somará pontos.
18- Confira todo o equipamento antes de iniciar a aula. Se utilizar recurso
audiovisual, se for o caso, apague a luz. Em algumas instituições de ensino superior é você que terá que levar projetor multimídia.
19- Faça a síntese conclusiva ou resumo dos principais tópicos tratados (você
pode montar um último slaid com um esquema resumo);
20- Não faça perguntas para a banca. Lembre-se aula de concurso é uma
conferência didática..só você fala.
21- Não se importe se alguém da banca não estiver olhando para você...é normal
preencher alguma ficha, fazer anotações sobre sua aula ou até se dispersar uns
momentos. A tua aula pode ser a décima apresentação do mesmo tema....Não perca
o ritmo da apresentação por isso.
22- Treine a apresentação....lembra...ela deve ter entre 40 e 50 min... ou um
tempo pré-determinado;
23- Cuidado com a elaboração do Plano de aula. Nele você expressa o objetivo
geral (apenas um e acrescente alguns objetivos específicos, se for o caso) de
sua aula, os tópicos que irá abordar e os recursos didáticos que utilizará
durante sua apresentação. Este aspecto pode ser um dos critérios de avaliação
da banca. A delimitação e aprofundamento do conteúdo a ser tratado na aula,
trema sorteado, deve ser dosado pensando em uma aula de 50 minutos. Contudo há
de se considerar que é uma aula em nível de graduação e não ensino médio. Se
for concurso para lecionar na educação básica considere a mesma ponderação.
24-Independente da extensão do tema você deve atentar para o fato
de ser uma aula a ser ministrada no ensino superior. Isto requer um planejamento
e até uma delimitação do tema com a devida justificativa para a banca. Esta
justificativa deve ser sutil durante a etapa da introdução da aula, onde você
apresenta e delimita o conteúdo que irá abordar.
25. A aula de concurso é uma conferência didática pois só o apresentador expõe o tema. É uma aula expositiva não dialogada, pois não se conversa com banca. Contar isso no plano de aula. Apenas aula expositiva.
E por fim, repito, você deve
ser o centro da sua aula e não os recursos audiovisuais. Nunca deixe para
estudar e preparar sua apresentação na última hora. O tempo que você destina à
busca de informações e à preparação do material tem uma relação direta com a
qualidade do trabalho final. Pequenos detalhes podem fazer a diferença na
classificação final...Aliás, seguindo as sugestões citadas você corre um sério
risco de ser APROVADO e ficar em uma ótima colocação. Boa sorte....
e Dicas para elaboração de roteiro de estudo prova escrita concurso postado neste blog em 06/04/2014.
Parabéns pelo blog, Professora Ana Lúcia! Adorei as dicas!
ResponderExcluirGrata....
ResponderExcluirSão dicas valiosas, muitas delas só se aprende na prática de concursos.
ResponderExcluirMuito bom
ResponderExcluirÓtimas Dicas!
ResponderExcluirMuito obrigada.
Este comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirObrigada por a postagem! :)
ResponderExcluirMuito bom o texto, bem completo. Para quem está com aquele frio na barriga com a prova didática, focar no plano de aula é essencial, eu vi um outro post com uma listagem resumida de alguns pontos interessantes, demonstre.com. Muito obrigado pelas dicas, parabéns pelo trabalho!
ResponderExcluirVer ainda sugestão plano de aula concurso
ResponderExcluire Dicas para elaboração de roteiro de estudo prova escrita concurso postado neste blog em 06/04/2014.
Ótimas dicas
ResponderExcluirVocê poderia dar dicas de como propor a avaliação de aprendizagem em uma prova de desempenho didático?
ResponderExcluir