Os acadêmicos pibidianos
foram recebidos no Colégio Estadual Vereador
Heitor Rocha Kramer, apresentados à equipe pedagógica e em seguida conheceram o espaço físico do
Colégio. Realizamos uma reunião junto com a coordenação, e três duplas
foram formadas, estabelecendo as segundas-feiras,quartas-feiras e sextas-feiras
para realização de atividades na escola, esclarecendo que se necessário poderiam
ocorrer alterações. Também foram orientados quanto aos espaços que estariam
disponíveis, como o Laboratório de Biologia, o Laboratório de Informática, a
Biblioteca e Sala dos Professores. Como primeiras atividades desenvolvidas
estão: conhecer o Plano de Trabalho
Docente do professor supervisor e os livros didáticos adotados pela escola. Na
sequência temos, reorganização do
laboratório, separação e catalogação de reagentes e vidrarias já que novos
produtos e vidrarias foram fornecidos pelo PIBID; acompanhamento de algumas
aulas do supervisor a fim de conhecer as turmas; orientação e encaminhamento de
atividades referentes a:
·
rochas
e minerais - (aula teórica com slides e
catalogação da caixa geológica do colégio para demonstração);
·
solo
e erosão - ( importância do solo, tipos
principais, permeabilidade, causas e efeitos da erosão - com experimentos e
protocolo);
·
água
- (processo de purificação e doenças
transmitidas pela água - experimentos com protocolo ou roteiro, slides e uso do
microscópio para visualização de seres microscópicos causadores de doenças
presentes na água de um rio poluído que fica próximo ao colégio);
·
sistema
respiratório - (confecção de um pulmão
artificial exemplificando de forma clara os processos de inspiração e expiração,
além da teoria e o desenvolvimento de atividades);
·
sistema
imunitário - ( teoria, visualização de
células imunitárias, explicação detalhada sobre vacina e soro com a utilização
da carteira de vacinação dos alunos, vídeo sobre fagocitose e atividades de
fixação do conteúdo com a construção de mapa conceitual);
·
Sistema
Sanguíneo - (aula teórica sobre sistema ABO e Fator RH, com explicação
detalhada sobre composição do sangue, aglutininas, aglutinogênios. fator Rh,
doação e recepção de sangue, bem como a importância da doação de sangue.);
·
Identificação
de ácidos e bases - ( utilizando variados produtos e reagentes e relato das
observações);
·
Auxílio
com os alunos do programa Mais Educação - confecção de cartazes/painéis referentes
a poluição, destacando tempo de decomposição e separação de resíduos e coleta
seletiva; produção de papel reciclado;
·
Reutilização
de garrafas pet - confecção de floreiras e objetos de artesanato;
Elaboração de objeto educacional
Jogos
- elaboração de jogos para serem usados do 9º ano ao Ensino Médio. Temos o
MEMOQUÍMICA que consiste num jogo de
memória com o objetivo de associar as fórmulas químicas aos seus respectivos
nome e também o BINGO DA TABELA PERIÓDICA , em que o objetivo é relacionar o
nome do elemento químico ao seu símbolo;
·
Continuação
da confecção dos sistemas para o
"modelo didático" um " boneco" de cerca de 1,20m de altura em MDF, que foi
revestido com malha imantada, para uso em sala de aula;
·
Sistema
Nervoso - aula teórica e aplicação da dinâmica sobre neurotransmissão;
·
Jogo
referente a neurotransmissão, imitando o telefone sem fio;
·
Auxílio
nas atividades do Dia Integração Comunidade e Escola também alusiva ao Dia da
Consciência Negra, com produção de papel machê para as máscaras e da boneca
Abayomi, além do acompanhamento no dia da exposição;
·
Atividades
sobre doenças sexualmente transmissíveis;
·
Auxilio
em atividades de pesquisa;
·
Auxilio
no trabalho sobre fontes de energia - maquetes;
·
Tipos
de energia: cinética,potencial elástica, potencial gravitacional, mecânica Aula
teórica e experimento com protocolo);
·
Leis
de Newton, teoria e experimentação com protocolo;
·
Produção
de cartões natalinos em papel reciclado.
Para a realização das atividades propostas foram
orientados sobre metodologias e recursos
que poderiam enriquecer sua práticas pedagógicas, utilizando-se horas-aula (sala de aula), aulas em forma de palestras, com datashow, experimentos no laboratório (acompanhados de
relatórios), jogos diversos, e tempo para estudo e
embasamento teórico.. Todas as atividades
foram acompanhadas pela professora supervisora e o planejamento das mesmas
orientadas em encontros na escola e durante a hora-atividade da professora
supervisora.
As atividades foram implermentadas de março a dezembro de 2015.
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