O método científico está presente nos
processos de produção do conhecimento provenientes de investigações na área
educacional. No ensino superior saber analisar, interpretar e redigir com um
rigor científico deve ser inserido na proposta pedagógica de todas as
disciplinas. Geralmente o rigor científico e as regras que norteiam um texto
acadêmico é exigido apenas na elaboração de projetos ou textos escritos
especialmente para eventos, livros ou revistas científicas.
Com o objetivo de subsidiar também
atividades pedagógicas cuja metodologia de ensino seja centrada em uma
pesquisa, na organização de um seminário ou mesmo um simples trabalho de
leitura e síntese de alguns textos sobre um determinado assunto que culminem na
elaboração de um texto científico relacionamos alguns aspectos imprescindíveis
nesta tarefa.
A elaboração de um texto científico
envolve muito mais do que uma simples leitura atenta de um livro ou artigo.
Requer o domínio de algumas normas e conceitos preciosos que facilitam a
redação de um trabalho científico. Mas não basta apenas conhecer o método
científico.
Lembramos que o ato de escrever, seja uma
simples frase ou um longo texto requer um processo cognitivo. Nosso cérebro
acumula informações e em momento de sínteses desencadeamos um processo
criativo. O resultado da criação pode ser algo novo ou algo que reinventamos,
reelaboramos e transformamos em uma obra de arte ou um texto
científico. Neste contexto podemos afirmar que a elaboração de um texto
científico é precedida de um processo criativo que ocorre em nosso intelecto e
que não é privilégio de alguns iluminados. As leituras de autores renomados na
área que pretendemos, nossas anotações e o exercício de escrever sobre algo que
elaboramos a respeito contribui para o momento que nos tornamos autores e não
simples reprodutores de conhecimento.
Outro aspecto que destaco é o fator
motivacional... devemos nos perguntar o que nos motiva... Qual nossos
objetivos? Quero escrever uma dissertação ou uma tese, um trabalho de conclusão
de curso... não importa, todos estes trabalhos precisam ser elaborados seguindo
normas científicas e precisamos saber escrever... queremos nos tornar autores.
Isso implica em horas de dedicação, persistência e até abnegação de algo que
gostamos. Ser autor implica em entender que nosso cérebro não "dá
saltos" milagrosos, ou seja, o processo de produção do conhecimento é
resultado de um trabalho contínuo e desafiador de escrever, apagar... escrever,
corrigir...até que o leitor (nosso interlocutor) compreenda o que queremos
transmitir.
Agora sim. Entendemos a importância da
motivação, conhecemos como nosso cérebro funciona no processo criativo de
elaboração, coletamos informações por meio da leitura de livros e textos que
irão subsidiar meu intelecto na elaboração de um texto científico. Lembrar
sempre que os autores serão citados ou parafraseados para ressaltar, ilustrar
ou até contrapor nossas ideias e nunca para serem plagiados.
Vamos a alguns conselhos úteis que poderão
subsidiar a elaboração de um texto científico:
1- Faça uma análise detalhada de outros artigos ou trabalhos
científicos publicados. Observe como o autor organizou o texto, se atingiu o
objetivo proposto; qual a metodologia de análise empregou, se seguiu adequadamente
as normas da ABNT, quais as expressões de conexão que empregou no
texto (grifar algumas) e coerência textual, entre outras análises
possíveis.
2- Organize
um texto que tenha coerência textual que basicamente consiste na harmonia entre
as palavras, entre as frases, isto é, quando faz sentido ao leitor (seu
interlocutor imaginário) aquilo que você escreveu. Obrigatoriamente tem um
início, meio e fim. Em outras palavras a pessoa que ler seu texto,
independentemente de você, entenderá om o que você quis transmitir, ou seja sua
mensagem.
3- Uma
maneira de facilitar a organização do texto é montar um esquema geral do texto,
partindo sempre do geral para o específico (no caso da fundamentação teórica ou
de um artigo, a introdução, etc.). Passe a escrever seguindo este roteiro e a
partir da primeira versão do texto já elaborado citar ou parafrasear autores
seguindo normas da ABNT.
4- Organize um arquivo impresso ou digital sobre: estrutura
organizacional do artigo (título; introdução; material e métodos, resultado
(discussão e análise); conclusão e referenciais bibliográficos); tabelas de
conectivos e seus significados, expressões de conexão de parágrafos e frases,
alguns artigos bem redigidos na área de interesse e finalmente uma síntese das
novas regras gramaticais da língua portuguesa.
5- Organize
uma lista de palavras e frases indevidamente faladas na linguagem informal e
que nunca deverão compor um texto científico.
6- Crie
um estilo de escrever que prime pela simplicidade de expressão de fazer com que
as pessoas te compreendam. Regra simples da comunicação verbal e textual.
Rebuscar sim, teu leitor ou orientador espera isso, ouse na versão final ou
recorra a suas anotações (expressões de texto).
8- Sempre que for elaborar um trabalho acadêmico, evite usar expressões do dia-a-dia, gírias, vocabulários regionais ou jargões, pois a não se deve utilizar a linguagem que se fala em textos acadêmicos.
8- Sempre que for elaborar um trabalho acadêmico, evite usar expressões do dia-a-dia, gírias, vocabulários regionais ou jargões, pois a não se deve utilizar a linguagem que se fala em textos acadêmicos.
7- Ressaltamos que a organização de textos
difere seu formato no tocante a eventos, revistas e outros, pois seguem normas
específicas, disponíveis nos ambientes virtuais onde estão alojados,
disponíveis a quem vai fazer a submissão.
8- Releia com atenção o que escreveu.
Deixe o texto "descansar", ou melhor seu cérebro “desligar do texto”,
por algum tempo (lembre-se das etapas do processo de criação) e novamente leia
o texto e corrija antes de entregar. Aposto que seu texto pode ser melhorado.
Mais informações sobre metodologia
científica poderão ser disponibilizadas por um mestre orientador ou acessado em
meio digital. Sugiro que você em suas leituras assinale e complemente estas
ferramentas que, com certeza, serão utilizadas na elaboração de um texto que
segue o rigor das normas científicas. A surpresa de seu empenho e
desprendimento será um elogio de seu orientador, seu texto aceito em um evento
científico ou revista científica sem correções.
Documentação publicadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – estão disponíveis online nas bibliotecas universitárias, como exemplo, no site <www.bu.ufsc.br>, ou adquiridas diretamente da ABNT <www.abnt.org.br>.
Documentação publicadas pela Associação Brasileira de Normas Técnicas – estão disponíveis online nas bibliotecas universitárias, como exemplo, no site <www.bu.ufsc.br>, ou adquiridas diretamente da ABNT <www.abnt.org.br>.
Autora: Profª Drª Ana Lúcia Crisostimo
(2015). Professora da Disciplina de Prática de ensino I do Curso de Ciências
Biológicas da Unicentro.
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