quarta-feira, 30 de março de 2011

Análise da estruturação de um texto científico

Zum: desvelando o universo das plantas com arte

Jaqueline Vilella Barban
Hylio Laganá Fernandes
Resumo
A modernização do cenário educacional deve acontecer como forma de suprir as necessidades de uma sociedade em constante transformação - fluxo de conhecimentos, imagens, movimentos e sons. Nesse contexto, busca-se cada vez mais um ensino articulado, que contemple ciência, arte e tecnologia. Utilizando-se de técnicas de fotografia e animação digital, esse trabalho teve como objetivo a criação de uma narrativa imagética para compor um material de apoio didático no ensino da Botânica, com o intuito de desenvolver interesse e valorização dessa área. O registro fotográfico digital focou-se em briófitas e pteridófitas; a partir destas imagens foram produzidas montagens dinâmicas que conferissem noções de escala: efeito de zoom (afastamento ou aproximação), valorizando o organismo enquanto elemento constituinte de um sistema complexo. A aplicação do material produzido possibilitou a investigação dos sentidos atribuídos às imagens e às animações; e demonstrou que o objetivo principal foi alcançado e comprovado pela melhoria no desempenho dos educandos.

Referência: texto apresentado II Simpósio Nacional de Ensino de Ciência e Tecnologia, ocorrido na Universidade Tecnológica Federal do Paraná – UTFPR de 07 a 09 de outubro de 2010 –Ponta Grossa PR, denominado Zum: desvelando o universo das plantas com arte.
    Atividade a ser desenvolvida pelo 3º CBM na disciplina de Estágio Supervisionado em Ciências Biológicas I: análise da estruturação do texto “Zum: desvelando o universo das plantas com arte”.

Em relação à análise de como os autores procederam a estruturação do texto, responder às seguintes questões:

1- O que pretendia investigar (o problema)
2- Para que (os objetivos)
3- Como (a metodologia: tipo de pesquisa, sujeitos, estratégias, instrumentos de coleta de dados)
4- Os procedimentos de análise dos dados, discussão (interlocução entre o pesquisador, os dados coletados e o referencial teórico), e os resultados a que chegou, respondendo ao problema da pesquisa.


4 comentários:

  1. 1-Utilização da linguagem

    Uma linguagem interativa e didática, utilizando materiais alternativos para incrementar a linguagem, como por exemplo, fotos e slides, espécimes vivos.


    2- O que pretendia a investigar (o problema).

    Diferenciar a metodologia das aulas da disciplina para melhorar o aprendizado.


    3- Para que (objetivos)

    Elaborar um material didático de apoio para disciplinas especificas da grade curricular da educação, no caso do texto na disciplina de Botânica.


    4- Como (a metodologia) tipo de pesquisa, sujeitos, estratégias, instrumentos de coletas de dados.

    Foi desenvolvida a partir da produção de um material didático utilizando-se de técnicas de fotografia e animação digital através de montagens dinâmicas que valorizassem, o mesmo enquanto elemento de um sistema complexo. Após isso o material foi adaptado e aplicado aos alunos seguido de avaliação pelos mesmos.


    5- Os procedimentos da análise dos dados, discussão (interlocução entre o pesquisador, os dados coletados e o referencial teórico) e os resultados a que chegou, respondendo ao problema da pesquisa.

    Os alunos demonstraram mais interesse pelas aulas depois que foram modificadas, porem a ponte entre professor-aluno é fundamental e esta relação tem que ocorrer na sala de aula. Como resultado de tais ações o produto foi o respeito, valorização e interesse dos alunos para com o professor e a disciplina.


    Gabriela Cebulski, Jéssica Talita, Vanessa Sovrani.
    3ºCBM

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  2. O que pretendia investigar (o problema);
    Formular alternativas metodológicas para a reestruturação do processo ensino-aprendizagem, transformando a aula em algo mais dinâmico, visual e próximo do cotidiano

    Para que (os objetivos);
    Criar através de técnicas de fotografia e animação digital materiais didáticos para serem utilizados nas aulas de botânica.

    Como (a metodologia: tipos de pesquisa, sujeitos, estratégias, instrumentos de coleta de dados);
    O objeto de estudo foram briófitas e pteridófitas que foram fotografadas utilizando o recurso do zoom para mostrar desde a perspectiva ambiental até a celular. A partir das imagens, produziu-se o material didático na área de botânica, que foi adaptado, aplicado em sala de aula e avaliado pelos alunos.

    Os procedimentos de análise dos dados, discussão (interlocução entre o pesquisador, os dados coletados e o referencial teórico), e os resultados a que chegou, respondendo ao problema da pesquisa.
    Os dados foram obtidos por meio de questionários, aplicados aos alunos, chegando-se a conclusão que o uso de material didático e outros materias permitiu melhor compreensão do conteúdo, pois contextualizou-o com cotidiano e inovou as aulas. Contudo, não basta a utilização de um excelente material didático se o professor não tiver domínio do conteúdo.

    Samara 3ºCBM

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  3. O Problema:
    Um ensino articulado que contemple ciência, arte e tecnologia. Utilizando-se de técnicas de fotografia e animação digital.

    Para que:
    Com objetivo a criação de uma narrativa imagética para compor um material de apoio didático no ensino da Botânica, com o intuito de desenvolver interesse e valorização dessa área.

    Como:
    Em três etapas: produção de material didático na área de Botânica; adaptação e aplicação do material produzido como apoio didático no Ensino Médio e avaliação do material didático pelos alunos.
    O material didático foi produzido através de seqüências fotográficas e vídeos realizados através de pesquisa de campo (ambiente natural) e imagens em lupa e microscopia. Essas imagens obtidas passaram por tratamento digital para finalização e edição do material.
    Esse material didático foi aplicado em duas turmas do 3º ano do Ensino Médio de uma escola estadual em Sorocaba. Esse material foi preparado para atender as aulas de botânica dentro da proposta curricular da série. As aulas foram produzidas em slides projetados e vídeos. Como parte prática houve também a demonstração de espécimes botânicos vivos que foram coletados nos arredores da escola.
    Para a avaliação do material didático foram utilizados questionários e entrevistas. O questionário tinha perguntas fechadas e abertas e foi entregue a todos os alunos. Após a análise dos questionários, selecionou-se dois alunos para a entrevista.
    Ao término do trimestre a professora de Biologia aplicou uma avaliação de múltipla escolha com o objetivo de verificar a assimilação do conteúdo pelos alunos.

    Conclusão:
    Durante a produção do material didático observou-se que era necessário cuidado com o horário e iluminação para a obtenção de imagens de campo. Encontrou-se também alguns obstáculos, como posicionamento das câmeras e ângulo de fotografia.
    Na aplicação do material didático produzido, concluiu-se que a apostila possuía pouco conteúdo referente à botânica e esse material didático enriqueceu a aula. A aplicação do material aconteceu em duas turmas. Na turma A não houve atraso e a aula transcorreu com tranquilidade e os alunos se mostraram interessados. Na turma B os alunos não demonstraram muito interesse e participação, acreditando que isso aconteceu devido aos imprevistos e atrasos na aplicação da aula.
    A análise quantitativa do material foi em grande maioria positiva, demonstrando a aceitação do material pelos alunos. Grande parte das respostas SIM foram da turma A que foi a turma que mais participou das aulas.
    Para as entrevistas foram selecionados dois alunos da turma A, que apresentaram argumentos relevantes nas perguntas abertas do questionário. Um aluno ressaltou os aspectos negativos, respondeu que os recursos visuais não o ajudaram a despertar o interesse pelas plantas nem a memorizar a aula, mas concordou que aprendeu melhor sobre os conteúdos abordados e que passou a olhar com outros olhos para as plantas ao seu redor. Já a aluna referente às críticas positivas, disse que apesar do grande volume de conteúdo passado, uma aula com recursos diferentes a monotonia “do giz e da lousa”, estimula os alunos a se empenharem na aprendizagem e, portanto, auxilia a memorização. “Quando a aula é boa e marcante a gente nunca mais esquece!”. No final a entrevistada comentou que foi realizado um ótimo trabalho e que a escola estava precisando de novos professores com vontade de criar aulas diferentes e mais dinâmicas.

    Acadêmicas: Laís Mariane Duda, Mariana Fantinel, Valéria Carlins, Vanina Poncaglio.

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  4. O que pretendia investigar (o problema):

    Com a constante transformação da sociedade é necessário uma modernização no cenário educacional, com fluxo de conhecimento, imagens, movimentos e sons (ensino articulado, com auxilio de técnicas de fotografia e animação digital).

    Para que (objetivo):

    Criação de uma narrativa imagética para compor um material de apoio didático no ensino da Botânica, com o intuito de desenvolver interesse e valorização dessa área.

    Como (a metodologia):

    A pesquisa é investigativa, onde supõem-se que o aluno não tem nenhuma visão das plantas mencionadas na aula e que, a partir das fotografias o aluno compreenderia todos os conceitos das plantas propostas.
    As estratégias utilizadas foram a produção e adaptação de um material didático na área de botânica para estudantes do ensino médio, por meio de fotografias modificando o zoom da máquina de modo que obtivesse ângulos e a valorização da planta, desde a macro imagem até a micro imagem.

    Os procedimentos de analise de dados, discussão:

    Foi utilizado para coleta de dados questionários e entrevistas, na turma A e B. O autor interage bem com seus resultados, comenta o desinteresse de uma turma e o interesse e curiosidade da outra. Como era de se esperar por parte do autor, seus resultados são positivos, onde ele pré suponhava que os alunos sabiam pouco ou nada de botânica e que as aulas geralmente são monótonas e através do seu novo recurso, ele desperta o interesse dos alunos possibilitando uma aprendizagem significativa.


    Acadêmicos: João Pedro / Wagner Andre

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