Profª
Drª Ana Lúcia Crisostimo (2014)
Docente
do Curso de Ciências Biológicas da Unicentro.
O método científico está
presente nos processos de produção do conhecimento provenientes de
investigações na área educacional. No ensino superior saber analisar,
interpretar e redigir com um rigor científico deve ser inserido na proposta
pedagógica de todas as disciplinas. Geralmente o rigor científico e as regras
que norteiam um texto acadêmico é exigido apenas na elaboração de projetos ou
textos escritos especialmente para eventos, livros ou revistas científicas.
Com o objetivo de subsidiar também
atividades pedagógicas cuja metodologia de ensino seja centrada em uma
pesquisa, na organização de um seminário ou mesmo um simples trabalho de
leitura e síntese de alguns textos sobre um determinado assunto que culminem na
elaboração de um texto científico relacionamos alguns aspectos imprescindíveis
nesta tarefa.
A elaboração de um texto
científico envolve muito mais do que uma simples leitura atenta de um livro ou
artigo. Requer o domínio de algumas normas e conceitos preciosos que facilitam
a redação de um trabalho científico. Mas não basta apenas conhecer o método
científico.
Lembramos que o ato de
escrever, seja uma simples frase ou um longo texto requer um processo
cognitivo. Nosso cérebro acumula informações e em momento de sínteses
desencadeamos um processo criativo. O resultado da criação pode ser algo novo
ou algo que reinventamos, reelaboramos e transformamos em uma obra de arte ou
um texto científico. Neste contexto
podemos afirmar que a elaboração de um texto científico é precedida de um
processo criativo que ocorre em nosso intelecto e que não é privilégio de
alguns iluminados. As leituras de autores renomados na área que pretendemos,
nossas anotações e o exercício de escrever sobre algo que elaboramos a respeito
contribui para o momento que nos tornamos autores e não simples reprodutores de
conhecimento.
Outro aspecto que destaco é o
fator motivacional... devemos nos perguntar o que nos motiva... Qual nossos
objetivos? Quero escrever uma dissertação ou uma tese, um trabalho de conclusão
de curso... não importa, todos estes trabalhos precisam ser elaborados seguindo
normas científicas e precisamos saber escrever... queremos nos tornar autores.
Isso implica em horas de dedicação, persistência e até abnegação de algo que
gostamos. Ser autor implica em entender que nosso cérebro não "dá
saltos" milagrosos, ou seja, o processo de produção do conhecimento é
resultado de um trabalho contínuo e desafiador de escrever, apagar... escrever,
corrigir...até que o leitor (nosso interlocutor) compreenda o que queremos
transmitir.
Agora sim. Entendemos a importância da motivação,
conhecemos como nosso cérebro funciona no processo criativo de elaboração,
coletamos informações por meio da leitura de livros e textos que irão subsidiar
meu intelecto na elaboração de um texto científico. Lembrar sempre que os
autores serão citados ou parafraseados para ressaltar, ilustrar ou até
contrapor nossas ideias e nunca para serem plagiados.
Vamos a alguns conselhos úteis que poderão subsidiar a
elaboração de um texto científico:
1- Faça uma análise detalhada de outros artigos ou trabalhos
científicos publicados. Observe como o autor organizou o texto, se atingiu o
objetivo proposto; qual a metodologia de análise empregou, se seguiu adequadamente
as normas da ABNT, quais as expressões de conexão que empregou no texto (grifar algumas) e coerência textual, entre outras
análises possíveis.
2- Organize um texto que tenha
coerência textual que basicamente consiste na harmonia entre as palavras, entre
as frases, isto é, quando faz sentido ao leitor (seu interlocutor imaginário)
aquilo que você escreveu. Obrigatoriamente tem um início, meio e fim. Em outras
palavras a pessoa que ler seu texto, independentemente de você, entenderá om o
que você quis transmitir, ou seja sua mensagem.
3- Uma maneira de facilitar a
organização do texto é montar um esquema geral do texto, partindo sempre do
geral para o específico (no caso da fundamentação teórica ou de um artigo, a
introdução, etc.). Passe a escrever seguindo este roteiro e a partir da
primeira versão do texto já elaborado citar ou parafrasear autores seguindo
normas da ABNT.
4-
Organize
um arquivo impresso ou digital sobre: estrutura organizacional do artigo
(título; introdução; material e métodos, resultado (discussão e análise);
conclusão e referenciais bibliográficos); tabelas de conectivos e seus
significados, expressões de conexão de parágrafos e frases, alguns artigos bem
redigidos na área de interesse e finalmente uma síntese das novas regras
gramaticais da língua portuguesa.
5- Organize uma lista de palavras e frases indevidamente faladas na
linguagem informal e que nunca deverão compor um texto científico.
6- Crie um estilo de escrever que prime pela simplicidade de
expressão de fazer com que as pessoas te compreendam. Regra simples da
comunicação verbal e textual. Rebuscar sim, teu leitor ou orientador espera
isso, ouse na versão final ou recorra a suas anotações (expressões de texto).
7- Ressaltamos que a organização de textos difere seu
formato no tocante a eventos, revistas e outros, pois seguem normas específicas,
disponíveis nos ambientes virtuais onde estão alojados, disponíveis a quem vai
fazer a submissão.
8- Releia com atenção o que
escreveu. Deixe o texto "descansar", ou melhor seu cérebro “desligar
do texto”, por algum tempo (lembre-se das etapas do processo de criação) e
novamente leia o texto e corrija antes de entregar. Aposto que seu texto pode
ser melhorado.
Mais informações sobre metodologia científica poderão ser
fornecidas por um mestre orientador ou acessado em meio digital. Sugiro que
você em suas leituras assinale e complemente estas ferramentas que, com
certeza, serão utilizadas na elaboração de um texto que segue o rigor das
normas científicas. A surpresa de seu empenho e desprendimento será um elogio
de seu orientador, seu texto aceito em um evento científico ou revista
científica sem correções.
Autora: Profª Drª Ana Lúcia
Crisostimo (2014). Professora da Disciplina de Prática de ensino I do Curso de
Ciências Biológicas da Unicentro.
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