domingo, 19 de outubro de 2014

MÉTODO CIENTÍFICO NA ÁREA EDUCACIONAL

  
                                                                                        Profª Drª Ana Lúcia Crisostimo (2014)
Docente do Curso de Ciências Biológicas da Unicentro.



O método científico está presente nos processos de produção do conhecimento provenientes de investigações na área educacional. No ensino superior saber analisar, interpretar e redigir com um rigor científico deve ser inserido na proposta pedagógica de todas as disciplinas. Geralmente o rigor científico e as regras que norteiam um texto acadêmico é exigido apenas na elaboração de projetos ou textos escritos especialmente para eventos, livros ou revistas científicas.
Com o objetivo de subsidiar também atividades pedagógicas cuja metodologia de ensino seja centrada em uma pesquisa, na organização de um seminário ou mesmo um simples trabalho de leitura e síntese de alguns textos sobre um determinado assunto que culminem na elaboração de um texto científico relacionamos alguns aspectos imprescindíveis nesta tarefa.
A elaboração de um texto científico envolve muito mais do que uma simples leitura atenta de um livro ou artigo. Requer o domínio de algumas normas e conceitos preciosos que facilitam a redação de um trabalho científico. Mas não basta apenas conhecer o método científico.  
Lembramos que o ato de escrever, seja uma simples frase ou um longo texto requer um processo cognitivo. Nosso cérebro acumula informações e em momento de sínteses desencadeamos um processo criativo. O resultado da criação pode ser algo novo ou algo que reinventamos, reelaboramos e transformamos em uma obra de arte ou um texto científico. Neste contexto podemos afirmar que a elaboração de um texto científico é precedida de um processo criativo que ocorre em nosso intelecto e que não é privilégio de alguns iluminados. As leituras de autores renomados na área que pretendemos, nossas anotações e o exercício de escrever sobre algo que elaboramos a respeito contribui para o momento que nos tornamos autores e não simples reprodutores de conhecimento.
Outro aspecto que destaco é o fator motivacional... devemos nos perguntar o que nos motiva... Qual nossos objetivos? Quero escrever uma dissertação ou uma tese, um trabalho de conclusão de curso... não importa, todos estes trabalhos precisam ser elaborados seguindo normas científicas e precisamos saber escrever... queremos nos tornar autores. Isso implica em horas de dedicação, persistência e até abnegação de algo que gostamos. Ser autor implica em entender que nosso cérebro não "dá saltos" milagrosos, ou seja, o processo de produção do conhecimento é resultado de um trabalho contínuo e desafiador de escrever, apagar... escrever, corrigir...até que o leitor (nosso interlocutor) compreenda o que queremos transmitir.    
Agora sim. Entendemos a importância da motivação, conhecemos como nosso cérebro funciona no processo criativo de elaboração, coletamos informações por meio da leitura de livros e textos que irão subsidiar meu intelecto na elaboração de um texto científico. Lembrar sempre que os autores serão citados ou parafraseados para ressaltar, ilustrar ou até contrapor nossas ideias e nunca para serem plagiados.
Vamos a alguns conselhos úteis que poderão subsidiar a elaboração de um texto científico:

1-      Faça uma análise detalhada de outros artigos ou trabalhos científicos publicados. Observe como o autor organizou o texto, se atingiu o objetivo proposto; qual a metodologia de análise empregou, se seguiu adequadamente as normas da ABNT, quais as expressões de conexão que empregou no texto (grifar algumas) e coerência textual, entre outras análises possíveis. 
2-  Organize um texto que tenha coerência textual que basicamente consiste na harmonia entre as palavras, entre as frases, isto é, quando faz sentido ao leitor (seu interlocutor imaginário) aquilo que você escreveu. Obrigatoriamente tem um início, meio e fim. Em outras palavras a pessoa que ler seu texto, independentemente de você, entenderá om o que você quis transmitir, ou seja sua mensagem.
3-  Uma maneira de facilitar a organização do texto é montar um esquema geral do texto, partindo sempre do geral para o específico (no caso da fundamentação teórica ou de um artigo, a introdução, etc.). Passe a escrever seguindo este roteiro e a partir da primeira versão do texto já elaborado citar ou parafrasear autores seguindo normas da ABNT. 
4-    Organize um arquivo impresso ou digital sobre: estrutura organizacional do artigo (título; introdução; material e métodos, resultado (discussão e análise); conclusão e referenciais bibliográficos); tabelas de conectivos e seus significados, expressões de conexão de parágrafos e frases, alguns artigos bem redigidos na área de interesse e finalmente uma síntese das novas regras gramaticais da língua portuguesa.
5-    Organize uma lista de palavras e frases indevidamente faladas na linguagem informal e que nunca deverão compor um texto científico.
6-  Crie um estilo de escrever que prime pela simplicidade de expressão de fazer com que as pessoas te compreendam. Regra simples da comunicação verbal e textual. Rebuscar sim, teu leitor ou orientador espera isso, ouse na versão final ou recorra a suas anotações (expressões de texto).
7- Ressaltamos que a organização de textos difere seu formato no tocante a eventos, revistas e outros, pois seguem normas específicas, disponíveis nos ambientes virtuais onde estão alojados, disponíveis a quem vai fazer a submissão.
8- Releia com atenção o que escreveu. Deixe o texto "descansar", ou melhor seu cérebro “desligar do texto”, por algum tempo (lembre-se das etapas do processo de criação) e novamente leia o texto e corrija antes de entregar. Aposto que seu texto pode ser melhorado.

Mais informações sobre metodologia científica poderão ser fornecidas por um mestre orientador ou acessado em meio digital. Sugiro que você em suas leituras assinale e complemente estas ferramentas que, com certeza, serão utilizadas na elaboração de um texto que segue o rigor das normas científicas. A surpresa de seu empenho e desprendimento será um elogio de seu orientador, seu texto aceito em um evento científico ou revista científica sem correções.     





Autora: Profª Drª Ana Lúcia Crisostimo (2014). Professora da Disciplina de Prática de ensino I do Curso de Ciências Biológicas da Unicentro.

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