terça-feira, 22 de dezembro de 2015

ATIVIDADES PIBID/UNICENTRO E PARTICIPAÇÕES DOS BOLSISTAS NO COLÉGIO ESTADUAL BIBIANA BITENCOURT – EFM.

PROGRAMA INSTITUCIONAL DE BOLSA DE INICIAÇÃO Á DOCÊNCIA – PIBID

RELATÓRIO FINAL DE ATIVIDADES PIBID/UNICENTRO E PARTICIPAÇÕES DOS BOLSISTAS NO COLÉGIO ESTADUAL BIBIANA BITENCOURT – EFM.


Relatório final apresentado à coordenação do PIBID das atividades desenvolvidas durante o ano de 2015 na área do subprojeto de Biologia sob a coordenação da professora Rosilene Rebeca.

Supervisor: ALMIR JOSE DALLA ROSA (SEED, PR).
Orientadora: Rosilene Rebeca (Departamento de Ciências Biológicas-UNICENTRO).

O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência – PIBID é um programa de apoio e valorização do professor e de aperfeiçoamento do processo de formação de docentes para o ensino e educação dos alunos dos colégios de educação básica, ensino fundamental e médio.

Os objetivos do PIBID:

·         Valorizar o magistério, incentivando os estudantes que optam pela carreira docente;
·         Promover a melhoria da qualidade da educação básica;
·         Incentivar a formação de docentes de professores para a educação básica;
·         Contribuir para a valorização do professor de ensino fundamental e médio;
·         Promover a articulação integrada da educação superior com a educação básica;
·         Valorizar o espaço da escola pública como campo de experiência para construção do conhecimento na formação de professores para educação básica;
·          Proporcionar aos futuros professores participação em ações, experiências metodológicas e práticas docentes inovadoras, articuladas com a realidade local da escola.
  • Contribuir para desenvolvimento metodológico de atividades e práticas para o ensino e educação do aluno.
  • Inserir os estudantes das universidades no cotidiano da escola com intermédio dos professores da rede pública de educação;
  • Conhecer o trabalho dos professores da escola pública de ensino fundamental e de ensino médio, educação regular, educação do campo e educação de jovens e adultos;

O subprojeto BIOLOGIA tem por objetivo geral proporcionar aos acadêmicos de Ciências Biológicas da UNICENTRO promover a formação de docentes capacitados que serão motivados a assumir a carreira docente como intenção profissional e adquirir conhecimentos metodológicos e práticas inovadoras a fim de se tornarem docentes que tenham como meta à superação das dificuldades identificada no processo ensino-aprendizagem nas escolas públicas. As ações desenvolvidas como, oficinas, estudos dirigidos, práticas de ensino de ciências, apoio à realização de projetos, auxiliando para a formação didática e pedagógica dos acadêmicos.

Foram desenvolvidas durante o ano de 2015 atividades em sala de aula, práticas laboratoriais e oficinas com os alunos do período da tarde com as turmas: 7ºC, 8ºB e 9ºB incluídas no Projeto PIBID do Colégio Estadual Bibiana Bitencourt - EFM.
Em primeiro momento as atividades tiveram abordagem teórica em sala de aula, e posteriormente aulas práticas em laboratório. As atividades realizadas foram:

  • Observação de células procariontes a partir de iogurte natural com utilização de microscópio óptico;
  • Prática de reações químicas; ácido e base utilizando reagentes e papel tornassol, também o tema “condutividade elétrica” com ácidos e sais;
  • Observação de fungos e cultivo de bolor em pão;
  • Observação e identificação de protozoários com lupa eletrônica, a partir de duas amostras: cultivados em alface e coletados em um lago;
  • Organizações do laboratório em geral, higienização de armários, vidrarias, reagentes, materiais e bancada.
  • Visualização de células procariontes no microscópio óptico a partir de amostras de iogurte;
  • Observação de fungos na lupa eletrônica a partir de cultura de bolor em pão;
  • Aulas teóricas as substâncias puras e misturas, funções químicas: ácidos, bases, sais e óxidos e introdução à física e ondulatória;
  • Atividades sobre nutrição alimentar; o sistema digestório; o sistema respiratório; o sistema excretor em forma de trabalho em grupo confeccionado cartazes, atividades lúdicas;
  • Atividades sobre o sistema sensorial, o sistema locomotor e sistema nervoso;
  • Aula práticas de protozoários com observação, culturas e desenhos;
  • Aula prática de fungo com observação, cultura e esquemas;
  • Aula prática de bactérias com desenhos das formas das bactérias, de células procarióticas, com observação do Bacilo lácteo do iogurte no microscópio;
  • Oficina de materiais reciclados e reutilização;
  • Aula prática sobre células sanguíneas;
  • Aula prática sobre substâncias puras e misturas homogêneas e heterogêneas;
  • Experimento sobre reações químicas de substâncias, a partir de três experimentos simples;
  • Aula prática de tensão superficial;
  • Atividades sobre anelídeos e hirudíneos;
  • Confecção de uma célula vegetal com isopor e massa de modelar, neurônio e mitose com biscuit.
  • Confecção de uma tabela periódica com papel Kraft e cartolina;
  • Aula prática como de condução de eletricidade e medição de pH, com papel tornassol, a prática de condutibilidade elétrica foi apresentado no SIEPE;
  • Confecção de uma câmara escura de inversão para ilustração de como a imagem se forma na retina;
  • Atividades sobre o lixo e a importância de reciclar e reutilizar materiais como garrafas Pets, pneus, etc.
  • Aula prática sobre a reciclagem e reaproveitamento de materiais recicláveis, reutilização de garrafa Pet sendo confeccionados porquinhos em forma de cofrinho com os educandos, a partir desse trabalho foi feito um resumo expandido para o SIEPE.

Participação em evento:

  • Semana de Ciência e Tecnologia em 22 de outubro de 2015, UNICENTRO – Campus CEDETEG.
  • IV Semana de Integração Ensino, Pesquisa e Extensão – SIEPE.

Os resultados alcançados foram bastante positivos, pois proporcionaram para os alunos do 7ºC, 8ºB e 9º B atividades diferenciadas, as quais serviram para despertar maior interesse pelas aulas de ciências relacionando a teoria com a prática. Aulas práticas se sobressaem por serem interessante e facilitam a compreensão, tornando a aprendizagem significativa, com isso colaborando para o ensino e educação do aluno.

Quanto aos alunos estudantes universitários bolsistas do projeto PIBID em relação ao campo de experiência na escola o aspecto positivo foi o contato com a sala de aula, com os alunos, laboratório, livros didáticos, livros de registros, preparo de atividades, práticas e avaliações, essa aproximação colaborou para as bolsistas experiências metodológicas e práticas docentes inovadoras e com isso os estudantes poderem optar com mais convecção pela carreira de magistério.

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS

CAPES e Ministério da Educação, Brasil um país de todos Governo Federal: Slides PIBID Janeiro 2008, HTTPS://www.capes.gov.br/imagens/stories/dowload/.../PIBID-final.pps. Acesso em: 07 dez. 2015.


BARROS, Carlos Ciências / Carlos Barros e Wilson Paulino – 5ª ed. – São Paulo: Ática, 2012.

Nenhum comentário:

Postar um comentário