1- SUGESTÕES AULA DIDÁTICA CONCURSO (CONFERÊNCIA DIDÁTICA)....
3- MODELO PLANO DE AULA
4- FATORES QUE INTERFEREM NA CONSTRUÇÃO DE UM BOM CURRÍCULO ACADÊMICO
SUGESTÕES
AULA DIDÁTICA CONCURSO (CONFERÊNCIA DIDÁTICA)....
1. Analise minuciosamente o
edital, nele constam informações importantes sobre documentação e orientações
para realização da prova didática. Analise com carinho os formulários que serão
utilizados pela banca para avaliação de seu desempenho.
Critérios passíveis de observação
pela banca: planejamento e condução didática da aula: pressupostos teóricos da
abordagem do tema, relação conteúdo-método-objetivos; relação teórico-prática
na abordagem do tema; comunicação, outros conteúdos pertinentes à especificação
da aula.
2. Entregue o plano de aula,
obrigatoriamente no início da aula para a banca acompanhar sua apresentação.
Neste consta objetivo da aula, entre outras informações importantes para a
banca.
3- Inicie sua aula com uma
apresentação pessoal....Cumprimento formal (Bom dia/ Boa Tarde ou Boa Noite),
identificação pessoal (nome) e o objetivo geral da aula que vai ministrar. O
nome do ponto sorteado sugiro que você escreva na parte de cima do quadro-de-giz
(primeiro terço do lado esquerdo).
4- Lembre que você terá de 40 a
50 minutos de arguição. Menos que isso você perde pontos ou ser reprovado.
4.1- Seja claro. Faça com que o
espectador saiba do que você está falando. Estude muito e tenha domínio não só
do tema apresentado, mas de todo assunto relacionado;
5. Na apresentação contextualize
o tema e a delimitação do mesmo. Apesar
de uma introdução ser importante, evite "rodeios" para chegar ao
assunto principal;
6. Caso utilize slides em sua
apresentação não transcreva o assunto em parágrafos enormes e depois fique
lendo o texto. Use tópicos para lembrar o que você deve falar. O texto é um
roteiro e não uma bengala. Não decore, saiba do assunto de explique o que você
sabe ao espectador. Isto denuncia sua insegurança e falta de domínio conteúdo;
7. Aborde os pontos principais,
mas não deixe de exemplificar ou de fazer analogias;
8. Tome cuidado para não omitir
detalhes importantes sobre o assunto ou cometer erros de ortografia nos slides
ou no quadro-de-giz.
9. Se for utilizar o projetor
multimídia, tome cuidado com o tamanho das letras e a cor, prefira fundos
claros com letras escuras;
10. Figuras ajudam a prender a
atenção do espectador, explore-as durante sua apresentação. Se tiver facilidade
desenhe (caso o tema permita). Se achar pertinente referencie alguns autores
durante sua exposição oral do tema.
11. Fale pausadamente e dê ênfase
com a voz em algumas ocasiões;
12. Não fique de costas muito
tempo, ao escrever no quadro de giz, para a banca ou fazendo leituras demoradas
na tela do projetor multimídia, esquecendo da banca. Indique com um ponteiro ou caneta na tela e
não fique lendo a tela do computador.
13. Use os espaços, ande pelo
local da apresentação. Não fique preso (a) ao projetor multimídia ou outro
recurso audiovisual.
14. Se a apresentação for
importante e inadiável, prepare a apresentação em mais de uma forma (projetor
multimídia e adaptável a outra forma de recurso) e fique preparado para
apresentar sem nenhum auxílio (uma hipótese remota é a falta de energia
elétrica); O que deve ser o centro da sua aula é você;
15. Mantenha a calma e nunca diga
que está nervoso (a). Ter segurança em relação ao domínio do conteúdo é muito
importante. A banca percebe possíveis "enrolações";
16. Cuidado com o vestuário, nada
de minissaias, blusas curtas, bonés, roupas transparentes. Lembre-se: o que
deve ser o centro da sua aula é você. Pense que esta é a sua entrevista de
emprego, um pouco de formalidade não é excesso. Conte sempre com avaliações
subjetivas da banca (afinal as pessoas da banca não convivem com você);
17. Use mais de um recurso
audiovisual. Obrigatoriamente utilize adequadamente o quadro-de-giz. Por
exemplo, coloque o nome do ponto sorteado do lado esquerdo do quadro,
acrescente, por exemplo, nos últimos cinco minutos de sua aula faça um esquema
no quadro sintetizando os principais tópicos trabalhados em aula. Aproveite e
faça a síntese final ou "síntese integradora". Poderá fazer isso
também no último slaid de sua apresentação. Didaticamente somará pontos.
18- Confira todo o equipamento
antes de iniciar a aula. Se utilizar recurso audiovisual, se for o caso, apague
a luz. Em algumas instituições de ensino superior é você que terá que levar
projetor multimídia.
19- Faça a síntese conclusiva ou
resumo dos principais tópicos tratados (você pode montar um último slaid com um
esquema resumo);
20- Não faça perguntas para a
banca. Lembre-se aula de concurso é uma conferência didática...só você fala.
21- Não se importe se alguém da
banca não estiver olhando para você...é normal preencher alguma ficha, fazer
anotações sobre sua aula ou até se dispersar uns momentos. A tua aula pode ser
a décima apresentação do mesmo tema....Não perca o ritmo da apresentação por
isso.
22- Treine a
apresentação....lembra...ela deve ter entre 40 e 50 min... ou um tempo
pré-determinado;
23- Cuidado com a elaboração do
Plano de aula. Nele você expressa o objetivo geral (apenas um e acrescente
alguns objetivos específicos, se for o caso) de sua aula, os tópicos que irá
abordar e os recursos didáticos que utilizará durante sua apresentação. Este
aspecto pode ser um dos critérios de avaliação da banca. A delimitação e
aprofundamento do conteúdo a ser tratado na aula, trema sorteado, deve ser
dosado pensando em uma aula de 50 minutos. Contudo há de se considerar que é
uma aula em nível de graduação e não ensino médio. Se for concurso para
lecionar na educação básica considere a mesma ponderação.
24-Independente da extensão do
tema você deve atentar para o fato de ser uma aula a ser ministrada no ensino
superior. Isto requer um planejamento e até uma delimitação do tema com a
devida justificativa para a banca. Esta justificativa deve ser sutil durante a
etapa da introdução da aula, onde você apresenta e delimita o conteúdo que irá
abordar.
Exemplo: Quando temos um tema amplo a ser abordado em uma aula de concurso que tem tempo total de 30 min, é possível optar pelo aprofundamento de um conteúdo específico que compõe o assunto como um todo, lembrando que é uma aula para ensino superior ou ensino técnico. Para fazer isso: fazer a apresentação pessoal super rápida, apresentar o objetivo geral da aula e uma breve introdução com apontamentos breves do que já foi tratado anteriormente (em uma já trabalhada) em 5min e dedicar (no caso da aula de 30 min os outros 20 min para abordar no quadro de giz e nos slaids o conteúdo mais aprofundado, deixa no final uma referência breve que o tema tem continuidade. Nos 5 min finais fazer a síntese integradora e apenas entregar para a banca a lista de exercício (perspectiva avaliativa e feedback ou uma pesquisa que pode ser o aprofundamento ou continuidade do tema. Como mencionei anteriormente não sugerir que a banca resolva os exercícios.
Exemplo: Quando temos um tema amplo a ser abordado em uma aula de concurso que tem tempo total de 30 min, é possível optar pelo aprofundamento de um conteúdo específico que compõe o assunto como um todo, lembrando que é uma aula para ensino superior ou ensino técnico. Para fazer isso: fazer a apresentação pessoal super rápida, apresentar o objetivo geral da aula e uma breve introdução com apontamentos breves do que já foi tratado anteriormente (em uma já trabalhada) em 5min e dedicar (no caso da aula de 30 min os outros 20 min para abordar no quadro de giz e nos slaids o conteúdo mais aprofundado, deixa no final uma referência breve que o tema tem continuidade. Nos 5 min finais fazer a síntese integradora e apenas entregar para a banca a lista de exercício (perspectiva avaliativa e feedback ou uma pesquisa que pode ser o aprofundamento ou continuidade do tema. Como mencionei anteriormente não sugerir que a banca resolva os exercícios.
25. A aula de concurso é uma
conferência didática pois só o apresentador expõe o tema. É uma aula expositiva
não dialogada, pois não se conversa com a banca. Contar isso no plano de aula.
Apenas aula expositiva.
26. Quanto ao item avaliação ou exercícios que pode constar no PLANO DE AULA:
I) No plano de aula: no item avaliação você pode especificar (exemplo):
a.1 A apreciação de desempenho se efetivará a partir da observação do envolvimento dos alunos na aula e por meio da apresentação de seminários.
b) No item exercícios Exemplos :
b.1) Será aplicado exercícios de apreciação e análise dos textos apresentados em aula.
b.2) Será aplicado lista de exercícios que poderão ser executados individualmente ou em grupo (produção colaborativa).
Ps. lembrar que vc na aula não precisará falar como vai ser a avaliação daquela aula. Isso constará apenas no plano de aula.
II) Na aula: quanto à avaliação você pode externar no final da aula, antes ou depois da síntese integradora (fala rápida sobre os principais tópicos tratados na aula em foco, principalmente um reforço dos principais termos e conceitos, atendendo ao objetivo geral da aula) como você organizará a avaliação daquele conteúdo abordado. Poderá fazê-lo a partir da resolução de uma lista de exercício, a leitura e síntese de um texto complementar ou algo mais específico relacionado à área do conhecimento. Organiza isso em um material impresso e só entrega para a banca para ilustrar como você procederia em uma situação real. De maneira alguma sugira que a banca deverá fazer o exercício ou atividade que você poderá adotar (em uma situação real) como avaliativa.
26. Quanto ao item avaliação ou exercícios que pode constar no PLANO DE AULA:
I) No plano de aula: no item avaliação você pode especificar (exemplo):
a.1 A apreciação de desempenho se efetivará a partir da observação do envolvimento dos alunos na aula e por meio da apresentação de seminários.
b) No item exercícios Exemplos :
b.1) Será aplicado exercícios de apreciação e análise dos textos apresentados em aula.
b.2) Será aplicado lista de exercícios que poderão ser executados individualmente ou em grupo (produção colaborativa).
Ps. lembrar que vc na aula não precisará falar como vai ser a avaliação daquela aula. Isso constará apenas no plano de aula.
II) Na aula: quanto à avaliação você pode externar no final da aula, antes ou depois da síntese integradora (fala rápida sobre os principais tópicos tratados na aula em foco, principalmente um reforço dos principais termos e conceitos, atendendo ao objetivo geral da aula) como você organizará a avaliação daquele conteúdo abordado. Poderá fazê-lo a partir da resolução de uma lista de exercício, a leitura e síntese de um texto complementar ou algo mais específico relacionado à área do conhecimento. Organiza isso em um material impresso e só entrega para a banca para ilustrar como você procederia em uma situação real. De maneira alguma sugira que a banca deverá fazer o exercício ou atividade que você poderá adotar (em uma situação real) como avaliativa.
E por fim, repito, você deve ser
o centro da sua aula e não os recursos audiovisuais. Nunca deixe para estudar e
preparar sua apresentação na última hora. O tempo que você destina à busca de
informações e à preparação do material tem uma relação direta com a qualidade
do trabalho final. Pequenos detalhes podem fazer a diferença na classificação
final...Aliás, seguindo as sugestões citadas você corre um sério risco de ser
APROVADO e ficar em uma ótima colocação. Boa sorte....
Texto em construção
Profª Drª Ana Lúcia Crisostimo
Docente da Universidade
Estadual do Centro-Oeste UNICENTRO-PR
Fonte: http://anacrisostimo.blogspot.com.br/
DICAS
PARA ELABORAÇÃO PROVA ESCRITA CONCURSO DOCÊNCIA ENSINO SUPERIOR
1 - O primeiro conselho vai na linha da preparação dos pontos...ou temas
que serão tratados. Geralmente o estudo se restringe na leitura de vários
livros...sobre os vários temas do concurso sem nenhuma ou pouca sistematização.
2 - Pegue caderno ou folhas de sulfite e prepare todos os pontos
separadamente como se você fosse escrever no dia da prova... Do ponto 1 ao
10...
3- Na última folha de cada ponto monte um esquema (o mesmo que você vai
colocar no desenvolvimento do plano de aula) do que você vai escrever e em que
sequência...decore este esquema...vamos ajudar sua memória...sempre é
bom...Coloque o nome e ano das principais referências fornecidas no edital do
concurso...empreste ou adquira estes livros...
4- Nas páginas iniciais faça um texto seguindo o esquema q você fez na
última página...lembre se o concurso é ensino superior teu texto vai refletir
seu grau de aprofundamento no assunto (o quanto você conhece). Numere
estas folhas e leia em voz alta...tem que escrever cerca de 70% do tempo da
prova e os outros 30% releia e passe a limpo...Acho interessante incluir
referências das leituras indicadas no edital no meio do texto...Ou referencie
em algum momento do texto...Leia em voz alta...para detectar falta de coerência
textual e erros de gramática. Alguns concursos provas, suponho que a
maioria dos processos seletivos, tem leitura pública oral da prova;
5- Estas sugestões ajudam sua memória, pois há casos em que o nervosismo
normal no momento da prova escrita "dá um branco"...esta organização
de texto ajuda o candidato a sair na frente...na primeira etapa.
6- Todo este cuidado da prova escrita deve ser precedido de um cuidado
muito especial com o currículo, sua atualização, fazer uma simulação onde
pontua e onde seu currículo está fraco e diversificação de atividades
acadêmicas (pontuação máxima em alguns itens, exemplo: trabalhos apresentados
em congresso serão considerados no máximo 2 trabalhos pelo tempo de
interstício).
7- Depois de todos os pontos prontos, estude..., decore...escutei um dia
de um amigo "Deus ajuda quem estuda."
No dia da Prova Escrita do Concurso:
- Lembra
do esquema escrito e decorado no final de cada ponto preparado? Pegue a
prova... na folha de rascunho... ou no final da prova (se não tiver
folha de rascunho), a lápis, escreva o esquema do texto que você elaborou.
Novamente você vai ajuda sua memória, deixando-o mais seguro e minimizar
seu nervosismo.
- Na
primeira folha do concurso escreva o ponto e em seguida comece o texto de
preferência na íntegra que você preparou e estudou com antecedência. Siga
o esquema.
- Alguns
concursos proíbem de escrever o nome do candidato no texto da prova
escrita. Isso elimina o candidato. Preste atenção na leitura das
orientações no início da prova escrita. Este detalhe é eliminatório.
- Chegue
com antecedência e evite conversar com outros candidatos...sofrer
influência negativa neste momento é desnecessário. Use o tempo para
concentração.
Enfim...a aprovação no concurso para docência ensino superior começa na
preparação do currículo, diferente do concurso em geral que avalia
principalmente o conhecimento específico em determinadas área.
Boa Prova!!!!!!
Ana Lúcia Crisostimo
Doutora em metodologia de ensino e formação de professora (UNICAMP)
Docente da Unicentro-PR.
Quando idealizamos nossa vida
no mundo do trabalho na profissão docente é interessante pensar em estabilidade
e consequentemente acessar uma vaga em uma escola de ensino regular ou técnico,
no ensino básico ou superior. Este planejamento passa pela experiência do
concurso público e vencer as diversas etapas que o constitui requer
conhecimento das barreiras que teremos que transpor. Uma destas etapas, que é
objeto deste texto, diz respeito à organização do currículo acadêmico, que ora
é desconhecido das pessoas ou simplesmente não é atualizado pela falta de tempo
na vida agitada. As pessoas geralmente desconsideram a importância do currículo
no processo de seleção em concursos públicos na área da docência ou processos
de seleção para cursar mestrado ou doutorado. É sobre o tema “Fatores que
interferem na construção de um bom currículo acadêmico” que desenho alguns
apontamentos.
Quando pensamos na construção
de um “bom currículo” o primeiro aspecto a ser considerado é que existe um
investimento pessoal de médio a longo prazo em relação à produção acadêmica que
implica na participação em diferentes atividades de ensino, pesquisa e
extensão, experiência profissional, entre outras atividades. Esta produção
acadêmica e inserções em atividades diversas, como por exemplo a experiência
profissional, devem iniciar com no mínimo 03 anos de antecedência à seleção de
uma vaga na pós graduação strictu
sensu ou submissão a um concurso para docência no ensino superior/educação
básica. A ideia é centrada em um bom planejamento pessoal profissional.
Percebemos que as pessoas só se
dão conta de organizar seus currículos acadêmico no momento em que resolvem
fazer a inscrição para um concurso e se deparam com as exigências do edital em
relação a documentação exigida. E aposto ainda que desconhecem aspectos
importantes que interferem na análise e pontuação de um currículo.
Me permitam fazer alguns
questionamentos: seu currículo é atualizado periodicamente? Você costuma
guardar em lugar de seu conhecimento e segurança todos os certificados de
cursos, palestras que ministra, orientações realizadas e eventos que participa?
Sabe mensurar o que pontua na área do
concurso que pretende e pode colocar você em vantagem em relação ao seu
concorrente? Se mantém em formação contínua em sua área de conhecimento?
Espero que os apontamentos a
seguir colaborem para sua aprovação em concursos que incluam a prova de títulos
como item obrigatório.
1- Observar que a pontuação em
algumas modalidades de análise do currículo tem pontuação máxima por
interstício (por ano ou período). Ou seja por mais que o candidato tenha
participado em vários eventos e tenha publicado em todos, resumos, resumos
expandidos, trabalhos completos, existe uma pontuação máxima para o período
determinado pelo edital do concurso por cada um dos itens mencionados.
Ex: Produção acadêmica
/trabalhos publicados em eventos/trabalhos completos: cada trabalho
equivale a 05 pontos, podendo ser considerado no máximo 05 pelo interstício de
03 anos.
Se analisarmos todos os itens
passíveis de serem pontuados no currículo e o fator limitante da pontuação
máxima por tempo de interstício é possível afirmar que é preciso diversificar a
participação em atividades acadêmicas. Não desconsiderar ao mesmo a necessidade
de investir tempo na produção acadêmica usando como guia mestre o que pontua na
prova de títulos nos concursos para a docência.
2- Em relação à valorização da
experiência profissional cabe destacar dois aspectos. O primeiro é a
valorização da experiência docente seja no ensino superior ou na educação
básica. O detalhe é que nem sempre é considerado a área em que atuou ou a carga
horária ministrada. Conta-se apenas o tempo de experiência, que pode ser
considerada a partir de seis meses. As oportunidades de atuar como professor
substitutivo, colaborador, com vínculo apenas contratual e não efetivo, ou
ainda em instituições particulares de ensino pode não ser atrativo
financeiramente ou não oferecer estabilidade, contudo é um investimento
curricular relevante que pode fazer a diferença em alguns preciosos pontos. O
segundo aspecto diz respeito a pontuação conferida a quem foi aprovado em
concurso público para a docência na educação básica. Mesmo não assumindo se for
publicado em diário oficial é considerado.
3- Organizar sistematicamente
os certificados de participação em bancas (avaliadoras, TCC, mestrado),
orientações diversas, eventos, comissões de organização de eventos, em eventos,
ministrante de cursos e minicursos, enfim toda situação acadêmica passível de
certificação, deve ser uma prática constante de quem tem como meta prestar um
concurso ou concorrer uma vaga de docência em qualquer nível de ensino. O que é
comum o candidato se deparar com o desespero de ter participado de várias
atividades na área educacional, algumas anteriormente mencionadas e não ter
tido a preocupação de buscar os certificados que certamente estão esquecidos em
algum arquivo ou foram incinerados. Pela lógica o candidato mais organizado em
relação à sua documentação comprobatória terá grandes chances de sucesso.
4- Não podemos desconsiderar
que em muitos concursos no ensino superior é valorizado publicação na área em
revistas indexadas, uma vez que se pretende-se que o professor atue em
programas de mestrado e doutorado. O mesmo pode acontecer em concursos para
vaga de cursos técnicos ou na educação básica onde se valoriza titulação e
experiência profissional. Contudo a análise do currículo não exime (descarta)
outras atividades pedagógicas e acadêmicas que podem em uma disputa de pontos
fazer toda a diferença. Na educação básica pode significar a escolha da escola
onde se quer atuar ou algo similar. No ensino superior pode significar uma
aprovação e uma boa colocação com possibilidade de ser chamado do prazo de
validade do concurso.
5- Preencha uma via da tabela
de pontuação do seu currículo, atento a todos os detalhes em termos de
certificação que você considera pertinente (faça uma simulação) e fique com
você. No resultado final do concurso, conforme o edital você poderá
entrar com recurso e contestar o resultado.
6- Você pode concorrer a uma
vaga no ensino superior passível de ser preenchida apenas para quem tem
titulação de mestre e doutor, dependendo do edital, mesmo sem ter concluído as
especializações strictu sensu exigidas. Novamente aconselho ler com
atenção o edital do concurso para confirmar esta possibilidade. Se você for
aprovado poderá apresentar o diploma do título em questão no momento em que for
chamado para apresentar documentação. Esta situação implica em um excelente
resultado na prova escrita e na prova didática pois pode ser que você esteja
concorrendo com candidatos mais titulados. Aceite o desafio, no mínimo você
terá a oportunidade de experiência de prestar um concurso público.
7- Não desanime se não obter
sucesso na conquista da sonhada vaga. Soma-se experiência e a banca pode
indicar alguns erros que poderão ser reavaliados para o próximo concurso. Posso
citar casos em que o candidato e hoje colega de trabalho no ensino superior que
passou por dez concursos. Nesse mesmo sentido não se intimide com o currículo
ou universidade de origem dos outros candidatos. Confie em seu potencial, no
investimento pessoal seu currículo e preparação para a prova escrita e
didática.
8- Leia atentamente o edital do
concurso e grife aspectos importantes que trata do currículo. Organize seu
currículo e releia com atenção o edital para perceber se não cometeu erros
básicos de preenchimento ou esquecimento.
Nunca é tarde para investir na
vida acadêmica. Tenha contatos com professores e projetos nas universidades e
em espaços educativos. Invista em uma formação continuada. Enriqueça seu
currículo continuamente.
Texto em construção
Profª Drª Ana Lúcia Crisostimo
Docente da Universidade
Estadual do Centro-Oeste UNICENTRO-PR
http://anacrisostimo.blogspot.com.br/
MODELO PLANO DE AULA
UNIVERSIDADE ESTADUAL DO CENTRO OESTE - UNICENTRO
Nome da Universidade- sigla
PONTO SORTEADO:
CANDIDATO:
DATA:
TEMA:
PLANO DE AULA
1.
Utilizar um objetivo geral que seja possível se atingir no tempo destinado à
aula de concurso...que é de 50min mais ou menos.
OBJETIVO
GERAL (APENAS 1)
Explanar...
ou - Demonstrar .... ou- Apresentar... (sugestão)
OBJETIVOS
ESPECÍFICOS
Objetivos
...no máximo 03...que demonstre as etapas lógicas de como atingir o objetivo
geral..
Definir...
Relacionar...
Apresentar...
Idntificar
2.
INTRODUÇÃO
A
Constituição Federal de 1988 possui institui o Sistema Tributário Nacional, com
disposições atributivas do poder de tributar, sob a forma de competências, à
União, Estados, aos Estados e Distrito Federal e aos Municípios, no qual
estabelece limitações constitucionais a essas atribuições.
3.
DESENVOLVIMENTO DO CONTEÚDO A SER MINISTRADO:
-
PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS
-
COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA
-
CAPACIDADE DE TRIBUTAR
4.
SÍNTESE INTEGRADORA
Retomada
dos aspectos considerados básicos ao conhecimento e à compreensão do assunto da
aula.
5.
METODOLOGIA
O
conteúdo será apresentado mediante exposição oral.
6.
RECURSOS DIDÁTICOS
Quadro de
giz e data show.
7.
REFERÊNCIAS
Normas ABNT
Assinatura: ____________________________ (ver edital concurso se é obrigatório)
Assinatura: ____________________________ (ver edital concurso se é obrigatório)
As sugestões são muito concisas, parabéns.
ResponderExcluirGrata
ExcluirMuito obrigada pelas sugestões. Mesmo já sabendo de alguns pontos é sempre bom recordar o que pode ser feito ou não. Parabéns!
ExcluirProfessora, qual é a quantidade de páginas, em média, que se espera em um concurso docente? Os editais nunca informam a quantidade mínima e máxima de páginas numa prova escrita.
ResponderExcluirDe antemão, agradeço pela colaboração.
Alguns concursos especificam um número total de páginas no edital. Ex: 04 laudas. É feito isso para agilizar processo de correção, já que se espera um número grande de candidatos e é preciso divulgar edital de quem foi aprovado nesta fase. Outros concursos o tempo o número de páginas não é determinado. Nos dois casos é importante organizar o texto anteriormente, verificar o tempo a ser gasto na organização do texto, rascunho e texto final.
ExcluirProfessora, qual é a quantidade de páginas, em média, que se espera em um concurso docente? Os editais nunca informam a quantidade mínima e máxima de páginas numa prova escrita.
ResponderExcluirDe antemão, agradeço pela colaboração.
Geralmente de 04 a 06 laudas. Conceito de lauda: cada lado de uma folha de papel. A equipe organizadora do concurso geralmente entrega papel almaço ou papel com as linhas definidas.
ExcluirAmei!!!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirEu também!! Essa guria é incrível...top 10 da generosidade em explicar minunciosamente, é uma espécie de elixir nas preliminares ricas de ansiedade que enfrenta a pessoa que quer muito dar aulas.
ExcluirAmei!!!!!!!!!!!!!!!!!
ResponderExcluirProfessora, é interessante, ou melhor, soma pontos à prova didática, acrescentar ao plano de aula eventual avaliação de processo de aprendizagem?
ResponderExcluirSim. Geralmente este é obrigatório e consta no edital. Se não constar pode entregar. Ajuda a banca a acompanhar e avaliar sua aula didática.
ResponderExcluirMuito legal suas dicas, irão me ajudar muito. É minha primeira vez e estava perdida. Valeu!!!
ResponderExcluirRaimunda sugiro que você acesse postagem de terça-feira, 26 de março de 2013 deste blog. Vc encontrará 72 comentários complementares valiosos.
ResponderExcluirGrata.
Tenho dúvidas quando o concurso solicita um Projeto Acadêmico, que no caso se refere ao um plano de trabalho contendo a proposta didático-pedagógica das atividades acadêmicas. Neste caso, deve-se propor em um único projeto as atividades de ensino, pesquisa e extensão? Mas devem ser detalhados os projetos de pesquisa e extensão?
ResponderExcluirNeste projeto acadêmico a universidade quer avaliar em que aspectos você pode contribuir caso venha a fazer parte do quadro docente do curso em questão. É bem provável que a instituição que está ofertando a vaga tenha cursos de pós-graduação. Nesta direção relatar neste projeto acadêmico suas linhas de pesquisa, vinculação a grupos de pesquisa e no caso do ingresso na vaga que áreas pretende pesquisar. Ressalte estes aspectos do seu currículo. No caso da extensão universitária relate resumidamente como você pretende compartilhar sua produção acadêmica com a comunidade ao entorno da instituição que se quer fazer parte. Estude o potencial e as características da comunidade em que a universidade ou faculdade está inserida. Exponha pontes entre sua pesquisa, que ser quer aplicável e socialmente útil, entre ensino-pesquisa e extensão. Seu projeto acadêmico é relevante e vc pode ter que expor em algum momento do concurso. Capricha.
ResponderExcluirprof. Ana
Muito Obrigada!!!Parabém pela iniciativa e pelo Blog!! Almira
ExcluirÓtimas dicas Professora! Para a aula didática, no item 25, você escreve:"é uma aula expositiva não dialogada, pois não se conversa com a banca. Contar isso no plano de aula." Como assim? Devo escrever no plano de aula apenas aula expositiva? Mesmo considerando que em uma aula comum seria uma aula dialogada? Agradeço
ResponderExcluirSim. Não escrever aula expositiva dialogada. Seria um contra senso pois o plano de aula é para a situação do concurso e não será dialogada.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ExcluirProfessora, estou com dúvida quanto à avaliação, no meu edital está "Instrumentos e Critérios de Avaliação". Como o plano de aula é voltado para a banca, eu não posso colocar como critério de avaliação o envolvimento dos alunos ou algo assim. Então, o que eu faço?
ResponderExcluirQuanto ao item avaliação ou exercícios que pode constar no PLANO DE AULA:
ExcluirI) No plano de aula: no item avaliação você pode especificar (exemplo):
a.1 A apreciação de desempenho se efetivará
a partir da observação do envolvimento dos alunos na aula e por meio da apresentação de seminários.
professora tenho essa mesma duvida acima, como farei essa avaliação? se quem esta me avaliando é a banca? meu tempo é apenas de 15 minutos.
ExcluirCelina o item avaliação já estará mencionado no plano de aula e basta. Se a banca perguntar depois apresente uma folha com a lista de exercícios ou algo similar. Não inclua nenhum tipo de avaliação durante a sua aula. Pois na lógica vc não irá avaliar ninguém no prazo previsto de aula. Muito menos a banca.
ResponderExcluirProfessora boa noite! No edital a que pretendo concorrer pela primeira vez não há bibliografia indicada. Na prova escrita devo citar autores a quem utilizo em minha tese?
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirComplementando professora se for necessário citar autores deve ser de forma literal?
ResponderExcluirLúcia não precisa citar de forma literal. Vc vai apenas colocar a ideia do autor. Coloca nome e ano entre parênteses e seria interessante no final do texto colocar a referência (ABNT).
ResponderExcluirProfessora, muito grata pelas dicas! Estou confiante e, claro, estudando e me preparando. Seu auxílio está sendo valioso. Abraço. :D
ResponderExcluirCristina espero que tenha êxito e não desista nunca de seus sonhos.
ExcluirProfessora, farei uma prova em que tenho que preparar um plano de aula. Observei que a ementa dos cursos da instituição, pra qual estou prestando o concurso, organiza os conteúdos usando a ideia de "habilidades" e "competências" de Philippe Perrenoud. Eu não concordo muito do com os conceitos desse sociólogo e me sinto mais seguro fazendo um plano de aula mais tradicional (com objetivos gerais e específicos). Você acha que eu perderia ponto se fizesse o plano de aula sem citar as controversas "competências"? Alguma dica para fazer esse modelo diferenciado de plano de aula? Grato.
ResponderExcluirCaríssimo, Sugiro que caso o modelo de plano de aula esteja indicado no edital, procure adotá-lo. Se não for o caso adote o modelo que vc se sentir mais seguro. Releia todos os itens acima nas sugestões. Nela consta como prever aspectos como forma de avaliação, entre outras.
ResponderExcluirCaso ainda tenha alguma dúvida me escreve ou envia e-mail. Grata
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirWilian realmente é difícil ponderar o quanto e o que do conteúdo/tema abordar. Contudo em uma prova didática alguns aspectos são relevantes: primazia na condução pedagógica, nível de conteúdo condizente com o nível de ensino do concurso e saber administrar o tempo e a adrenalina (nervosismo). Mas vamos lá para sua questão: Se for uma seleção de docência ensino superior introduz o tema abordando parte inicial do conteúdo e foca nos aspectos principais para aprofundamento. Caso não seja possível abordar todo o tema deixe isso claro ao objetivo geral da sua aula, assim como no plano de aula. Lembra na aula de concurso saber organizar o plano de aula - planejamento é muito importante.
ResponderExcluirEste comentário foi removido pelo autor.
ResponderExcluirSim é interessante que utilize a referência sugerida no edital. contudo pode utilizar sim mais alguma externa. Dos livros que tem vários capítulos, utilize apenas aquele (s) que mais contribuam para o foco da sua aula.
ExcluirProfessora,
ResponderExcluirComo faço a avaliação para a prova de concurso (nivel superior)? Como a senhora mesmo disse, não avaliaremos a banca...
Grato,
Lucas
No plano de aula: no item avaliação você pode especificar (exemplo):
Excluira.1 A apreciação de desempenho se efetivará a partir da observação do envolvimento dos alunos na aula e por meio da apresentação de seminários.
b) No item exercícios Exemplos :
b.1) Será aplicado exercícios de apreciação e análise dos textos apresentados em aula.
b.2) Será aplicado lista de exercícios que poderão ser executados individualmente ou em grupo (produção colaborativa).
Ps. lembrar que vc na aula não precisará falar como vai ser a avaliação daquela aula. Isso constará apenas no plano de aula.
Muito obrigado! Esse blog é muito bom! Parabéns!
ExcluirBoa tarde professora, farei um concurso para docência de nível superior e no modelo de plano de aula apresentado pela universidade tem o seguinte tópico: "Mobilização/incentivação para a aprendizagem". Minha dúvida é: o que deverá conter neste tópico. Desde já agradeço.
ResponderExcluirVc pode mencionar a utilização de um vídeo de curta duração. A apresentação de uma questão...problematizando o tema a ser abordado na aula, a chamada de uma reportagem de jornal ou seja, algo que possa ser utilizado no início da aula para motivar nos alunos a abordagem do tema. Deve ser breve..e interessante.
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ResponderExcluirOlá Professora, está sendo de grande valia seu blog. Digo isso não só por mim, mas pelo número de pessoas que estão comentando. Parabéns. Preciso de sua opinião no seguinte: Irei participar de um concurso e tenho algumas dúvidas a respeito do plano de aula. Não foi fornecido no edital um modelo, então estou criando o meu próprio. Gostaria de saber se no item recursos didático-metodológicos, que criei, todos os recursos a serem utilizados e a metodologia que conduzirá a aula devem ser incluídos, ou devo separar em 2 itens: recursos didáticos e metodologia. Ahh, somente mais uma coisa, tem um número máximo de páginas? Obrigado pela ajuda. Luiz
ResponderExcluirOu Luiz recentemente passei em um processo seletivo de quiser posso mandar o modelo do meu plano de aula eh só mandar teu e-mail. Ok o meu eh celinalira@gmail.com
ResponderExcluirOi Celina. Nunca participei de uma prova didática, estou querendo, mas estou com um pouco de medo. Por favor, me envia seu plano para que eu tenha uma base.
ExcluirOu Luiz recentemente passei em um processo seletivo de quiser posso mandar o modelo do meu plano de aula eh só mandar teu e-mail. Ok o meu eh celinalira@gmail.com
ResponderExcluiranacrisostimo@hotmail.com
ResponderExcluirOlá professora, passei em um concurso público para educação básica, mas não fui chamada, se no edital não especifica isso e sim solicita experiencias o que devo fazer neste caso?
ExcluirCelina. Na última parte desta postagem tem exemplo de plano de aula.
ResponderExcluirMas se tiver dúvida sobre este pode escrever.
Quanto a suas dúvidas: Não tem n. de páginas, mas aconselho no máximo duas páginas.
Professora suas dicas são ótimas! Minha dúvida se relaciona a prova escrita. O concurso que vou prestar é para IF (instituto federal), de acordo com o edital será sorteado dois temas e o caderno de prova conterá duas perguntas relacionadas aos temas sorteado. Este esquema proposta por você para a prova escrita,contemplaria o caso de perguntas? Ou sendo assim, eu teria que fazer outro esquema? Quantas páginas seria o ideal para responder perguntas...me sinto meio perdida...
ResponderExcluirFulvia na falta de uma metodologia a ser proposta no edital....monte um material de estudo com a metodologia que está proposto neste blog. Como não tem os pontos especificados subdivida os dois pontos considerando o campo de abrangência de cada ponto. Escreva...e estuda...é minha sugestão.
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ResponderExcluirPrezada professora Ana,
ResponderExcluirgostaria de lhe agradecer imensamente pelas orientações, correções, sugestões e toda disponibilidade em me ajudar de forma totalmente gratuita e profissional. Eu recebi suas orientações para fazer o plano de aula que você me sugeriu e também todas as valiosas informações que você me passou por e-mail. Com certeza sem a sua ajuda eu não teria passado. Fui aprovada em 2º lugar para professora substituta de Físico-Química da Universidade Federal de São João Del-Rei (UFSJ)(DOU 21/09/2016, seção 3, pág. 40). Minhas notas foram: prova escrita: 9,5 em 10 e prova didática: 8,3 em 10. Fiz questão de colocar minhas notas porque eu só as consegui porque segui TODAS as suas orientações para fazê-las. Professora Ana, muito obrigada pela sua grande ajuda...Você é um exemplo para todos nós...Grande abraço. Pollyanna
Pollyana. Parabéns pelas notas e pela dedicação. Agradeço pelo depoimento e sucesso.
ExcluirMuito obrigada professora Ana.
ExcluirOlá Professora Ana,
ResponderExcluirSuas dicas são muito boas, conheci o blog hoje e com certeza essas orientações serão a base para minha preparação.
Gostaria de saber o que seria a prova escrita/prática?
Patricia. Geralmente as provas de ingresso à docência ensino superiora e algumas provas de ensino técnicos são constituídas por uma prova escrita,uma prova didática e avaliação do currículo. Oportunamente vou postar um exemplo de prova escrita. Geralmente um mês antes é divulgado via edital dez pontos relacionados a uma área do conhecimento. Estes pontos precisam ser estudados. Este blog sugere como montar este ponto da prova escrita. No dia do concurso um dos 10 pontos é sorteado e se o candidato for aprovado...segue para a segunda etapa que é a prova didática. Ainda em algumas universidades o candidato tem que apresentar o currículo e ser entrevistado pela banca. ufa!!!!não é fácil...por isso é preciso método de estudo...daí esse meu blog para colaborar....
ExcluirVer edital: http://www.drh.uem.br/res/Edital-123-2015-prh.pdf
ExcluirMuito obrigada pela orientação, Pró.
ExcluirSuas dicas são ótimas.
Professora! Bom dia! Amei suas dicas! A senhora poderia me informar se para a prova escrita a utilização de 3 a 4 autores é suficiente ou ainda é pouco? Obrigada!
ResponderExcluirNadielli
ResponderExcluirO importante é que estes autores constem nas indicações de referências que aparecem no edital. Se for o caso. 3 a 4 é suficiente.
Boa noite, professora! Primeiramente parabéns por suas dicas!
ResponderExcluirGostaria muito de tirar um dúvida... Normalmente em redações normais, costumo escrever duas frases e um parágrafo por introdução. Porém, nunca fiz uma dissertação em concurso, apenas redações. Daí, lhe pergunto: numa dissertação para concurso de professor universitário com até 10 laudas para um só tema, quantos parágrafos devem compor a introdução?? Seria apenas um, conforme em as redações normais ou em dissertações isso deve ser mais amplo, sei lá, apresentar-se em uns dois ou três parágrafos???? Desculpe-me a ignorância, mas juro ser uma dúvida enorme.
Desde já, eu agradeço!
Lucian...a introdução pode ser mais de um parágrafo, assim como um artigo ou capítulo de livro, que expõem um assunto em no mínimo 8 páginas. 10 laudas é a mesma situação em termos de redação acadêmica.
ResponderExcluirÓtimo!!! Entendi. Muito obrigado!
ResponderExcluirBoa tarde, tudo bem? Estou em dúvida qt o que colocar exatamente no quesito desenvolvimento, será que pode me ajudar? Abraços e parabéns pelo blog.
ResponderExcluirConsiderando 10 laudas (cada lado de uma folha de papel) - 5 folhas frente e verso.
ResponderExcluirIntrodução - no máximo 02 laudas.
No final da introdução:O objetivo da publicação encontra-se habitualmente no fim da introdução. Se o encadeamento de assuntos no início do artigo for adequado, o objetivo será a consequência natural e o fechamento da introdução.
Desenvolvimento
O desenvolvimento é a parte principal do texto e a mais extensa. Apresenta a fundamentação teórica sobre o tema e deve ser referenciado. Máximo 7 laudas
Conclusões
A conclusão deve limitar-se a um resumo sintetizado da argumentação desenvolvida no corpo do trabalho e do tema tratado.Máximo 1 lauda.
A última lauda é para as Referências dos autores mencionados no texto.
Cuidados: verificar n. máximo de laudas no edital e não (nunca) assinar a prova.
Professora, muito obrigada pelas dicas. Já fiz provas para seleção de mestrado e doutorado, em geral, com questões bastante simples e amplas. Para concurso, segue-se a mesma lógica? Ou são questões que exigem uma maior decoreba?
ResponderExcluirAo contrário exige uma maior organização e aprofundamento teórico no texto. A "decoreba" vai ocorrer na memorização do esquema ou esqueleto do texto, conforme indiquei acima.
ResponderExcluirGeralmente vc tem apenas um tema e a liberdade de escrever sobre o mesmo. Utilize o mesmo texto para organizar a prova didática.
Professora, muito obrigada pela brevidade na resposta! Muito legal essa atenção aos seus leitores :) Tenho outra dúvida, sobre esse concurso que ainda estou em dúvida se farei ou não (estou com problemas financeiros). No edital, solicitam a comprovação de 30 itens do currículo que o candidato considerar mais relevantes. E, pelo menos, ainda não incluíram o barema da avaliação dos títulos. Achei isso estranho. Será que, nesse caso, eles vão se preocupar mais com o desempenho na prova escrita, e didática?
ResponderExcluirLuciana... quanto a comprovação existe uma legislação específica que vou me informar para baratear esta comprovação. Geralmente nos editais sai uma espécie de gabarito com a pontuação de cada item avaliado. Mas no edital deve estar especificado o peso...o quanto vale a análise do currículo no concurso. leia com atenção. O currículo é tão importante que eu escrevi como preparar um currículo para concorrer vaga ensino superior. Verifica e retorna ok?
ResponderExcluirBom dia,professora Ana.
ResponderExcluirVou participar de uma seleção para professores, estou em dúvida na prova escrita de conhecimento específico, o primeiro tópico de avaliação é a apresentação, o que seria? Irei colocar o meu nome e área de atuação e formação?
Atenciosamente,
Tatiana Tenório.
Bom dia, Professora Ana.
ResponderExcluirApresentação da prova escrita é falar de uma maneira sucinta o que será o texto? Muita dúvida...
Pois o edital está: Apresentação, Introdução, entre outros...
O blog da Senhora esta nos ajudando muito, OBRIGADA!
Atenciosamente,
Tatiana Tenório.
Tatiana geralmente na prova escrita é proibido colocar o nome. Motivo preservar para os avaliadores a ética e a neutralidade de saber quem é o autor da prova. Assim acho que a apresentação é a introdução do tema.
ResponderExcluirQuanto a segunda dúvida a prova escrita pretende saber o quanto vc sabe do texto. Simule , escreva sua versão da prova conforme orientei. Pense que vc está preparando uma aula para o ensino superior. escrevendo sobre o tema. Introdução, desenvolvimento e conclusão. ....Vai valer a pena...
ResponderExcluirBom dia, Ana. Obrigada por esclarecer as dúvidas.
ResponderExcluirNa prova escrita podemos colocar a palavra introdução e os tópicos pertinentes ao assunto ou é uma dissertação corrida. Posso me referir na prova escrita este trabalho ou este artigo? Deus a abençoe sempre.
Tatiana Tenorio
Sim pode colocar já que um dos critérios de avaliação é se o texto tem Introdução, desenvolvimento, conclusão e referências. Melhor é colocar este texto, ou abordagem deste tema pois não podemos considerar um trabalho, muito menos um artigo. ok?
ResponderExcluirQuerida professora, achei por bem voltar aqui para te contar as novidades! Apesar de muitas dúvidas e insegurança, resolvi fazer o concurso. Eram mais de 120 inscritos, vários já professores de outras universidades públicas. Mas confiei, usei suas dicas aqui, e outros amigos que me ajudaram muito, mais o incentivo da minha mãe, e fui. Inacreditavelmente consegui ser aprovada! Acho que ainda não caiu a ficha direito. A cada etapa superada, eu tinha uma crise de nervosismo e emoção. Na prova didática, mal conseguia falar, me faltava o ar, mas segui e deu tudo muito certo. Agora, é só aguardar a nomeação. Muitíssimo obrigada pela atenção, pelos conselhos, pela colaboração. Seu blog é uma ajuda fundamental e nunca vou esquecer. Obrigada, mais uma vez!
ResponderExcluirParabéns,Luciana pela conquista. O blog da prof. Ana nos ajuda muito. Deus abençoe sempre prof. Ana.
ExcluirLuciana...Parabéns....seu depoimento incetiva quem vai passar por processo de seleção para concorrer a uma vaga de docência ensino superior ou ensino técnico. Não é algo simples, requer método e disciplina de estudo. É neste aspecto que busco contribuir e socializar minha experiência. Sucesso....
ExcluirProfessora Ana Lúcia, e Tatiana, muito obrigada! E concordo com a professora, além do estudo e do foco, os candidatos precisam ter organização. Eu não tive tempo suficiente para preparar todos os pontos de aula, mas recomendo que todo mundo faça isso com antecedência. Fui apenas com resumos prontos de textos-chave que se encaixavam, já que os temas se correlacionavam. Tive sorte no sorteio do ponto, mas não devemos contar com o acaso. E ao preparar as aulas, já se estuda para a prova escrita tb. Mas consegui aprontar previamente a apresentação de memorial e defesa do projeto, mesmo sem saber se eu passaria para essa etapa... Daí fiquei mais tranquila. É bom também treinar em casa e cronometrar o tempo. Eu me enrolei com o tempo da aula, e graças a Deus não fui desclassificada, mas perdi pontos sim, porque falei muito rápido. Outros aprovados contaram que prepararam um ou dois slides extras para cobrir o tempo que sobrou, e achei uma ótima dica. Da mesma forma, a pessoa tem que se preparar para encerrar antes, caso o tempo se esgote. E foi fundamental mesmo para fixar os conteúdos estudar escrevendo. De alguns textos, fiz um fichamento no computador, e depois fiz esquemas dos tópicos escrevendo à mão. Foi um exercício excelente, e ajuda a gente a se concentrar. Também fiz alguns mapas mentais, à mão mesmo, e achei interessante usar esse recurso no quadro de giz, especialmente na retomada final dos temas durante a prova de aula. Por fim, acho que nós, candidatos à docência, precisamos sair dos grandes centros, olhar para o interior, sair da rota do sul-sudeste, onde a concorrência sempre é maior. E não só por isso: nosso país é grande e maravilhoso, e todo lugar merece nossa ajuda para se desenvolver enquanto local de produção de saber. Conheço muita gente feliz dando aula no Tocantins, no interior de Alagoas, realizando projetos importantes e contribuindo para o crescimento daquelas comunidades do entorno. No mais, sorte para a gente, e, mais uma vez, gratidão, professora! Seu blog é valioso, vou recomendar a todos os meus amigos. Grande beijo!
ResponderExcluirLuciana Valeu mesmo por compartilhar de sua valiosa experiência. Suas sugestões podem perfeitamente ser incluídas no rol de sugestões que apresento neste blog. Daí a riqueza dos blogs de possibilitar uma troca de saberes e experiências a cerca de assuntos e que nem sempre são tratados com propriedade na nossa vida escolar e profissional. Valeu.
ResponderExcluirPrezada professora, gostei muito de suas colocações e sugestões.
ResponderExcluirUma dúvida minha é em relação à rasura do texto na prova escrita. Caso eu esteja escrevendo o texto à caneta e erre (tanto um erro de uma única palavra, quanto um erro de uma sentença inteira). O que devo fazer? Rasuras são permitidas neste caso?
Abraços
Obrigada pelas dicas da aula didática professora. Vi cada coisa louca na internet, até vídeo falando pra fazer simulação com a platéia e banca durante a prova. Espero conseguir a aprovação.
ResponderExcluirProfessora, eu posso passar um vídeo breve na aula didática do concurso, para contextualizar o assunto. Isso tornaria a aula mais interessante ou é arriscado?
ResponderExcluirRafael..o vídeo ao ser utilizado em aula de concurso deve se de curta duração...(de 2 a no máximo 5 minutos) para ilustrar o assunto, complementar ou para contextualizar o assunto. ok? Verifique mais de uma vez se vai dar td certo tecnicamente a inserção do vídeo na aula....
ResponderExcluirUnknown
ResponderExcluirQuanto a sua dúvida...geralmente existe um rascunho para a primeira versão da prova escrita. Mas se na versão final, que deve ser à caneta ocorrer rasura risque (duas vezes) o erro e continue a frase. Geralmente isso não interfere na correção da prova...
Professora, em geral a prova de desempenho didático é uma aula para a banca ou uma simulação de aula para alunos (técnico ou superior)? Acho isso importante porque muda a forma como elaboramos o plano de aula, a metodologia e a forma de se referia á banca.
ResponderExcluirAlmir
...referir à...
ExcluirGeralmente a aula de concurso é para uma banca. Nesse caso cabe as orientações deste blog. ok?
ExcluirTambém tenho essa dúvida
ResponderExcluirOlá Prof. Ana, primeiro gostaria de lhe agradecer pelas dicas, serão de grande valia!
ResponderExcluirEntão, fiquei com uma dúvida com relação ao PLANO DE AULA: você disse que na metodologia a aula deve ser apenas expositiva, visto que não existe diálogo com a banca; entretanto, no item avaliação você sugere como possibilidade "a obervação do envolvimento dos alunos durante a aula...". Nesse caso, não seria contraditório me referir a "alunos", visto que a aula está sendo ministrada para uma banca?
Desde já lhe agradeço.
Abraços,
Ana Caroline
Como a avaliação é como proceder no caso de verificar o quanto ocorreu a aprendizagem do conteúdo ministrado cabe citar como, na sequência da aula (outro momento), isso pode ocorrer. Neste caso não tem problema se referir a alunos.
ExcluirEntendi... Mais uma vez muito obrigada pela atenção e colaboração. Abraços!
ExcluirProfessora, li todos os comentários e seu texto, estou extremamente nervosa quanto ao concurso que vou prestar, é a primeira vez que faço uma prova didática e sou bacharel de formação, gostaria que a senhora avaliasse um plano de aula, pra eu ter um mínimo de segurança, estou nervosa desde já e temo que isso atrapalhe minha apresentação.
ResponderExcluirLuanda entendo e é plausível sua apreensão e nervosismo. Só há uma forma de amenizar: se preparar para a aula didática. Releia no edital o que será avaliado na prova didática. Ontem postei um edital da Faculdade Guairacá localizada em Guarapuava-PR onde consta o que será avaliado. Dê uma olhada. Em seguida releia seu edital para verificar e confirmar qual é o seu foco na prova didática. ok? Me envie por e-mail seu plano de aula que darei, se for o caso, sugestões. ok?
ResponderExcluire-mail: anacrisostimo@hotmail.com
Olá, professora, Ana! Este blog nos ajuda bastante para tirar algumas dúvidas e ter um direcionamento melhor. Sendo assim, gostaria de tirar uma dúvida: na hora da exposição dos slides, é necessário apresentar um introdução, desenvolvimento e conclusão como títulos dos slides? Ou posso ir diretos aos tópicos do assunto abordado?
ResponderExcluirVc também mencionou que não devemos expor a avaliação. Então neste caso ao terminar a aula, não deve ao menos dizer: como atividade vamos realizar uma pesquisa sobre um determinado assunto??
Obrigada
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ResponderExcluirOlá, Ana!
ResponderExcluirVou prestar um concurso para professor substituto e lá está escrito que a prova didática constará de uma atividade de simulação com pequeno grupo com duração de no mínimo 20 (vinte) e no máximo 30 (trinta) minutos, sobre tema sorteado. O que pode ser essa atividade de simulação?
Eu creio que é a simulação de uma situação de ensino. O mesmo que uma conferência didática onde vc não pode interagir com a banca...
ResponderExcluirBom dia, professora Ana! Farei concurso para professor substituto. Para apresentação da aula à banca examinadora eu posso usar terno ou seria exagero?
ResponderExcluirRenato acredito que uma calça social e uma bela camisa, sem o paletó e sem gravata o deixaria também elegante e mais à vontade. Minha percepção é que geralmente em uma situação real de sala de aula, mesmo nos cursos de direito não existe a formalidade de se usar um terno. Seguindo esta lógica e siga a ideia de seu conforto e estilo, sem tirar o foco da aula.
ResponderExcluirProfessora, boa noite!
ResponderExcluirPor três vezes fui reprovado em provas didáticas e com notas baixas. Estou muito decepcionado, especialmente porque tenho resultados excelentes na pós-graduação ficando em primeiro lugar no mestrado e no doutorado, mas não tenho êxito nas provas didáticas, diferentemente das provas escritas. Depois desse histórico de provas e reprovações, tenho uma hipótese: anteriormente fui orientado por uma professora a não fazer um teatrinho: conversar com os "alunos imagéticos", fazer de conta que realmente estamos em uma aula de graduação e sim dando aula para a banca, etc. Não fiz esse teatrinho nas últimas provas. Devo realmente fazer de conta que estou dando aula para uma turma de graduação? Outra questão é: quanto ao conteúdo, devo focar em apenas um aspecto do tema, ou contemplar de modo geral todo o tema? Por exemplo: na última prova o tema era: "avaliação educacional no contexto brasileiro: o processo de avaliar o ensino e o aprender". Fiz uma síntese do tema, mas contemplando a avaliação no Brasil, avaliação classificatória e mediadora e instrumentos de avaliação, deixando claro minha filiação à avaliação mediadora. Aguardo e, desde já, agradeço suas dicas.
Atenciosamente,
Leonardo
Leonardo...o que tenho para te contar ou comentar é que trabalho com um professor do Departamento de Ciências Biológicas da Unicentro-PR e ele comentou em uma oportunidade que fez cerca de 10 concursos antes de ser aprovado...Assim, desistir é uma palavra que não existe. Nos concursos vários fatores são considerados: um bom currículo...superior aos concorrentes (vc comentou que o seu é ótimo) e êxito na prova didática. Em relação ao comportamento em relação à banca sugiro que releia minhas orientações sobre este item. Não mudo minha posição. Não é uma aula normal para alunos e sim uma conferência didática...Só aula expositiva, sem teatros. Quanto a delimitação do tema.
ResponderExcluirQuanto a delimitação do tema realmente é difícil ponderar o quanto e o que do conteúdo/tema abordar. Contudo em uma prova didática alguns aspectos são relevantes: primazia na condução pedagógica, nível de conteúdo condizente com o nível de ensino do concurso e saber administrar o tempo e a adrenalina (nervosismo). Mas vamos lá para sua questão. Exemplo: Se for uma seleção do tema “Docência ensino superior” introduz o tema abordando parte inicial do conteúdo e foca nos aspectos principais para aprofundamento. Caso não seja possível abordar todo o tema deixe isso claro ao objetivo geral da sua aula, assim como no plano de aula. Lembra na aula de concurso saber organizar o plano de aula - planejamento é muito importante. Na parte inicial da aula contextualiza (relaciona com o tema geral) e delimita. Espero ter ajudado. Mais dúvidas escreve. Abraços
Boa noite, amei essa página, dicas maravilhosas.
ResponderExcluirTenho uma pergunta alguns planos de aula de concurso pedem Conclusão,qual seria a melhor forma de preencher ?
Agradeço desde já.
A conclusão é o mesmo que a síntese conclusiva. Faça a síntese conclusiva ou resumo dos principais tópicos tratados (você pode montar um último slide com um esquema resumo);
ResponderExcluirProfessora, Meu nome é Cristovam Lí atentamente as dicas que a senhora elencou aqui juntamente com os comentários dos colegas, é incrivelmente bom ver pessoas com iniciativas tais como a da senhora. De modo geral parabéns! Minha dúvida, assim como outras que já surgiram aqui, é em relação a prova escrita, quantas laudas escrever? Ví um comentário da senhora apontando que o ideal são 4 (portanto, uma folha de almaço), e, também vi o comentário do colega que pensa em escrever 10, Sou da área de Geografia, meu concurso é esse mês (23/06), em uma bateria de 3 dias serão realizadas prova escrita, didática e de títulos, acredito que nesse contexto cabe a primeira dica, já que o prazo curto de realização das provas o primado seja a objetividade, e estou explorando isso agora na fase final de ajuste dos textos. Muito Obrigado e mais um vez parabéns pelo trabalho
ResponderExcluirCristovam. Minha sugestão é que observe no edital a especificação do n. total de laudas. Esta orientação pode direcionar sua atitude em relação ao que escrever e em quantas laudas. No geral se prepare para escrever no total de laudas permitido....seguindo método proposto em meu blog....espero ter ajudado.
ResponderExcluirProfessora, eu estou muito feliz por ler um blog como este. Ele ajuda de maneira impar e ele é reflexo de uma sociedade toda mista onde vc encontra pessoas generosas dispostas a falar o que pode ajudar e a ajudar efetivamente o próximo, alguém que vc nem sabe existir está se beneficiando do seu ensinamento. É uma sorte da Unicentro tê-la em seu quadro e certamente, seus alunos tem os dons diariamente trabalhados quando próximos de vc. Parabéns.
ResponderExcluirGrata.
ResponderExcluirAdorei as dicas, professora!
ResponderExcluirNo entanto, lendo alguns comentários fiquei com uma dúvida em relação a escrever referências na prova escrita. Como devo inserir essas referências? Devo escrever 3 conforme as normas da ABNT no final do meu texto? Ou essas referencias devem ser citadas no meio do texto? É realmente obrigatório citá-las no texto?
No concurso que vou prestar não foi dado nenhum tipo de referência, apenas 10 temas e destes serão sorteados 2 para serem escritos em 3 laudas.
Uma ultima dúvida, é importante escrever até o final dessa terceira lauda?
Muito obrigado, desde já!
Boa noite Professora Ana Lúcia!
ResponderExcluirGostei muito de suas dicas, vou dar uma aula didática para tentar uma vaga de professora substituta. Ja tentei uma vez e não consegui ir bem. Mas tudo bem, vamos lá, vou tentar de novo. Porém estou com dificuldades com relação ao plano de aula. Devo escrever detalhadamente a aula? Ex: A aula será iniciada .... e depois ir escrevendo como será a aula.?
Professora, fiz uma prova para a Unicentro. Escola que eu tinha em alta conta. A prova era para professor colaborador. Havia um candidato cuja inscrição foi aceita para a vaga e contrária os dispositivos legais, já que vc não pode fazer concurso ad eternun para a vaga que vc já deu aula, vc tem que esperar dois anos, fazer a vacância, depois pode. Mas este candidato que ocupou esta vaga na Unicentro por dois anos, teve a candidatura homologada, fez a prova e claro, seu currículo tinha muitos pontos, já que cada semestre de aula vale muito mais ponto que um ano de trabalho no setor privado, ninguém poderia com ele, no próximo concurso novamente ninguém poderá com ele. Além de ilegal é imoral, sabe como? Em tempos de lavar o país a limpo .....e no dia do resultado vi que fui reprovada por tempo de aula: eram 50", dei 46" de aula. Sequer meu nome apareceu, ou seja, meu CV nem foi avaliado. Justo. Regra é regra. Mas resolvi checar quem eram as pessoas da banca, quem eram os candidatos, foi então que vi que o aprovado é ex aluno, ex orientado e agora, novamente prof em uma vaga de prof substituto, que ele mesmo é o antecessor. Lei é lei. Vergonha e decência, cada um tem a sua. Lamento. Mas isso tudo são coisas que um candidato verá nesse país. Não vou desistir, vou escolher vagas honestas e o seu blog continua incrível e tudo perfeitamente descrito. Segui item por item, fiquei um pouco ansiosa talvez, então "comi" 4' e paguei por isso. Mas vou lembrar o que vc disse: " conheço pessoas que tentaram dez vezes até conseguir!" Persistência é continuar até conseguir e vou conseguir! Sorte da escola que me tiver como docente! Tudo de bom professora , minhas melhores estimas!
ResponderExcluirZilda sinto muito pelo seu desencanto e acredito que em tempo hábil sempre é possível contestar incoerências e possíveis ilegalidades...presta atenção nestas datas e utilize seu direito. Isso serve para qualquer concurso. No mais continue sim tentando....tem meu melhor apoio....
ResponderExcluirLiliane tem modelos de plano de aula aqui no meu blog...preenche e me envia por e-mail e eu dou sugestões....anacrisostimo@hotmail.com
ResponderExcluirhttp://anacrisostimo.blogspot.com.br/2011/07/sugestao-plano-de-aula.html
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ResponderExcluirOlá Professora
ResponderExcluirVou fazer um concurso em que é solicitado um projeto de pesquisa na área de Educação Matemática (curso Pedagogia). Não sei bem o que fazer, pois não tenho experiência em concursos federais como docente. O que deve constar neste projeto? Para quem em devo direcionar? Carga horária? Devo colocar um referencial teórico? Possíveis resultados? A quem eu destino? Posso envolver alunos da graduação? Estou bem perdida no que isso quer dizer? Faço algo como um projeto de doutorado?Há algum exemplo ou link em que eu posso analisar? Muito obrigada!
Ana Paula gentileza me enviar edital do concurso para eu analisar: anacrisostimo@hotmail.com
ResponderExcluirGrata
Olá Profa. Ana. Nem.to acreditando que encontrei seu blog. Meus parabéns pelo trabalho! Farei o meu primeiro concurso para docente nível superior e consegui esclarecer diversas dúvidas com o blog.
ResponderExcluirGostaria muito de sua ajuda sobre Elaboração de um Projeto de Atuação Profissional que vai avaliar o conhecimento docente sobre atividades de ensino, pesquisa e extensão.
Teria alguma sugestão para me auxiliar?
Desde já muito obrigada!!!
Evellin
Olá professora Ana.
ResponderExcluirGostaria de obter informações referente a prova didática dos institutos federais.
Estou aguardando a convocação para participar da mesma.
Tenho muitas dúvidas.... Modelo de plano de aula, como proceder no momento da aula,posturas....
Preciso muito da sua ajuda,e pelo que observei no blog, suas orientações ajudaram muitoooo.
Por favor, me ajude !!
Desde já agradeço.
Obrigada.
Boa noite! Primeiramente gostaria de parabenizar pelas dicas, muito boas! Tenho uma dúvida, caso o edital não peça um plano de aula e o candidato decida levar assim mesmo, isso seria um ponto negativo?
ResponderExcluirolá professora Ana Lúcia Crisostimo. Preciso muita da sua ajuda, fiz concurso para professor da educação básica, e agora tenho que fazer uma sequencia didática para apresentar para a Banca, a senhora poderia me dar algumas dicas.
ResponderExcluirBoa tarde professora vou fazer um processo seletivo agora para professor substituto de educação física e no edital esta falando para fazer um plano de aula, a prova de desempenho terá duração de 15 minutos, estou em duvida em fazer pois não especifica em que nivel de escolaridade é pra fazer o plano , tem o temas mas nao tenho a minima ideia de como começar obrigada
ResponderExcluirBoa tarde professora! Recentemente participei de uma prova diádica pra professor. Meu plano de aula não foi muito bom, pois não detalhei o conteúdo no plano e não apontei de modo correto os recursos que iria utilizar. Na aula didática usei o usei o quadro, pois não consegui ligar o datashow. Porém, os tópicos que estavam nos slides não os transcrevi para o quadro, apenas ditava e explicava cada um deles. Apesar do nervosismo creio que a aula foi razoável. Será que posso ser eliminado por conta desses vacilos?
ResponderExcluirGrata pela forma sucinta e objetiva como apresenta aspectos tão importantes para nós, docentes, que prestamos concursos ou seleções.
ResponderExcluirÂngela Cibiac
Professora, muito obrigado por compartilhar todas essas dicas fantásticas. A partir delas, fui aprovado em concurso recente para docente efetivo do IFSC em minha primeira experiência com esse tipo de avaliação. Muito grato pelo conhecimento.
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