Universidade Estadual do Centro-Oeste - UNICENTRO
CAMPUS CEDETEG
TEMA da AULA: Desafios para o Ensino de Ciências
Prof ª Dr ª Ana Lúcia Crisostimo
1. Educação em Ciências e Prática Docente/ Desafios para o ensino de Ciências
*Tendo visto os desafios apontados no capítulo, quais são as deficiências em sua formação e como elas poderiam ser sanadas?
Resposta: Falta de capacitação do professor e falta de infra-estrutura; Investimento do governo, estimulo ao professor, dar condições para o professor trabalhar.
2. Ciência e Ciências na escola/ Temas da Ciência
*O desenvolvimento científico se dá através de uma série de demandas (sociais, culturais, econômicas...) do mundo contemporâneo. Este desenvolvimento, inclusive, provavelmente não será abarcado, em sua totalidade, pela formação inicial dos professores. Tendo visto estes temas da Ciência, qual a articulação esperada entre Produção e Ensino de Ciências?
Resposta: Através de investimento, dar inicio as praticas (produção) na educação básica, assim despertando interesse nos alunos pela ciência antes da escolha profissional.
3. Aluno, conhecimentos escolares e não escolares/ Aluno, sujeito do conhecimento
*De acordo com o capitulo, articular múltiplos conhecimentos de diferentes atores sócias/ parcelas da sociedade, torna-se uma qualidade indispensável ao professor de Ciências para a apreensão significativa das Ciências pelos alunos. Mas como instrumentalizar isso?
Resposta: O professor deve ser criativo e usar vários recursos, como por exemplo: livros, revistas, suplementos de jornais, promover passeios em parques e clubes de ciências; Aulas práticas em laboratórios de ciências; O professor deve aproveitar todos os recursos disponíveis a ele.
4. Abordagem de temas em sala de aula/ Conhecimento e sala de aula
* O que é necessário p q a abordagem do conhecimento em sala de aula propicie rupturas (que rupturas?) e favoreça a apropriação da "cultura elaborada"/"conhecimento científico"?
* O que é necessário p q a abordagem do conhecimento em sala de aula propicie rupturas (que rupturas?) e favoreça a apropriação da "cultura elaborada"/"conhecimento científico"?
Resposta: Desde as séries iniciais deve haver o ensino de ciências, não como uma matéria separada, mas sim integrando-a com as outras matérias. Uma ruptura seria essa integração. Já para favorecer a apropriação de uma cultura elaborada é necessário:
a- Acontecer o real aprendizado/ensino sobre o que é ciência e explicar que só é ciência se houver um método científico, hipótese, baseado em teorias etc.
b- Atualização dos professores, quanto ao conteúdo, já que a ciência não é algo acabado e imutável.
5. Temas de ensino e a escola/ Escola, Currículo e Programação de Ciências
* Por que promover a mudança curricular? O que deve ser priorizado neste processo de mudança? Qual o maior desafio?
* Por que promover a mudança curricular? O que deve ser priorizado neste processo de mudança? Qual o maior desafio?
Resposta: Relacionar mais as disciplinas. Promover uma interação para demonstrar ao aluno que ele não estuda disciplinas isoladas, mas que há uma conexão com todos elas. Isso não precisa acontecer como mudança curricular, mas com algumas reuniões e interações bimestrais, por exemplo, demonstrando por exposições ou experimentações a conexão de matemática com ciência e português
Os desafios para o ensino de ciências são inúmeros. Para tentar suprir essas necessidades no ensino, o professor deve implantar novas metodologias, buscando utilizar todos os recursos para elaborar aulas dinâminas e interativas, que proporcionem um maior interesse por conta do aluno para o aprendizado e a prática de Ciências. Para isso, ele deve buscar interação de todos os elementos oferecidos para ele na escola, desde o seu próprio conhecimento científico, até diferentes materiais didáticos que o levam a uma maneira mais proveitosa do conteúdo.
ResponderExcluirrealmente, o ensino de ciências deveria ser integrada com outras matérias e nao ser estudada separadamente. Assim despertaria um maior interesse por parte dos alunos e o ensino ficaria diversificado.
ResponderExcluirMariana.
Os professores de uma forma geral sofrem muitos problemas, sejam eles em relação a metodologia, ao conteúdo massante ou mesmo a obrigação de seguir a um conteúdo programado por ordem maior que a dele. Isso prejudica o aluno e sua aprendizagem, fazendo assim com ele perca o interesse pelo assunto. As ciências de uma maneira geral sofrem muito com isso, pois parece que são uma realidade fora da escola, quando na verdade a ciência está diretamente ligada ao ensino e aprendizagem, pois baseam-se em teorias, hipóteses e problemas levantados por dúvidas das pessoas que as levantaram dia dia no seu cotidiano. Assim a escola e os professores de ciencias devem atrair o máximo a atenção dos alunos para o aprendizado de ciências.
ResponderExcluirsimone
Acho que a ciência deve ser ensinada ja nos primeiros anos da educação, integrando o cotidiano do aluno com a matéria dada em sala de aula, pra isso o professor deve ter interesse em ensinar e o governo investir mais na educação integrando teoria e prática.
ResponderExcluirValéria
Na minha opiniao, o professor deve sim, usar todos os materiais disponiveis para tornar a aula interessante e atrativa aos alunos, e tambem relacionando os assuntos tratados em sala de aula com o cotidiano da turma. Tambem deve haver interaçao entre as disciplinas, para que o aluno nao veja cada conceito como um aprendisado isolado. O aluno precisa desenvolver um olhar mais abrangente do mundo e dos acontecimentos.
ResponderExcluirE fato que a sociedade sofre mudanças seja no campo cientifico ou social, cada vez mais rapidas, e os nossos alunos devem ser bem formados para integrar esta sociedade cheia de mudanças e necessidades.
Luana de Almeida Pereira.
O professor precisa ter em mente as dificuldades do seu local de trabalho, para que possa pensar nas soluções. Mas com certeza aulas interativas são uma excelente idéia, pois despertam o interesse dos alunos, fazendo com que se aproveite muito mais da aula e se tenha uma prendizagem significativa.
ResponderExcluirJéssica
Acho que uma das grandes dificuldades no ensino de ciencias são a falta de atualização de alguns professores, a falta de materiais que possibilitem práticas e também de materiais didáticos. Outro problema é a falta de interação entre as disciplinas, que acaba por desmotivar os alunos por não estabelecer relação entre os conteúdos, transformando o saber em algo isolado.
ResponderExcluirAlém da interação entre os conteúdos, é tambem necessária a interação com o cotidiano dos alunos, mostrando que a ciencia está presente em nosso dia-a-dia, em coisas comuns.
Samara
Eu acho que as respostas demonstram a realidade das escolas e salas de aula de hoje, pois muitas vezes os professores são desmotivados e assim suas aulas também são desmotivadas, não despertando o interesse de seus alunos. Osprofessores devem ganhar motivação, tanto financeiramente como também materialmente, pois assim vão ter recursos para dar uma aula mais interessante , na qual os alunos sejam participativos e obtenham conhecimento. A aula dve ser diferenciada, o professor deve sair da rotina do tradiconalismo e aplicar o conteúdo de uma forma lúdica, para que sua metodologia chame atenção dos alunos, para que ocorra uma troca de saberes.
ResponderExcluirLaís
1* Como foi comentado na resposta ha uma certa falta de estrutura que faz com que se torne difícil a prática de ensino, que hoje apesar das evoluções o Brasil sofre com isso.
ResponderExcluir2* É importante haver um despertar para a produção científica desde a educação básica, como isso desenvolvendo um senso crítico.
3* Para formar bons alunos é necessário ter professores competentes, pois esses profissionais apresentam todos os caracteres citados na resposta.
4* Só com a prática de ciências nas séries iniciais que formará um cultura distinta da atual, criando um despertar para a ciência.
5* Deve se promover a mudança, pois o mundo esta numa constante transformação, por isso, temos que ter uma nova visão.
Wagner Fagundes 3º CB - unicentro
O professor enfrenta grandes dificuldades, principalmente ao sair da graduação, onde aprende a ser um mediador da construção do conhecimento e não apenas um transmissor de conceitos. Porém na realidade escolar muitas vezes o professor se depara com outra realidade diferente. A mudança de curriculo é propícia para promover também uma mudança na escola e não apenas no professor. Esse por sua vez precisa sempre se manter atualizado e diversificar sua estratégia e metodologia, promovendo assim maior interesse no ensino de ciências.
ResponderExcluirVanina