MESTRADO PROFISSIONAL EM ENSINO E CIÊNCIAS NATURAIS E
MATEMÁTICA/UNICENTRO
DISCIPLINA SEMINÁRIOS II
Profª Drª Ana Lúcia Crisostimo
1- Antes da
qualificação façam uma correção rigorosa do texto em relação a: metodologia
científica, gramática e erros gritantes de digitação. Não deixar para fazer
isso antes de encaminhar o trabalho para a banca. Cuidados específicos podem ser tomados exemplos:
et al
(2008) correto: et al. (2008) ou Santos;
Calor (2007).
Recomenda-se o uso das seguintes normas da ABNT: * Referências - Elaboração (NBR-6023); * Citações em documentos - Apresentação (NBR 10520); * Numeração progressiva das seções de um documento escrito (NBR-6024); * Resumo - Apresentação (NBR 6028).
Ideias e não
idéias (um bom corretor de texto
auxilia).
Verificar se todos
os autores citados no trabalho estão nas referências. Citar apenas os
mencionados no trabalho. Seguir rigor nas referências da ABNT. Esta deve ser
uma preocupação sua e não de seu orientador. Uma dica: assinale todos os autores e respectivo ano de cada página no rodapé ou antes da primeira linha de cada página da cópia do trabalho. Em seguida confira e assinale cada referência que foi anotada em cada página. Ao final verifique as referências que ainda precisam ser citadas e as que precisam ser conferidas. No caso de nomenclatura e anos corretos.
Lembra que
as contribuições da banca de qualificação devem ser principalmente para a estrutura e coerência teoria de seu
trabalho (conteúdo) e não para erros básicos de metodologia científica ou erros de digitação (forma).
2- Defina
com seu orientador:
a) o problema
da pesquisa, (é a proposição de uma
questão que se buscará responder por meio de pesquisa. Em outras palavras,
problema é a pergunta que a pesquisa pretende resolver).
Podem explicitar isso na introdução, é interessante,
opcional ser na forma de pergunta;
b)
o objetivo
geral (meta que se pretende atingir com a
elaboração da pesquisa, e, em geral, o primeiro e maior objetivo do pesquisador
é o de obter uma resposta satisfatória ao seu problema de pesquisa.), com apenas um verbo no infinitivo: contribuir, analisar, descrever, investigar, comparar...
Para se cumprir os objetivos gerais é preciso delimitar metas mais específicas
dentro do trabalho. São elas que, somadas, conduzirão ao desfecho do objetivo
geral.
c)
a
metodologia da pesquisa. Além de definir a metodologia (modalidade, forma de
coleta de dados, onde e espaço temporal da pesquisa,) referencie o autor ou
autores que fundamentaram teoricamente o método escolhido. Este é um
diferencial de seu trabalho e dará credibilidade aos dados coletados e
análises.
3- Organizar bem a introdução, pois é a partir
da leitura das duas a três primeiras partes do texto é que o leitor vai ser
convidado a ler seu trabalho de pesquisa. Alguns cuidados também no resumo e
conclusão. Veja sugestão do link: http://metodologiadapesquisa.blogspot.com.br/2013/04/resumo-introducao-e-conclusao.html
que estabelece um comparativo entre os aspectos
conceituais e formais de cada um destes elementos do artigo científico.
Resumo, introdução e conclusão:
Artigos
científicos exigem, além do desenvolvimento do conteúdo (o núcleo duro do
trabalho, por assim dizer), componentes tais como o resumo, introdução e
conclusão. Ocorre, com relativa frequência, uma confusão entre as finalidades de
cada uma dessas partes.
Não
é raro, por exemplo, ler conclusões que mais parecem resumos ou, ainda,
introduções que já apresentam os resultados, o que deveria vir assinalado
brevemente no resumo e mais detalhadamente nas considerações finais do
artigo.
Resumo
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Introdução
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Conclusão
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|
|
|
4) Sempre é relevante lembrar que no mestrado
profissional a ênfase do mestrado profissional em
ensino é a atualização curricular e a elaboração de um produto educacional. A
dissertação deve expressar o resultado de uma pesquisa aplicada, sendo um
relato de experiência e análise da implementação desse produto em sala de aula.
O produto educacional pode ser um aplicativo, um texto, um paradidático, um
vídeo, um jogo, etc. conforme consta no regulamento do Mestrado, disponível no link:
http://www2.unicentro.br/ppgen/files/2014/03/Regulamento_PPGEN_5304ee63693f5.pdf
5) Verifique sites que socializam trabalhos na linha de Mestrados Profissionais já defendidos e publicados por outras Instituição de Ensino Superior (IES) e que
contribuem no sentido de serem referenciados, se trouxerem contribuições
teóricas para a dissertação que está sendo elaborada ou para servirem de
referência em relação a organização geral do trabalho e metodologia adotada para
apresentação e discussões do objeto educacional.
Ex:
1-http://www.ifrj.edu.br/proppi/pos-graduacao/stricto-sensu/mestrado-profissional-ensino-ciencia/dissertacoes do Mestrado na área de ensino Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.
2- http://ppgect.pg.utfpr.edu.br/site/?page_id=344 do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia.
Ex:
1-http://www.ifrj.edu.br/proppi/pos-graduacao/stricto-sensu/mestrado-profissional-ensino-ciencia/dissertacoes do Mestrado na área de ensino Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia.
2- http://ppgect.pg.utfpr.edu.br/site/?page_id=344 do Programa de Pós-Graduação em Ensino de Ciência e Tecnologia.
6) A Linguagem Científica deve ser escrita na
forma culta da Língua, ou seja, em atendimento às normas ortográficas vigentes,
sem gírias ou linguagem coloquial, porém sem ser rebuscada e, muito menos, empolada.
A linguagem técnico-científica é, pois, direta e específica, devendo
utilizar-se de palavras e expressões reconhecidas no meio científico ao qual o
trabalho está relacionado. Resumindo, o texto científico deve ser formal,
objetivo/direto, claro, específico, utilizando-se de palavras adequadas, sem
erros de ortografia e de concordância. A forma adotada na escrita científica é
a impessoal. Palavras eruditas ou de uso incomum devem ser evitadas, uma vez
que podem causar interrupção no fluxo normal da leitura. http://www.rc.unesp.br/igce/aplicada/DIDATICOS/M%20RITA/APOSTILA%20-%20REDA%C3%87%C3%83O%20CIENT%C3%8DFICA.pdf.
Sugestão: A linguagem científica deve ser despersonalizada, por isso
recomenda-se o uso da voz passiva ou da terceira pessoa do singular do
impessoal. http://www2.unemat.br/rhycardo/download/redacao_cientifica.pdf
7) Finalmente menciono que toda
dedicação a leituras, fichamentos, diálogo com o orientador e as perdidas e
preciosas horas de descanso são
recompensadas com uma qualificação repleta de sugestões e com o aval de seu
trabalho que estará bem estruturado e definido. O contrário mais demandar
mais....leituras, fichamentos, diálogos com o orientador e ...menos tempo.
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