A falta de
motivação e reconhecimento para os educadores tem cada vez mais interferindo na
educação brasileira. Os alunos apenas estão indo para as aulas sem de fato adquirir
o conhecimento, aprender. Isso tudo tem
ocorrido por falta de preparo nas aulas, apoio das escolas, falta de
interdisciplinaridade entre matérias e a falta de contextualização do tema
tratado em aula. Se tendo em mente que um dos principais papéis do professor
dentro de uma sala de aula é fazer com que o aluno consiga ter uma aprendizagem
significativa é empenho deste, tentar achar uma abordagem que faça com que isto
ocorra.
Mas para
entender melhor, o que é uma aprendizagem significativa?
A aprendizagem
significativa é o processo através do qual uma nova informação (um novo
conhecimento) se relaciona de maneira não arbitrária e substantiva
(não-literal) à estrutura cognitiva do aprendiz. É no curso da aprendizagem
significativa que o significado lógico do material de aprendizagem se
transforma em significado psicológico para o sujeito.
Sabendo o
conceito do que é essa aprendizagem fica mais simples elaborar aulas para que
se atinja esse objetivo. Jogos, dinâmicas, praticas, exposições, passeios são
uma ótima maneira de expor o aluno ao conteúdo além de contextualiza-lo no
meio. Estas formas de ensinar desperta o aluno e atrai o interesse, fazendo com
que as aulas se tornem mas agradáveis e o dialogo professor- aluno se torne
mais rotineiro fazendo com que a aprendizagem ocorra de forma natural. Além de
que estas aulas ditas diferentes podem também auxiliar na aprendizagem de
alunos com dificuldades, pois ocorre a visualização do tema facilitando assim a
compreensão.
Para que estes
profissionais consigam trabalhar os conteúdos propostos é necessário que a
escola aonde leciona dê suporte e apoio para que estas aulas ocorram. Aulas conjugadas e contra
turnos podem bastante uteis para o professor a preparar sua aula, passeios e
praticas que permitam ter várias matérias envolvidas, tendo uma
interdisciplinaridade escolar faz com que o aluno perceba que as todas as
matérias andam em conjuntos, tendo relação uma com a outra, exemplo: química e
biologia. Isto admite que o professor consiga vencer a ementa que lhe é passado
no começo do ano. Percebemos, principalmente que no ensino médio, que os
professores têm muito conteúdo para passar o que acaba gerando apenas aulas apenas
teóricas não dando tempo para uma pratica do conteúdo, levando como
consequência o aluno a decorar a matéria, não se tendo uma aprendizagem eficaz.
Este problema,
se assim podemos dizer, encontrado nas escolas e colégios brasileiros só
poderia ser solucionado se os profissionais da educação das escolas se
reunissem e montassem um planejamento escolar que visa atender as necessidades
dos professores. E estes por sua vez tentassem programar suas aulas ao longo do
ano de maneira criativa fugindo um pouco da maneira tradicional, utilizando de
vários recursos. Além de que se os professores se reunissem antes de planejar
suas aulas poderiam propor aulas com mais interdisciplinaridade entre as
matérias.
Sites para mais informação sobre o tema:
Muito bom conteúdo. Obrigada!!
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