sexta-feira, 29 de janeiro de 2016

SUGESTÕES GERAIS NA ELABORAÇÃO DA DISSERTAÇÃO NO MESTRADO PROFISSIONAL:

MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO E CIÊNCIAS NATURAIS E MATEMÁTICA/UNICENTRO

DISCIPLINA SEMINÁRIOS II
Profª Drª Ana Lúcia Crisostimo

1- Antes da qualificação façam uma correção rigorosa do texto em relação a: metodologia científica, gramática e erros gritantes de digitação. Não deixar para fazer isso antes de encaminhar o trabalho para a banca. Cuidados específicos podem ser tomados exemplos:
et al (2008)  correto: et al. (2008)  ou Santos;   Calor (2007).

Recomenda-se o uso das seguintes normas da ABNT: * Referências - Elaboração (NBR-6023); * Citações em documentos - Apresentação (NBR 10520); * Numeração progressiva das seções de um documento escrito (NBR-6024); * Resumo - Apresentação (NBR 6028).

Ideias e não idéias  (um bom corretor de texto auxilia).

Verificar se todos os autores citados no trabalho estão nas referências. Citar apenas os mencionados no trabalho. Seguir rigor nas referências da ABNT. Esta deve ser uma preocupação sua e não de seu orientador. Uma dica: assinale todos os autores e respectivo ano de cada página no rodapé ou antes da primeira linha de cada página da cópia do trabalho. Em seguida confira e assinale cada referência que foi anotada em cada página. Ao final verifique as referências que ainda precisam ser citadas e as que precisam ser conferidas. No caso de nomenclatura e anos corretos. 

Lembra que as contribuições da banca de qualificação devem ser principalmente  para a estrutura e coerência teoria de seu trabalho (conteúdo) e não para erros básicos de metodologia científica ou erros de digitação (forma). 

2- Defina com seu orientador:
a)  o problema da pesquisa, (é a proposição de uma questão que se buscará responder por meio de pesquisa. Em outras palavras, problema é a pergunta que a pesquisa pretende resolver). Podem explicitar isso na introdução, é interessante, opcional ser na forma de pergunta;
b)     o objetivo geral (meta que se pretende atingir com a elaboração da pesquisa, e, em geral, o primeiro e maior objetivo do pesquisador é o de obter uma resposta satisfatória ao seu problema de pesquisa.), com apenas um verbo no infinitivo: contribuir, analisar, descrever, investigar, comparar... Para se cumprir os objetivos gerais é preciso delimitar metas mais específicas dentro do trabalho. São elas que, somadas, conduzirão ao desfecho do objetivo geral.  
c)      a metodologia da pesquisa. Além de definir a metodologia (modalidade, forma de coleta de dados, onde e espaço temporal da pesquisa,) referencie o autor ou autores que fundamentaram teoricamente o método escolhido. Este é um diferencial de seu trabalho e dará credibilidade aos dados coletados e análises.

3- Organizar bem a introdução, pois é a partir da leitura das duas a três primeiras partes do texto é que o leitor vai ser convidado a ler seu trabalho de pesquisa. Alguns cuidados também no resumo e conclusão. Veja sugestão do link: http://metodologiadapesquisa.blogspot.com.br/2013/04/resumo-introducao-e-conclusao.html que estabelece um comparativo entre os aspectos conceituais e formais de cada um destes elementos do artigo científico.
Resumo, introdução e conclusão:

Artigos científicos exigem, além do desenvolvimento do conteúdo (o núcleo duro do trabalho, por assim dizer), componentes tais como o resumo, introdução e conclusão. Ocorre, com relativa frequência, uma confusão entre as finalidades de cada uma dessas partes.
Não é raro, por exemplo, ler conclusões que mais parecem resumos ou, ainda, introduções que já apresentam os resultados, o que deveria vir assinalado brevemente no resumo e mais detalhadamente nas considerações finais do artigo. 

Resumo
Introdução
Conclusão
  • Objetivo
  • Os materiais e métodos utilizados no trabalho
  • Resultados
  • Relevância
  • 5 palavras-chave
  • Forma – texto corrido. Observar o número máximo de palavras permitido

  • Objetivo
  • Delimitar tema
  • Situar o tema na bibliografia (ex: o assunto tem sido tratado por Koler (2008), Silva (2012) e Martins (2009)
  • Justificar o tema
  • Estrutura do artigo: no primeiro capítulo......
  • Fecho do trabalho
  • Apresenta os principais resultados da pesquisa fundamentados em dados
  • Limites da pesquisa
  • Sugestões para pesquisas futuras

4) Sempre é relevante lembrar que no mestrado profissional a ênfase do mestrado profissional em ensino é a atualização curricular e a elaboração de um produto educacional. A dissertação deve expressar o resultado de uma pesquisa aplicada, sendo um relato de experiência e análise da implementação desse produto em sala de aula. O produto educacional pode ser um aplicativo, um texto, um paradidático, um vídeo, um jogo, etc. conforme consta no regulamento do Mestrado, disponível no link: http://www2.unicentro.br/ppgen/files/2014/03/Regulamento_PPGEN_5304ee63693f5.pdf

5) Verifique sites que socializam trabalhos na linha de Mestrados Profissionais já defendidos e publicados por outras Instituição de Ensino Superior (IES) e que contribuem no sentido de serem referenciados, se trouxerem contribuições teóricas para a dissertação que está sendo elaborada ou para servirem de referência em relação a organização geral do trabalho e metodologia adotada para apresentação e discussões do objeto educacional.
Ex: 
1-http://www.ifrj.edu.br/proppi/pos-graduacao/stricto-sensu/mestrado-profissional-ensino-ciencia/dissertacoes     do Mestrado na área de ensino Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.   
2http://ppgect.pg.utfpr.edu.br/site/?page_id=344   do  Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia.


6) A Linguagem Científica deve ser escrita na forma culta da Língua, ou seja, em atendimento às normas ortográficas vigentes, sem gírias ou linguagem coloquial, porém sem ser rebuscada e, muito menos, empolada. A linguagem técnico-científica é, pois, direta e específica, devendo utilizar-se de palavras e expressões reconhecidas no meio científico ao qual o trabalho está relacionado. Resumindo, o texto científico deve ser formal, objetivo/direto, claro, específico, utilizando-se de palavras adequadas, sem erros de ortografia e de concordância. A forma adotada na escrita científica é a impessoal. Palavras eruditas ou de uso incomum devem ser evitadas, uma vez que podem causar interrupção no fluxo normal da leitura. http://www.rc.unesp.br/igce/aplicada/DIDATICOS/M%20RITA/APOSTILA%20-%20REDA%C3%87%C3%83O%20CIENT%C3%8DFICA.pdf
Sugestão: A linguagem científica deve ser despersonalizada, por isso recomenda-se o uso da voz passiva ou da terceira pessoa do singular do impessoal.  http://www2.unemat.br/rhycardo/download/redacao_cientifica.pdf

7) Finalmente menciono que toda dedicação a leituras, fichamentos, diálogo com o orientador e as perdidas e preciosas horas de descanso  são recompensadas com uma qualificação repleta de sugestões e com o aval de seu trabalho que estará bem estruturado e definido. O contrário mais demandar mais....leituras, fichamentos, diálogos com o orientador e ...menos tempo.

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