segunda-feira, 17 de fevereiro de 2014

Programa da Disciplina de Estágio Supervisionado I da Unicentro- PR/2014

UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO-OESTE, UNICENTRO
Campus Universitário de Guarapuava - CEDETEG
Setor de Ciências Agrárias e Ambientais - SEAA

Departamento de Ciências Biológicas – DEBIO

Curso: Ciências Biológicas Série: 3ª
Disciplina: Estágio Supervisionado em Ciências Biológicas I Turno: M Código: 0888-DEBIO

C/H semanal: 04h/a C/H total: 136h/a

EMENTA
Estágio Supervisionado no Ensino Fundamental (3º e 4º ciclos) com execução e avaliação dos processos e resultados das atividades de ensino.


I OBJETIVOS
1.1 Desenvolver estratégias de ensino que permitam a integração teórico-prática na área de Ciências Biológicas;
1.2 Desenvolver no acadêmico estagiário a capacidade de problematizar e questionar a realidade educacional;
1.3 Capacitar o aluno para o exercício crítico da docência;
1.4 Elaborar projetos de ensino e/ou extensão a serem desenvolvidos em escolas da comunidade local e regional.

II PROGRAMA
2.1 ENSINO DE CIÊNCIAS
2.1.1 Ensino de Ciências no Brasil – Tendências.
2.1.2 Desafios para o Ensino de Ciências.
2.1.3 Ensino de Ciências e alfabetização científica

2.2 O PROFESSOR E O ENSINO CIÊNCIAS
2.2.1 Necessidades formativas do professor de Ciências - conteúdo, metodologia, planejamento e avaliação.
2.2.2 Ciências e didática
2.3 ESTÁGIO SUPERVISIONADO:
2.3.1 Discussão, análise e planejamento de atividades a serem aplicadas no Ensino Fundamental;
2.3.2 Elaboração do cronograma de Estágio;
2.3.3 Elaboração de projetos de extensão;
2.3.4 Orientações às diversas atividades de estágio, nas disciplinas de Ciências;
2.3.5 Estágio na disciplina de Ciências no Ensino Fundamental;
2.3.6 Execução de projetos de ensino e/ou extensão;

III METODOLOGIA DE ENSINO
3.1 Aulas expositivas dialogadas, trabalhos em grupo, seminários.
3.2 Sessões de orientação didático-pedagógica.
3.3 Observações orientadas – Ensino Fundamental..
3.4 Leituras orientadas.
3.5 Orientações para a elaboração de projetos de extensão.

IV FORMAS DE AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua e cumulativa, através de:
4.1 Observação e análise das atividades propostas na disciplina.
4.2 Avaliação do estágio na disciplina de Ciências no Ensino Fundamental.
4.3 Avaliação da atuação em projetos de ensino e/ou extensão na área de Ciências no Ensino Fundamental
4.4 Provas escritas e relatórios.

V BIBLIOGRAFIA
Básica:
ASTOLFI, J-P.; DEVELAY, M. A didática das ciências. São Paulo: Papirus, 1990.
DELIZOICOV, D.; ANGOTTI, J. A; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências: Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez, 2009.
PIMENTA, Selma G.; LIMA, M. S. Estágio e docência. São Paulo: Cortez, 2004.
CARVALHO, A. M. P. Prática de ensino: os estágios na formação do professor. São Paulo: Pioneira, 1985.
______. Formação de professores de Ciências. Coleção questões de nossa época. São Paulo: Cortez, 1993.
______. Ciências no ensino fundamental: o conhecimento físico. Formação de professores de Ciências. São Paulo: SCIPIONE, 1998.
KRASILCHIC, M. O professor e o currículo das ciências - temas básicos de educação e ensino. São Paulo: Epu, 1987.
KRASILCHIC, M. Ensino de ciências e cidadania Cotidiano escolar: ação docente. São Paulo: Moderna, 2007.

Complementar:

BRASIL. Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares nacionais. Terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental. Brasília: MEC/SEF, 1998.
FAZENDA, I.; et al. A prática de ensino e o estágio supervisionado no 1º grau. São Paulo: Papirus, 1991.
FAZENDA, I. C. A . O papel do estágio na formação dos professores. São Paulo: Cortez, 1997.
HENNIG, G. J. Metodologia do ensino de ciências. Porto Alegre: Mercado Aberto, 1986.
KALINKE, M. A. Internet na educação. Curitiba: Chain, 2003.
MORAIS, R. de ( org. ). Sala de aula: que espaço é esse? Campinas: Papirus, 1991.
MOREIRA, A. F. B. (org). Conhecimento educacional e formação do professor. Campinas: Papirus, 1994.
MOREIRA, M. A.; AXT, R. Tópicos em ensino de ciências. Porto Alegre: Sagra, 1991.
MOREIRA, M. A. et al. Aprendizagem significativa: a teoria de David P. Ausubel. São Paulo: Cortez, 1980.
MOREIRA, M. A. Ensino de ciências: implicações de uma perspectiva ausubeliana para a prática docente e para a pesquisa. Revista Ciência e Cultura. Porto Alegre, 38 (12) dez., 1986.
PARANÁ. DIRETRIZES CURRICULARES DE CIÊNCIAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL. GOVERNO DO ESTADO. Secretaria do Estado da Educação. Superintendência da Educação. Curitiba: SEED-Pr. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/arquivos/File/livro_e_
diretrizes/diretrizes/diretrizesciencias72008.pdf. Acesso em: 14 jul. 2012.


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