segunda-feira, 19 de agosto de 2013

DICAS PARA UMA BOA APRESENTAÇÃO


Segue algumas dicas que poderão te ajudar na hora de preparar a sua apresentação

1. Saiba do que você está falando, estude muito e tenha domínio não só do tema apresentado, mas de todo assunto relacionado.
2. Seja claro, faça com que o espectador saiba facilmente do que você está falando.
3. Apesar de uma introdução ser importante, evite "rodeios" para chegar ao assunto principal.
4. Não transcreva o assunto em parágrafos enormes e depois fique lendo o texto. Use tópicos para lembrar o que você deve falar. O texto é um roteiro e não uma bengala. Não decore, saiba do assunto de explique o que você sabe ao espectador.
5. Aborde os pontos principais, normalmente uma apresentação tem tempo pré-definido, e mesmo que não tenha, ninguém aguenta ficar muito tempo parado ouvindo alguém falar sobre um único assunto.
6. Tome cuidado para não omitir detalhes importantes sobre o assunto.
7. Tome muito cuidado com a "outrografia".
9. Se for usar o retroprojetor e suas transparências, organize-as na ordem em que serão utilizadas.
10. Se for utilizar datashow, tome cuidado com o tamanho das letras, a cor e prefira fundos claros com letras escuras. Indicações no texto devem ser feitas por meio de  canetas laser,  ponteiras ou uma caneta simplesmente, nunca com o dedo). Ao se referir ao material que está sendo projeto fazer indicações na tela. Ex: textos, esquemas ou imagens)
11. Figuras ajudam a prender a atenção do espectador.
12. Fale pausadamente e dê ênfases com a voz em algumas ocasiões.
13. Não fique de costas para a plateia.
14. Use os espaços, ande pelo local da apresentação. Não fique preso(a) ao datashow ou outro recurso audiovisual.
15. Se a apresentação for importante e inadiável, prepare a apresentação em mais de uma forma (data-show e cartaz) e fique preparado para apresentar sem nenhum auxílio.
16. Mantenha a calma e nunca diga que está nervoso (a). Em 99% das vezes é você quem sabe mais sobre o assunto específico sobre o qual está falando.
17. Não diga que não sabe ou que "não pensei nisso", fale que vai buscar a informação ou que ainda não chegou a uma conclusão.
18. Cuidado com as vestimentas, nada de mini-saias, blusas curtas, bonés, calças transparentes. O que deve ser o centro da sua aula é você.
19. Use mais de um recurso áudio-visual. Obrigatoriamente utilize o quadro-de-giz.
20- Confira todo o equipamento antes de iniciar a aula. Se utilizar recurso áudio-visual, apague a luz.
21- Faça a síntese conclusiva. Pode ser um último slaid com uma síntese ressaltando os principais aspectos da apresentação.
E por fim, nunca deixe para estudar e preparar sua apresentação na última hora. O tempo que você destina à busca de informações e à preparação do material tem uma relação direta com a qualidade do trabalho final.
Prof. Ana Lúcia Crisostimo
Departamento de Ciências Biológicas / UNICENTRO.



Um comentário: