sábado, 25 de outubro de 2014

O USO DO BLOG COMO FERRAMENTA DE ENSINO-APRENDIZAGEM

           O blog é uma das diversas tecnologias da comunicação e informação que são disponibilizadas na web. A aplicabilidade da ferramenta em contexto educacional terá êxito se houver uma capacitação adequada dos professores, onde o aluno é co-autor de seu processo de aprendizagem e o professor um mediador dos conhecimentos adquiridos pelos alunos. Espaço de possibilidades oferecido pelo uso dos blogs na Educação utilizando como recurso o próprio blog.
        O blog temático será para apoiar os professores dando dicas para leitura , como postar atividades no ambiente, divulgação de trabalhos.
        A primeira ideia é que o blog seja uma possibilidade de aprendizagem colaborativa dentro e fora dos muros da escola, sendo administrado de forma também colaborativa entre professores e entre professores mediadores do trabalho dos alunos representantes de turma, sendo que estes serão a via de acesso para as publicações dos demais colaboradores. 
        Relevante trabalhar o conceito de responsabilidade em rede sobre a pesquisa, a produção da informação e do conhecimento até a sua publicação, independente da mídia escolhida, texto, hipertexto, imagem móvel ou fixa, sons, músicas, Podcasts, filmes ou documentários, links...
        Tudo dependerá da disponibilidade e interesse dos professores em agregarem as potencialidades do blog como uma ferramenta valiosa no processo de aprendizagem de seus alunos. Considerar ainda  a motivação dos alunos para instigarem os professores para disponibilizarem a eles o uso deste recurso.

            Considerações que precisam ser levadas em conta antes de os alunos iniciarem a criação e o desenvolvimento de seu próprio blog.
·                     Conversar com o aluno sobre as responsabilidades inerentes à publicação na Internet.
·                  Ser leitor de blogs e, assim, aprender indiretamente novas técnicas para melhorar o já existente.
·           Os blogs fazem parte do ecossistema completo que é a Internet, isto é, não são as únicas ferramentas existentes para favorecer o modelo construtivista.”

Subsídios  teórico-práticos no uso do blog como ferramenta de ensino/recurso didático

            Na construção coletiva do conhecimento através de um projeto de blog coletivo se faz necessário um planejamento simplificado dos itens fundamentais na concepção da ideia, devendo dispor de:

            Textos informativos; enquetes (abordando situações problemas); lista de links temáticos; slides com imagens reflexivas; Vídeos (com sons); álbuns (memória fotográfica das atividades realizadas pela comunidade); para despertar nos seus usuários o desejo de ler, analisar, refletir e interferir nas informações ‘postadas’ a fim de que haja troca de saberes entre os envolvidos com o projeto.

            Caso algum membro da comunidade tenha pouco ou nenhum conhecimento técnico sobre a construção de blogs é imprescindível à capacitação tecnológica sobre o uso dessa ferramenta para que ‘todos’ os envolvidos estejam ‘estimulados’ a participar efetivamente desta construção.

           
Exemplos da funcionabilidade dos Blogs:

·         Aproximar professores e alunos.
·         Os estudantes tendem a se identificar com o professor blogueiro. Se o aluno cria um blog, os professores têm um espaço a mais para orientar o aluno;
·         Permitir maior reflexão sobre o conteúdo
Quando o professor blogueiro expõe sua opinião, está sujeito a críticas e elogios. Com isso, reflete sobre seu trabalho e faz os alunos pensar mais sobre o tema proposto
·         Manter o professor atualizado
O professor blogueiro busca em outros sites e blogs informações para compartilhar com os alunos. Isso o coloca em permanente reciclagem
·         Estimular Maior exploração e aproveitamento do laboratório de informática da escola.
·         Criar uma atividade fora do horário de aula
O estudo não fica restrito aos 45 minutos de sala de aula. Com o blog, o professor instiga os alunos a estudar mais. Eles buscam no blog desafios, exercícios e gabaritos
·         Trazer experiências de fora da escola
O blog abre as atividades da escola para pessoas de outros colégios, cidades e até países colaborarem. Isso amplia a visão de mundo da turma
·         Divulgar o trabalho do aluno e do professor
As produções do aluno ou do professor podem ser vistas, comentadas e conhecidas por qualquer internauta do mundo. Isso é um incentivo para alunos e professores se dedicarem
·         Permitir o acompanhamento
Com os blogs, os pais podem monitorar as atividades escolares dos filhos. E também ter acesso ao que o professor está ensinando. Isso não é possível com as aulas
·         Ensinar linguagem digital
Ao montar blogs, alunos e professores passam por um processo de "alfabetização digital". Aprendem a fazer downloads e outros recursos para navegar com facilidade
·         Aproximar o professor do universo do aluno, para que possa auxiliar em sua comunicação e troca de conhecimentos

 Fonte: http://profeanelise.blogspot.com/2008/08/importncia-dos-blogs-na-escola.html
 


Nenhum comentário:

Postar um comentário