EDITAL Nº 017/2016 – CPCP – DV – ABERTURA CONCURSO PÚBLICO DE PROVAS E TÍTULOS PARA O PROVIMENTO DE CARGO DA CARREIRA DO MAGISTÉRIO FEDERAL, NA CATEGORIA FUNCIONAL DE PROFESSOR DO MAGISTÉRIO SUPERIOR – CLASSE A – DENOMINAÇÃO “ASSISTENTE A” E “ADJUNTO A”.
Período de inscrição: de 04 de maio de 2016 a 02 de junho de 2016, estarão abertas as inscrições para o Concurso Público de Provas e Títulos, destinado ao provimento de 03 (três) cargos da Carreira do Magistério Federa
Acessar edital:
http://www.utfpr.edu.br/concursos/campi/dv/arquivos/Edital_017_2016_CPCP_DV_Abertura.pdf
Áreas:
1) Ciência da Computação/Desenvolvimento Web, Interação Humano Computador e Dispositivos Móveis
2) Engenharia/Engenharia Ambiental
3) Geociências / Geologia e Paleontologia
Telefone de contato: (46) 3536-8903/8904/8905
Ver ainda critérios de avaliação da banca:
http://www.utfpr.edu.br/concursos/campi/dv/arquivos/GUIAPARAAVALIAOPDE.pdf
GUIA PARA BANCA EXAMINADORA DE CONCURSO PÚBLICO PROVA DE DESEMPENHO DE ENSINO
A prova de desempenho de ensino tem como objetivo avaliar a competência do
candidato em ministrar aula com habilidade, conhecimento e atitude.
O tempo de duração da aula é importante e deve ser de no máximo 30 minutos.
Ao
critério do presidente da banca o candidato pode ser avisado faltando cinco e um minuto do
término da aula.
Ao final dos 30 minutos o presidente da banca deve encerrar a aula, não
permitindo a continuidade da aula pelo candidato.
Para contribuir na avaliação do conhecimento do candidato a banca pode fazer
arguição sobre o assunto do ponto sorteado para a aula.
A prova de desempenho de ensino apresenta 10 quesitos que devem ser avaliados
conforme informações que seguem:
1. Planejamento/Plano de aula
- Neste item a banca examinadora deve observar: a seleção e organização dos conteúdos,
ação didática/desenvolvimento da aula, recursos e estratégias de ensino/aprendizagem,
processo de avaliação e referencial bibliográfico.
- A seleção e organização do conteúdo da aula foi de acordo com o tema sorteado?
- Os objetivos foram claramente estabelecidos, norteadores e possíveis de serem atingidos
durante o desenvolvimento da aula?
- A apresentação foi com sequência lógica e coerente para o desenvolvimento da aula?
- Os pontos primordiais para o desenvolvimento da aula foram descritos?
- A avaliação proposta é compatível com a seleção e desenvolvimento dos conteúdos?
- Os referenciais bibliográficos indicados são atualizados e relevantes para o tema
sorteado?
2. Conteúdo: claro, objetivo, estimulante, consistente e de acordo com o plano de aula
- O candidato foi claro e objetivo ao abordar os conteúdos?
- A apresentação do conteúdo foi de forma motivadora?
- Observar se o candidato atém-se ao tema e se as digressões têm função dentro da
apresentação dos conteúdos ou são somente digressões por falta de foco.
- Observar se o candidato consegue reter a atenção da audiência.
3. Metodologia e Recursos didáticos utilizados
- Avaliar se o procedimento metodológico adotado para explicitar os conteúdos selecionados
está de acordo com os objetivos propostos.
- Avaliar se a escolha dos recursos didáticos (quadro, projetor multimídia, slides, vídeos,
textos exercícios, atividades, etc.) apresenta coerência com o procedimento metodológico.
- O candidato fez o uso correto dos recursos selecionados?
4. Desenvolvimento: introdução e contextualização, relevância do tema, explicação,
síntese e conclusão.
- Na introdução, observar se o candidato deixa explícita a importância do conteúdo dentro
da área.
- O candidato apresenta os principais aspectos do tópico da aula, relacionando-os com
outros tópicos do mesmo tema e com assuntos mais gerais ou da atualidade?
- O candidato contextualizou o tópico em questão?
Ministério da Educação
Universidade Tecnológica Federal do Paraná
Comissão Permanente de Concurso Público
- Observar se o candidato, com a introdução, cria um gancho para iniciar a explicação do
tópico da aula, inclusive delimitando-o dentro do contexto.
- O candidato deve explicar o tópico de forma estruturada, que seja fácil seguir seu
raciocínio.
- Observar se o candidato vai encaixando os conteúdos que constituem sua explicação, ou
seja, que as transições entre eles possam ser facilmente acompanhadas.
- O candidato sintetizou os pontos abordados, reforçando e contextualizando-os?
- O candidato deve prover síntese final da aula, de forma a repassar resumidamente a
sequência de conteúdos apresentados, conduzindo a audiência a fazer essa síntese
também.
- O candidato concluiu adequadamente a aula?
- O candidato pode neste ponto, delimitar qual é a sequência das próximas aulas.
5. Domínio das bases conceituais
- O candidato expôs os conceitos técnico-científicos ligados ao conteúdo de forma correta e
atual? Com rigor científico?
- Demonstrou habilidade no uso do formalismo e das categorias teóricas utilizadas
(exemplos: conceitos, teorias, termos técnicos, simbologia, deduções, etc.)?
6. Profundidade e amplitude do conteúdo abordado
- O candidato demonstrou conhecimento sólido durante o desenvolvimento da aula?
- As respostas à arguição evidenciam que o candidato possui conhecimento além do tópico
específico abordado na aula?
7. Uso de analogias e exemplos
- O candidato utilizou exemplos significativos para ilustrar conceitos chaves?
- Utilizou analogias adequadas para o entendimento do tópico tratado?
- Relacionou o tópico especifico com outras áreas, explorou possíveis aplicações do
conteúdo abordado em outros contextos?
8. Comunicação: gesticulação, movimentação, linguagem, voz, ritmo, contato visual e
interação
- O candidato apresentou gesticulação apropriada, evitando manter-se estático ou
movimentar-se em excesso?
- O candidato se expressou por meio de linguagem oral adequada (vocabulário utilizado,
palavras adequadas, linguagem formal, concordância verbal, clareza na dicção)?
- No caso de candidatos estrangeiros a banca deve observar se a pronúncia impede o
entendimento do conteúdo.
- O candidato utilizou inflexões vocais, variando o tom e volume da voz, de maneira a
manter um ritmo agradável, estimulante e dinâmico durante a aula?
- O candidato apresentou contato visual, cordialidade e boa interação com os membros da
banca e/ou audiência?
9. Autocontrole e segurança
- O candidato demonstrou domínio/segurança do conteúdo abordado?
- O candidato demonstrou autocontrole no contexto da avaliação, de modo que suas
emoções não interferiram negativamente no andamento da aula?
- O candidato respondeu com serenidade e desenvoltura às questões a ele dirigidas?
10. Motivação e entusiasmo
- O candidato demonstrou motivação e entusiasmo durante a aula?
- O candidato demonstrou interesse e afinidade com a atividade de ensino?
Acesse ainda Modelo de plano de aula do concurso:
Nenhum comentário:
Postar um comentário