UNIVERSIDADE
ESTADUAL DO CENTRO-OESTE, UNICENTRO
Campus
Universitário de Guarapuava - CEDETEG
Setor de Ciências Agrárias e Ambientais - SEAA
Departamento de Ciências Biológicas – DEBIO
Curso:
Ciências Biológicas Série: 3ª
Disciplina:
Estágio Supervisionado em Ciências Biológicas I Turno: M Código:
0888-DEBIO
C/H semanal: 04h/a C/H total: 136h/a
EMENTA
Estágio
Supervisionado no Ensino Fundamental (3º e 4º ciclos) com execução
e avaliação dos processos e resultados das atividades de ensino.
I OBJETIVOS
1.1 Desenvolver estratégias de ensino que permitam
a integração teórico-prática na área de Ciências Biológicas;
1.2
Desenvolver no acadêmico estagiário a capacidade de problematizar e
questionar a realidade educacional;
1.3 Capacitar o aluno para o exercício crítico da
docência;
1.4 Elaborar projetos de ensino e/ou extensão a
serem desenvolvidos em escolas da comunidade local e regional.
II PROGRAMA
2.1 ENSINO DE CIÊNCIAS
2.1.1 Ensino de Ciências no Brasil –
Tendências.
2.1.2 Desafios para o Ensino de Ciências.
2.1.3 Ensino de Ciências e alfabetização
científica
2.2 O PROFESSOR E O ENSINO CIÊNCIAS
2.2.1 Necessidades formativas do professor
de Ciências - conteúdo, metodologia, planejamento e avaliação.
2.2.2 Ciências e didática
2.3 ESTÁGIO SUPERVISIONADO:
2.3.1 Discussão, análise e planejamento de
atividades a serem aplicadas no Ensino Fundamental;
2.3.2 Elaboração do cronograma de Estágio;
2.3.3 Elaboração de projetos de extensão;
2.3.4 Orientações às diversas atividades de
estágio, nas disciplinas de Ciências;
2.3.5 Estágio na disciplina de Ciências no
Ensino Fundamental;
2.3.6 Execução de projetos de ensino e/ou
extensão;
III METODOLOGIA DE ENSINO
3.1 Aulas expositivas dialogadas, trabalhos em
grupo, seminários.
3.2 Sessões de orientação didático-pedagógica.
3.3 Observações orientadas – Ensino
Fundamental..
3.4 Leituras orientadas.
3.5 Orientações para a elaboração de projetos
de extensão.
IV
FORMAS DE AVALIAÇÃO
A avaliação será contínua e cumulativa,
através de:
4.1 Observação e análise das atividades
propostas na disciplina.
4.2 Avaliação do estágio na disciplina de
Ciências no Ensino Fundamental.
4.3 Avaliação da atuação em projetos de ensino
e/ou extensão na área de Ciências no Ensino Fundamental
4.4 Provas escritas e relatórios.
V BIBLIOGRAFIA
Básica:
ASTOLFI,
J-P.; DEVELAY, M. A didática das ciências. São Paulo:
Papirus, 1990.
DELIZOICOV,
D.; ANGOTTI, J. A; PERNAMBUCO, M. M. Ensino de Ciências:
Fundamentos e Métodos. São Paulo: Cortez,
2009.
PIMENTA,
Selma G.; LIMA, M. S. Estágio e docência. São Paulo:
Cortez, 2004.
CARVALHO, A. M. P. Prática de ensino: os
estágios na formação do professor. São Paulo: Pioneira, 1985.
______.
Formação de professores de Ciências. Coleção questões de
nossa época. São Paulo: Cortez, 1993.
______.
Ciências no ensino fundamental: o conhecimento físico.
Formação de professores de Ciências. São Paulo: SCIPIONE,
1998.
KRASILCHIC,
M. O professor e o currículo das ciências - temas básicos
de educação e ensino. São Paulo: Epu, 1987.
KRASILCHIC,
M. Ensino de ciências e cidadania – Cotidiano escolar: ação
docente. São Paulo: Moderna, 2007.
Complementar:
BRASIL.
Secretaria de Educação Fundamental. Parâmetros curriculares
nacionais. Terceiro e quarto ciclos do ensino fundamental.
Brasília: MEC/SEF, 1998.
FAZENDA,
I.; et al. A prática de ensino e o estágio
supervisionado no 1º grau. São Paulo: Papirus, 1991.
FAZENDA, I. C. A . O papel do estágio na formação dos
professores. São Paulo: Cortez, 1997.
HENNIG, G.
J. Metodologia do ensino de ciências. Porto Alegre: Mercado
Aberto, 1986.
KALINKE, M. A. Internet na educação. Curitiba:
Chain, 2003.
MORAIS, R.
de ( org. ). Sala de aula: que espaço é esse? Campinas:
Papirus, 1991.
MOREIRA, A. F. B. (org). Conhecimento educacional e
formação do professor. Campinas: Papirus, 1994.
MOREIRA, M. A.; AXT, R. Tópicos em ensino de
ciências. Porto Alegre: Sagra, 1991.
MOREIRA, M. A. et al. Aprendizagem
significativa: a teoria de David P. Ausubel. São Paulo: Cortez,
1980.
MOREIRA, M.
A. Ensino de ciências: implicações de uma perspectiva
ausubeliana para a prática docente e para a pesquisa. Revista
Ciência e Cultura. Porto Alegre, 38 (12) dez., 1986.
PARANÁ.
DIRETRIZES CURRICULARES DE CIÊNCIAS PARA O ENSINO FUNDAMENTAL.
GOVERNO DO ESTADO. Secretaria do Estado da Educação.
Superintendência
da Educação.
Curitiba: SEED-Pr. Disponível em:
http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/diaadia/diadia/arquivos/File/livro_e_
diretrizes/diretrizes/diretrizesciencias72008.pdf.
Acesso em: 14 jul. 2012.
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