O blog é uma das diversas tecnologias da comunicação
e informação que são disponibilizadas na web. A aplicabilidade da ferramenta em
contexto educacional terá êxito se houver uma capacitação adequada dos
professores, onde o aluno é co-autor de seu processo de aprendizagem e o
professor um mediador dos conhecimentos adquiridos pelos alunos. Espaço de
possibilidades oferecido pelo uso dos blogs na Educação utilizando como recurso
o próprio blog.
O blog temático será para apoiar os
professores dando dicas para leitura , como postar atividades no ambiente,
divulgação de trabalhos.
A primeira ideia é que o blog seja
uma possibilidade de aprendizagem colaborativa dentro e fora dos muros da
escola, sendo administrado de forma também colaborativa entre professores e
entre professores mediadores do trabalho dos alunos representantes de turma,
sendo que estes serão a via de acesso para as publicações dos demais
colaboradores.
Relevante trabalhar o conceito de
responsabilidade em rede sobre a pesquisa, a produção da informação e do
conhecimento até a sua publicação, independente da mídia escolhida, texto,
hipertexto, imagem móvel ou fixa, sons, músicas, Podcasts, filmes ou
documentários, links...
Tudo dependerá da disponibilidade e interesse
dos professores em agregarem as potencialidades do blog como uma ferramenta
valiosa no processo de aprendizagem de seus alunos. Considerar ainda a motivação dos alunos para instigarem os
professores para disponibilizarem a eles o uso deste recurso.
Considerações que precisam ser
levadas em conta antes de os alunos iniciarem a criação e o desenvolvimento de
seu próprio blog.
·
Conversar com o aluno sobre as
responsabilidades inerentes à publicação na Internet.
· Ser leitor de blogs e, assim, aprender
indiretamente novas técnicas para melhorar o já existente.
· Os blogs fazem parte do ecossistema completo
que é a Internet, isto é, não são as únicas ferramentas existentes para
favorecer o modelo construtivista.”
Subsídios teórico-práticos no uso do blog como
ferramenta de ensino/recurso didático
Na
construção coletiva do conhecimento através de um projeto de blog coletivo se
faz necessário um planejamento simplificado dos itens fundamentais na concepção
da ideia, devendo dispor de:
Textos informativos; enquetes (abordando situações problemas); lista de links temáticos; slides com imagens reflexivas; Vídeos (com sons); álbuns (memória fotográfica das atividades realizadas pela comunidade); para despertar nos seus usuários o desejo de ler, analisar, refletir e interferir nas informações ‘postadas’ a fim de que haja troca de saberes entre os envolvidos com o projeto.
Caso algum membro da comunidade tenha pouco ou nenhum conhecimento técnico sobre a construção de blogs é imprescindível à capacitação tecnológica sobre o uso dessa ferramenta para que ‘todos’ os envolvidos estejam ‘estimulados’ a participar efetivamente desta construção.
Textos informativos; enquetes (abordando situações problemas); lista de links temáticos; slides com imagens reflexivas; Vídeos (com sons); álbuns (memória fotográfica das atividades realizadas pela comunidade); para despertar nos seus usuários o desejo de ler, analisar, refletir e interferir nas informações ‘postadas’ a fim de que haja troca de saberes entre os envolvidos com o projeto.
Caso algum membro da comunidade tenha pouco ou nenhum conhecimento técnico sobre a construção de blogs é imprescindível à capacitação tecnológica sobre o uso dessa ferramenta para que ‘todos’ os envolvidos estejam ‘estimulados’ a participar efetivamente desta construção.
Exemplos da funcionabilidade dos Blogs:
·
Aproximar
professores e alunos.
·
Os estudantes tendem a se identificar com o
professor blogueiro. Se o aluno cria um blog, os professores têm um espaço a
mais para orientar o aluno;
·
Permitir maior
reflexão sobre o conteúdo
Quando o professor blogueiro expõe sua opinião, está sujeito a críticas e elogios. Com isso, reflete sobre seu trabalho e faz os alunos pensar mais sobre o tema proposto
Quando o professor blogueiro expõe sua opinião, está sujeito a críticas e elogios. Com isso, reflete sobre seu trabalho e faz os alunos pensar mais sobre o tema proposto
·
Manter o professor
atualizado
O professor blogueiro busca em outros sites e blogs informações para compartilhar com os alunos. Isso o coloca em permanente reciclagem
O professor blogueiro busca em outros sites e blogs informações para compartilhar com os alunos. Isso o coloca em permanente reciclagem
·
Estimular Maior
exploração e aproveitamento do laboratório de informática da escola.
·
Criar uma atividade
fora do horário de aula
O estudo não fica restrito aos 45 minutos de sala de aula. Com o blog, o professor instiga os alunos a estudar mais. Eles buscam no blog desafios, exercícios e gabaritos
O estudo não fica restrito aos 45 minutos de sala de aula. Com o blog, o professor instiga os alunos a estudar mais. Eles buscam no blog desafios, exercícios e gabaritos
·
Trazer experiências
de fora da escola
O blog abre as atividades da escola para pessoas de outros colégios, cidades e até países colaborarem. Isso amplia a visão de mundo da turma
O blog abre as atividades da escola para pessoas de outros colégios, cidades e até países colaborarem. Isso amplia a visão de mundo da turma
·
Divulgar o trabalho
do aluno e do professor
As produções do aluno ou do professor podem ser vistas, comentadas e conhecidas por qualquer internauta do mundo. Isso é um incentivo para alunos e professores se dedicarem
As produções do aluno ou do professor podem ser vistas, comentadas e conhecidas por qualquer internauta do mundo. Isso é um incentivo para alunos e professores se dedicarem
·
Permitir o
acompanhamento
Com os blogs, os pais podem monitorar as atividades escolares dos filhos. E também ter acesso ao que o professor está ensinando. Isso não é possível com as aulas
Com os blogs, os pais podem monitorar as atividades escolares dos filhos. E também ter acesso ao que o professor está ensinando. Isso não é possível com as aulas
·
Ensinar linguagem
digital
Ao montar blogs, alunos e professores passam por um processo de "alfabetização digital". Aprendem a fazer downloads e outros recursos para navegar com facilidade
Ao montar blogs, alunos e professores passam por um processo de "alfabetização digital". Aprendem a fazer downloads e outros recursos para navegar com facilidade
·
Aproximar o
professor do universo do aluno, para que possa auxiliar em sua comunicação e
troca de conhecimentos
Fonte:
http://profeanelise.blogspot.com/2008/08/importncia-dos-blogs-na-escola.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário