PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO Á
DOCÊNCIA – PIBID
RELATÓRIO FINAL DE ATIVIDADES PIBID/UNICENTRO E PARTICIPAÇÕES DOS BOLSISTAS NO COLÉGIO ESTADUAL
BIBIANA BITENCOURT – EFM.
Relatório
final apresentado à coordenação do PIBID das atividades desenvolvidas durante o
ano de 2015 na área do subprojeto de Biologia sob a coordenação da professora
Rosilene Rebeca.
Supervisor: ALMIR JOSE DALLA ROSA (SEED,
PR).
Orientadora: Rosilene Rebeca (Departamento
de Ciências Biológicas-UNICENTRO).
O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência –
PIBID é um programa de apoio e valorização do professor e de aperfeiçoamento do
processo de formação de docentes para o ensino e educação dos alunos dos
colégios de educação básica, ensino fundamental e médio.
Os objetivos do PIBID:
·
Valorizar o magistério, incentivando os
estudantes que optam pela carreira docente;
·
Promover a melhoria da qualidade da
educação básica;
·
Incentivar a formação de docentes de professores
para a educação básica;
·
Contribuir para a valorização do professor
de ensino fundamental e médio;
·
Promover a articulação integrada da
educação superior com a educação básica;
·
Valorizar o espaço da escola pública
como campo de experiência para construção do conhecimento na
formação de professores para educação básica;
·
Proporcionar aos futuros professores
participação em ações, experiências metodológicas e práticas docentes
inovadoras, articuladas com a realidade local da escola.
- Contribuir
para desenvolvimento metodológico
de atividades e práticas para o ensino e educação do aluno.
- Inserir
os estudantes das universidades no cotidiano da escola com intermédio dos
professores da rede pública de educação;
- Conhecer
o trabalho dos professores da escola pública de ensino fundamental e de
ensino médio, educação regular, educação do campo e educação de jovens e
adultos;
O subprojeto BIOLOGIA
tem por objetivo geral proporcionar aos acadêmicos de Ciências Biológicas da UNICENTRO
promover a formação de docentes capacitados que serão motivados a assumir a
carreira docente como intenção profissional e adquirir conhecimentos
metodológicos e práticas inovadoras a fim de se tornarem docentes que tenham
como meta à superação das dificuldades identificada no processo
ensino-aprendizagem nas escolas públicas. As ações desenvolvidas como, oficinas,
estudos dirigidos, práticas de ensino de ciências, apoio à realização de projetos,
auxiliando para a formação didática e pedagógica dos acadêmicos.
Foram desenvolvidas durante
o ano de 2015 atividades em sala de aula, práticas laboratoriais e oficinas com
os alunos do período da tarde com as turmas: 7ºC, 8ºB e 9ºB incluídas no Projeto
PIBID do Colégio Estadual Bibiana Bitencourt - EFM.
Em primeiro momento as atividades
tiveram abordagem teórica em sala de aula, e posteriormente aulas práticas em
laboratório. As atividades realizadas foram:
- Observação
de células procariontes a partir de iogurte natural com utilização de
microscópio óptico;
- Prática
de reações químicas; ácido e base utilizando reagentes e papel tornassol,
também o tema “condutividade elétrica” com ácidos e sais;
- Observação
de fungos e cultivo de bolor em pão;
- Observação
e identificação de protozoários com lupa eletrônica, a partir de duas
amostras: cultivados em alface e coletados em um lago;
- Organizações
do laboratório em geral, higienização de armários, vidrarias, reagentes, materiais
e bancada.
- Visualização
de células procariontes no microscópio óptico a partir de amostras de
iogurte;
- Observação
de fungos na lupa eletrônica a partir de cultura de bolor em pão;
- Aulas teóricas as
substâncias puras e misturas, funções químicas: ácidos, bases, sais e
óxidos e introdução à física e ondulatória;
- Atividades
sobre nutrição alimentar; o sistema digestório; o sistema respiratório; o
sistema excretor em forma de trabalho em grupo confeccionado cartazes,
atividades lúdicas;
- Atividades sobre o sistema
sensorial, o
sistema locomotor e sistema nervoso;
- Aula práticas de
protozoários com observação, culturas e desenhos;
- Aula prática de fungo com
observação, cultura e esquemas;
- Aula prática de bactérias
com desenhos das formas das bactérias, de células procarióticas, com observação
do Bacilo lácteo do iogurte no microscópio;
- Oficina de materiais
reciclados e reutilização;
- Aula prática sobre
células sanguíneas;
- Aula
prática sobre substâncias puras e misturas homogêneas e heterogêneas;
- Experimento sobre reações químicas de substâncias, a partir de
três experimentos simples;
- Aula prática de tensão
superficial;
- Atividades sobre anelídeos
e hirudíneos;
- Confecção de uma célula
vegetal com isopor e massa de modelar, neurônio e mitose com biscuit.
- Confecção de uma tabela
periódica com papel Kraft e cartolina;
- Aula prática como de
condução de eletricidade e medição de pH, com papel tornassol, a prática de condutibilidade elétrica foi
apresentado no SIEPE;
- Confecção de uma câmara
escura de inversão para ilustração de como a imagem se forma na retina;
- Atividades
sobre o lixo e a importância de reciclar e reutilizar materiais como
garrafas Pets, pneus, etc.
- Aula
prática sobre a reciclagem e reaproveitamento de materiais recicláveis,
reutilização de garrafa Pet sendo confeccionados porquinhos em forma de
cofrinho com os educandos, a partir desse trabalho foi feito um resumo expandido
para o SIEPE.
Participação em evento:
- Semana de
Ciência e Tecnologia em 22 de outubro de 2015, UNICENTRO – Campus CEDETEG.
- IV Semana de
Integração Ensino, Pesquisa e Extensão – SIEPE.
Os resultados alcançados foram bastante positivos,
pois proporcionaram para os alunos do 7ºC, 8ºB e 9º B atividades diferenciadas,
as quais serviram para despertar maior interesse pelas aulas de ciências
relacionando a teoria com a prática. Aulas práticas se
sobressaem por serem interessante e facilitam a
compreensão, tornando a aprendizagem significativa, com isso colaborando para o ensino e
educação do aluno.
Quanto aos alunos estudantes universitários bolsistas
do projeto PIBID em relação ao campo de experiência na
escola o aspecto positivo foi o contato com a sala de aula, com os alunos,
laboratório, livros didáticos, livros de registros, preparo de atividades, práticas
e avaliações, essa aproximação colaborou para
as bolsistas experiências metodológicas e práticas docentes
inovadoras e com isso os estudantes poderem optar com mais convecção pela
carreira de magistério.
REFERÊNCIAS
BIBLIOGRAFICAS
CAPES e Ministério da
Educação, Brasil um país de todos Governo Federal: Slides PIBID Janeiro 2008, HTTPS://www.capes.gov.br/imagens/stories/dowload/.../PIBID-final.pps.
Acesso em: 07 dez. 2015.
BARROS, Carlos Ciências / Carlos Barros
e Wilson Paulino – 5ª ed. – São Paulo: Ática, 2012.
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