terça-feira, 22 de dezembro de 2015

Atividades PIBID/Biologia - Colégio Heitor Rocha Kramer -Guarapuava PR

Os acadêmicos pibidianos foram  recebidos no Colégio Estadual Vereador Heitor Rocha Kramer, apresentados à equipe pedagógica e em  seguida conheceram o espaço físico do Colégio. Realizamos uma  reunião junto com a coordenação, e três duplas  foram formadas, estabelecendo as  segundas-feiras,quartas-feiras e sextas-feiras para realização de atividades na escola, esclarecendo que se necessário poderiam ocorrer alterações. Também foram orientados quanto aos espaços que estariam disponíveis, como o Laboratório de Biologia, o Laboratório de Informática, a Biblioteca e Sala dos Professores. Como primeiras atividades desenvolvidas estão:  conhecer o Plano de Trabalho Docente do professor supervisor e os livros didáticos adotados pela escola. Na sequência temos,  reorganização do laboratório, separação e catalogação de reagentes e vidrarias já que novos produtos e vidrarias foram fornecidos pelo PIBID; acompanhamento de algumas aulas do supervisor a fim de conhecer as turmas; orientação e encaminhamento de  atividades  referentes a:
·         rochas e minerais -  (aula teórica com slides e catalogação da caixa geológica do colégio para demonstração);
·         solo e erosão -  ( importância do solo, tipos principais, permeabilidade, causas e efeitos da erosão - com experimentos e protocolo);
·         água -  (processo de purificação e doenças transmitidas pela água - experimentos com protocolo ou roteiro, slides e uso do microscópio para visualização de seres microscópicos causadores de doenças presentes na água de um rio poluído que fica próximo ao colégio);
·         sistema respiratório  - (confecção de um pulmão artificial exemplificando de forma clara os processos de inspiração e expiração, além da teoria e o desenvolvimento de atividades);
·         sistema imunitário -  ( teoria, visualização de células imunitárias, explicação detalhada sobre vacina e soro com a utilização da carteira de vacinação dos alunos, vídeo sobre fagocitose e atividades de fixação do conteúdo com a construção de mapa conceitual);
·         Sistema Sanguíneo - (aula teórica sobre sistema ABO e Fator RH, com explicação detalhada sobre composição do sangue, aglutininas, aglutinogênios. fator Rh, doação e recepção de sangue, bem como a importância da doação de sangue.);
·         Identificação de ácidos e bases - ( utilizando variados produtos e reagentes e relato das observações);
·         Auxílio com os alunos do programa Mais Educação - confecção de cartazes/painéis referentes a poluição, destacando tempo de decomposição e separação de resíduos e coleta seletiva; produção de papel reciclado;
·         Reutilização de garrafas pet - confecção de floreiras e objetos de artesanato;


Elaboração de objeto educacional

 Jogos - elaboração de jogos para serem usados do 9º ano ao Ensino Médio. Temos o MEMOQUÍMICA  que consiste num jogo de memória com o objetivo de associar as fórmulas químicas aos seus respectivos nome e também o BINGO DA TABELA PERIÓDICA , em que o objetivo é relacionar o nome do elemento químico ao seu símbolo;
·         Continuação da confecção dos sistemas para  o "modelo didático" um " boneco" de  cerca de 1,20m de altura em MDF, que foi revestido  com malha imantada,  para uso em sala de aula;
·         Sistema Nervoso - aula teórica e aplicação da dinâmica sobre neurotransmissão;
·         Jogo referente a neurotransmissão, imitando o telefone sem fio;
·         Auxílio nas atividades do Dia Integração Comunidade e Escola também alusiva ao Dia da Consciência Negra, com produção de papel machê para as máscaras e da boneca Abayomi, além do acompanhamento no dia da exposição;
·         Atividades sobre doenças sexualmente transmissíveis;
·         Auxilio em atividades de pesquisa;
·         Auxilio no trabalho sobre fontes de energia - maquetes;
·         Tipos de energia: cinética,potencial elástica, potencial gravitacional, mecânica Aula teórica e experimento com protocolo);
·         Leis de Newton, teoria e experimentação com protocolo;
·         Produção de cartões natalinos em papel reciclado.

  Para a  realização das atividades propostas foram orientados  sobre metodologias e recursos que poderiam enriquecer sua práticas pedagógicas,  utilizando-se  horas-aula (sala de aula),  aulas em forma de palestras, com datashow,  experimentos no laboratório (acompanhados de relatórios),   jogos diversos, e tempo para estudo e embasamento teórico..  Todas as atividades foram acompanhadas pela professora supervisora e o planejamento das mesmas orientadas em encontros na escola e durante a hora-atividade da professora supervisora.
As atividades foram implermentadas de março a dezembro de 2015.


Nenhum comentário:

Postar um comentário