Livros da Biblioteca Encantada são entregues à escola de Guarapuava
Na tarde de ontem (4), cerca de 400 livros arrecadados por meio da Biblioteca Encantada, ação desenvolvida pelo projeto da Unicentro “Ciência em Movimento: Universidade em Ação”, em parceria com o projeto Ciência Viva e Arte Amiga, do Grupo Soroptimistas de Guarapuava, foram entregues à Escola Municipal Iná Ribas Carli. “Nós temos uma ação semanal com 20 meninas do colégio Iná e tivemos a ideia de montar a biblioteca a partir do interesse das meninas”, explica a coordenadora do projeto, Ana Lúcia Crisostimo.
A Biblioteca Encantada não é a única atividade desenvolvida pelo projeto. As alunas também participam de oficinas sobre artes e reciclagem e, segundo Ana Lúcia, foi a demanda do próprio projeto que levou a criação da biblioteca. “Essa ação conjunta, além das atividades semanais de reciclagem, com atividades de formação e palestras, culminou na ideia de organizarmos livros e essa biblioteca para criar nelas o hábito da leitura”.
Ações como essa são fundamentais para que a universidade esteja em contato com a comunidade, auxiliando e dando suporte aos futuros alunos da instituição. “É a forma que a universidade tem de dialogar com a comunidade, de conhecer as demandas, principalmente de escolas que estão na periferia. O meu objetivo como bióloga é despertar para a parte de iniciação e alfabetização científica, já que são crianças da educação infantil. Nós temos que começar cedo esse trabalho”, comenta Ana Lúcia.
Ao despertar o interesse pela ciência e pela leitura em um grupo de estudantes, essas alunas se transformam em exemplo para os demais. “Todos os alunos serão beneficiados com essa biblioteca. Pesquisas, literatura em sala de aula, rodas de leitura, isso vai auxiliar no processo de alfabetização. Com certeza vai favorecer muito”, finaliza Rosângela Fernandes, supervisora da Escola Iná Ribas Carli.
Nenhum comentário:
Postar um comentário