terça-feira, 26 de março de 2013

Dicas sobre concurso para professor universitário


Algumas dicas que poderão ajudar na hora de preparar uma aula, palestra, conferência didática (aula de concurso)....

1. Analise minuciosamente o edital, nele constam informações importantes sobre documentação e orientações para realização da prova didática. Analise com carinho os formulários que serão utilizados pela banca para avaliação de seu desempenho.
2- Inicie sua aula com uma apresentação....identificação pessoal e o que você pretende tratar na aula..e o nome do ponto sorteado.
2. Entregue o plano de aula, obrigatoriamente no início da aula para a banca acompanhar sua apresentação.
3- Lembre que você terá de 40 a 50 min de arguição. Menos que isso você perde pontos ou ser reprovado.
4. Seja claro, faça com que o espectador saiba facilmente do que você está falando.Saiba do que você está falando, estude muito e tenha domínio não só do tema apresentado, mas de todo assunto relacionado;
5. Apesar de uma introdução ser importante, evite "rodeios" para chegar ao assunto principal;
6. Não transcreva o assunto em parágrafos enormes e depois fique lendo o texto. Use tópicos para lembrar o que você deve falar. O texto é um roteiro e não uma bengala. Não decore, saiba do assunto de explique o que você sabe ao espectador;
7. Aborde os pontos principais, mas não deixe de exemplificar;
8. Tome cuidado para não omitir detalhes importantes sobre o assunto ou  cometer erros de ortografia nos slaids ou no quadro-de-giz.
9. Se for utilizar o projetor multimídia, tome cuidado com o tamanho das letras e a cor, prefira fundos claros com letras escuras;
10. Figuras ajudam a prender a atenção do espectador, explore-as durante sua apresentação.
11. Fale pausadamente e dê ênfase com a voz em algumas ocasiões;
12. Não fique de costas para a platéia ou fazendo leituras demoradas na tela do projetor multimídia,  esquecendo da banca;
13. Use os espaços, ande pelo local da apresentação. Não fique preso(a) ao projetor multimídia ou outro recurso audiovisual.
14. Se a apresentação for importante e inadiável, prepare a apresentação em mais de uma forma (projetor multimídia e adaptável a outra forma de recurso) e fique preparado para apresentar sem nenhum auxílio; O que deve ser o centro da sua aula é você;
15. Mantenha a calma e nunca diga que está nervoso (a). Ter segurança em relação ao domínio do conteúdo é muito importante. A banca percebe possíveis "enrolações";
16. Cuidado com o vestuário, nada de minissaias, blusas curtas, bonés, calças transparentes. Lembre: o que deve ser o centro da sua aula é você;
17. Use mais de um recurso audiovisual. Obrigatoriamente utilize adequadamente  o quadro-de-giz. Por exemplo coloque o nome do ponto sorteado do lado esquerdo do quadro, acrescente, por exemplo, nos últimos cinco minutos de sua aula faça um esquema no quadro sintetizando os principais tópicos trabalhados em aula. Aproveite e faça a síntese final ou "síntese integradora". Didaticamente somará pontos.
18- Confira todo o equipamento antes de iniciar a aula. Se utilizar recurso audiovisual, se for o caso, apague a luz;
19- Faça a síntese conclusiva ou resumo dos principais tópicos tratados;
20- Não faça perguntas para a banca. Lembre-se aula de concurso é uma conferência didática..só você fala.
21- Não se importe se alguém da banca não estiver olhando para você...é normal preencher alguma ficha, fazer anotações sobre sua aula ou até se dispersar uns momentos. A tua aula pode ser a décima apresentação do mesmo tema....Não perca o ritmo da apresentação por isso.
22- Treine a apresentação....lembra...ela deve ter entre 40 e 50 min....
23- Cuidado com a elaboração do Plano de aula. Nele você expressa o objetivo geral de sua aula, os tópicos que irá abordar e os recursos didáticos que utilizará durante dua apresentação. Este aspecto pode ser um dos critérios de avaliação da banca. A delimitação e aprofundamento do conteúdo a ser tratado na aula, trema sorteado, deve ser dosado pensando em uma aula de 50 minutos. Contudo há de se considerar que é uma aula em nível de graduação e não ensino médio.

E por fim, nunca deixe para estudar e preparar sua apresentação na última hora. O tempo que você destina à busca de informações e à preparação do material tem uma relação direta com a qualidade do trabalho final. Pequenos detalhes podem fazer a diferença na classificação final...Aliás, seguindo as sugestões citadas você corre um sério risco de ser APROVADO e ficar em uma ótima colocação. Boa sorte....


Mais perguntas ou sugestões....escreva e responderemos.....

Disciplina: Estágio Supervisionado em Ciências Biológicas I
Curso: Ciências Biológicas /G - Unicentro

83 comentários:

  1. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá Profa Ana, Muito obrigado pelas dicas. Você teria um modelo de Plano de Aula com explicações detalhadas de cada tópico? por exemplo não sei qual a avaliação colocar na área de educação física envolvendo fisiologia. Tenho perguntas (estilo subtopicos) de cada tópico ou tema geral do concurso. Seria uma boa idéia a utilização destas perguntas como objetivo da aula, ou seja, oferecer condição ao aluno de responder a pergunta? obrigado

      Excluir
    2. Segue sugestão plano de aula:
      PLANO DE AULA


      1. Utilizar um objetivo geral que seja possível se atingir no tempo destinado à aula de concurso...que é de 50min mais ou menos.
      OBJETIVO GERAL (APENAS 1)
      Explanar... ou - Demonstrar .... ou- Apresentar... (sugestão)

      OBJETIVOS ESPECÍFICOS
      Objetivos ...no máximo 03...que demonstre as etapas lógicas de como atingir o objetivo geral..
      Definir...
      Relacionar...
      Apresentar...
      Idntificar


      2. INTRODUÇÃO
      A Constituição Federal de 1988 possui institui o Sistema Tributário Nacional, com disposições atributivas do poder de tributar, sob a forma de competências, à União, Estados, aos Estados e Distrito Federal e aos Municípios, no qual estabelece limitações constitucionais a essas atribuições.

      3. DESENVOLVIMENTO DO CONTEÚDO A SER MINISTRADO:
      - PRINCÍPIOS CONSTITUCIONAIS
      - COMPETÊNCIA TRIBUTÁRIA
      - CAPACIDADE DE TRIBUTAR

      4. SÍNTESE INTEGRADORA
      Retomada dos aspectos considerados básicos ao conhecimento e à compreensão do assunto da aula.

      5. METODOLOGIA
      O conteúdo será apresentado mediante exposição oral.

      6. RECURSOS DIDÁTICOS
      Quadro de giz e data show.

      7. REFERÊNCIAS
      Normas ABNT
      Assinatura: ____________________________ (ver edital concurso se é obrigatório)

      Não coloque pergunta como objetivo da aula....veja modelo. Sugiro que utilize tópicos no desenvolvimento...como se fosse uma sequência da sua aula. No máximo 6 tópicos.
      Mais dúvidas escreva.

      Excluir
    3. Dicas atualizadas no blog em segunda-feira, 17 de novembro de 2014. ok?

      Excluir
  2. Em breve farei uma prova didática de biologia e, apesar de não saber ainda o tema da minha aula estou me preparando para os 10 temas que estarão dispostos no sorteio. Gostaria de saber se devo atentar para o nome e função de todas as células dos sistemas do corpo humano, por exemplo, ou se é necessário detalhar bastante o conteúdo da aula. Alguns temas propostos são muito extensos, e outros até mais curtos... Outra coisa, um dos temas da prova é "Sistemas coordenadores das funções humanas", isso significa todos os sistemas do organismo humano, como digestório, respiratório, nervoso, endócrino, circulatório,etc. ou somente o nervoso e o endócrino? Obrigado pela ajuda...

    ResponderExcluir
  3. Renato...Independente da extensão do tema vc deve atentar para o fato de ser uma aula a ser ministrada no ensino superior. Isto requer um planejamento e até uma delimitação do tema com a devida justificativa para a banca. Esta justificativa deve ser sutil durante a etapa da introdução da aula, onde vc apresenta e delimita o conteúdo q irá abordar.

    ResponderExcluir
  4. Como devo preparar aula para Instituto federal? Os tópicos no edital são bem aprofundados para ensino médio, mas a vaga se direciona para ensino médio integrado. A aula terá no máximo 35 minutos. Obrigada

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Como mencionei você deve adequar quantidade (objetivo geral da aula) e aprofundar o conteúdo considerando ao tempo proposto no edital. Considere o público a que se destina. Se fornecerem modelo de plano de aula seja criterioso no que pretende. neste blog, em outra postagem tem modelos de plano de aula com sugestões de preenchimento e forma de pensar os objetivos.

      Excluir
  5. Aliás quanto ao aprofundamento,na minha percepção siga as orientações do edital. É preferível uma aula com um conteúdo, por mais delimitado que seja, a ser ministrado em 35 min do que uma aula com um conteúdo amplo e superficial. Não esquecer...introdução breve, desenvolvimento e uma síntese integradora...

    ResponderExcluir
  6. Obrigado pelas dicas professora! Estou participando de um concurso e darei a aula em breve, estava com muitas dúvidas e você me ajudou a saná-las!

    ResponderExcluir
  7. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  8. Ícaro...o plano de aula não é lido para a banca. Ele é entregue para a banca. Pelo plano de aula a banca acompanha o que vc vai tratar, profundidade, sequencia do conteúdo...etc...Um plano de aula bem elaborado é valorizado pela banca. Apenas cuidado na elaboração do mesmo...por exermplo: Só existe um objetivo geral....tempo do verbo....vou postar um modelo de plano de aula e algumas dicas...ok?

    ResponderExcluir
  9. Quanto a sua segunda questão...pode sim...veja como vc se sente mais seguro...só não esqueça da síntese final....Sugiro que utilize o quadro no começo colocando do lado esquerdo o tema da aula e os principais tópicos que vc irá tratar...

    ResponderExcluir
  10. Professora,muito bom, a senhora DOMINA, muito bom mesmo!

    Alison Lins

    ResponderExcluir
  11. Profa. Ana, tenho dúvidas de como devo proceder no momento da arguição da banca. O que jamais devo falar nesse momento?
    Caso eu não saiba a resposta de alguma pergunta, o que fazer? caso isso ocorra, perderei muitos pontos?

    ResponderExcluir
  12. Katia...difícil saber o q se passa na cabeça dos componentes da banca...é q nem cabeça de juiz...mas a arguição pode passar por te questionar algum erro q vc cometeu na sua apresentação..., questionamentos sobre seu plano de aula, ou mesmo sobre sua disponibilidade em assumir prontamente a vaga pretendida. Dificilmente se questiona sobre questões do conteúdo q vc não elegeu para sua aula...Ou seja os questionamentos geralmente caem sobre a forma ou seja, procedimentos didáticos , a não ser que tenha erro de conteúdo, do que sobre conteúdos propriamente dito...Arrase na sua aula...organização e dosagem de conteúdo considerando público alvo (ensino superior ou curso técnico) e sobrará tempo apenas para saber quando vc poderá assumir.....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigada Profa. Ana! tomara que esse ano dê certo. Estou focada na área de Ecologia desde 2012...

      Excluir
  13. katia posso te assessorar no momento do concurso ...olhando plano de aula e tirando dúvidas...(lógico são apenas sugestões que vc pode considerar), pois temos q pensar também nos editais..ok?

    ResponderExcluir
  14. Professora quero sanar uma dúvida com vc. Fiz uma prova prática uns dias atrás para um instituto federal cargo docente do ensino médio. Fiz uns slides bem organizado, trabalhei todo o tema que era bem amplo, e algumas subdivisões em 30 min. Após o término da aula o professor me fez um questionamento daí ele iniciou falando assim que muitos professores vão lá e dão uma aula, e eu ministrei a aula, sendo assim ele falou que eu tinha duas alternativas para fazer a prova prática e escolhi a mais difícil que é dar aula para banca. Sendo que a outra a alternativa é fazer uma encenação. certo? Portanto, o professor me perguntou como eu trabalharia numa de sala de 20 a 40 alunos com datashow ele achou um pouco tradicional. o que acha? Isso é péssimo? Por favor responda assim que puder....

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Querida, hoje as escolas, mesmo as públicas disponibilizam as tecnologias educacionais como recurso didático no dia-a-dia da sala de aula. No Paraná, além do data-schow o professor pode acessar internet e dar aula on-line na sala de aula, se desejar. Ou hj equipamentos como este estão acessíveis e conheço professores que além de investirem em um nootbook ainda possuem data-schow. É interessante vc conhecer a realidade escolar em que vc vai atuar para poder argumentar. De qualquer maneira a banca deveria avaliar seu desempenho didático e seus conhecimentos teóricos sobre o conteúdo. Essa é minha opinião. Mas como já mencionei em outro texto....cabeça de banca e de juiz é difícil de entender. Por exemplo...às vezes alguns membros da banca não conhecem a realidade educacional da educação básica ou não entendem nada sobre o que é uma Boa Aula..ou um bom desempenho didático. espero ter respondido.

      Excluir
    2. Obrigada por responder! Mas tenho outra pergunta o professor da banca falou que muitos vão ali e dão a aula e no meu caso eu ministrei a aula. Existe alguma diferença entre dar aula e ministrar aula? o professor me deixou um pouco confusa.

      Excluir
    3. Não. A expressão dar aula e ministrar aula significa o mesmo no cotidiano. Só ele mesmo para expressar que leitura diferente ele faz das duas expressões.

      Excluir
  15. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  16. Olá! Adorei as dicas, mas ainda tenho dúvidas gostaria que vc me ajudasse. O Instituto Federal de Educação de Rondônia abriu edital de processo seletivo, fequei cheia de dúvidas em relação a prova didática, pois nunca ministrei aulas e não entendo nada d plano de aula. De acordo com o exigido o plano de aula deverá conter:
    TEMA: (que no meu caso é a divisão do trabalho e solidariedade social de Durkheim)
    DESENVOLVIMENTO: (nesse caso o que devo colocar? Faço tópicos que serão mencionados e desenvolvidos duante a aula ou tenho que fazer um pequeno texto?
    OBJETIVO: (tenho que colocar o geral e os específicos?)
    MÉTODO DE AVALIAÇÃO:( o que terei de colocar aqui? É a avalição que eu faria dos alunos se estivesse ministrando uma aula?

    ResponderExcluir
  17. Lílian. Dia 06 de abril de 2014 postei um modelo de plano de aula... acho que ajuda e esclarece algumas dúvidas. Veja no desenvolvimento coloque os tópicos principais q vc vai abordar na sua aula e na sequencia correta. Não precisa fazer um pequeno texto. Método de avaliação vc pode mencionar: A avaliação será feita por meio da produção coletiva de um texto a partir dos conteúdos tratados em aula. Este é um exemplo, ok?
    Lógico, o modo de avaliação pode ser mencionado (e não aplicado) durante a aula de concurso. Pode ainda apenas constar no plano de aula e ser resgatado caso a banca pergunte no momento da arguição. Arguição é o momento de questionamentos sobre a tua aula na banca. Mais dúvidas escreve.

    ResponderExcluir
  18. Nossa! Obrigada por responder! Estou bem satisfeita com as dicas, vou dar uma olhada no modelo postado.

    ResponderExcluir
  19. Professora, a parte básica do plano de aula ficou assim:

    TEMA: Divisão do Trabalho e Solidariedade Social em Durkheim

    DESENVOLVIMENTO DA TEMÁTICA:
    * Trabalho e Fato Social
    * Função Social do Trabalho
    * O que é Solidariedade?
    * Solidariedade Mecânica e Orgânica
    * Divisão Patológica do Trabalho


    OBJETIVO GERAL:
    * Compreender o conceito da Divisão do Trabalho Social em Durkheim

    OBJETIVO ESPECÍFICO:
    * Perceber o aspecto evolutivo de um tipo social ao outro, constatando que as características da análise de Durkheim estão presentes na sociedade atual

    MÉTODO DE AVALIAÇÃO:
    * Levará em conta a participação do aluno nas discussões e na produção coletiva de um texto a partir dos conteúdos em aula.

    Professora esqueci de perguntar, este plano coube em uma folha de sulfite A4, como devo apresentá-lo a cada integrante da banca? Posso simplesmente distribuir uma folha para cada um ou precisa de alguma capa?

    ResponderExcluir
  20. Querida os ítens que vc passou estão corretos. falta alguns como por exemplo.... recursos audiovisuais e referências...que vc deve citar de preferência no máximo 3 e as indicadas no edital de concurso...lembra geralmente um membro da banca é do departamento que solicitou a vaga de concurso. No mais pode sim imprimir em uma folha A4, sem capa e entregar uma cópia para cada membro da banca minutos antes de iniciar tua aula.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Olá, Ana Lúcia!Que achado este seu blog...
      Vou te passar um email.
      Grata;

      Excluir
  21. Valeu professora! Tenha uma boa semana!

    ResponderExcluir
  22. Professora muito obrigada pela atenção. Eu preciso de uma pequena ajuda sua, pois acredita que serei eliminada pela banca, pelo fato de ter esquecido de assinar o plano de aula, em momento algum a banca me orientou se eu precisava assinar o plano de aula, e segundo houve algumas alterações nos componentes da banca sem avisos e terceiro a banca se atrasou uns 40 minutos para minha apresentação. A minha apresentção foi no instituto de palmas to.. Agora preciso lançar um recurso contra a banca como faço? O edital está bem claro terá nota zero o candidato que não assinar o plano de aula. E outra muitos e muitos outros candidatos esqueceram não só de assinar, como levar o plano de aula. Portanto, acredito que muita gente deve entrar com recurso. O que você acha tem possibilidades da banca reverter a nosso favor? URGENTE!!!

    ResponderExcluir
  23. Livia. Pela experiência que tenho, considerando que não li o edital, você pode alegar que a assinatura no plano de aula era apenas um dos critérios de avaliação. Acredito que não era fator eliminatório. Confirme. Caso seja fator eliminatório (explicitamente escrito no edital) não há o que fazer. Utilize esse contratempo como experiência para os próximos concursos. Trabalho com um professor que prestou 10 concursos antes de ser aprovado. Vou acrescentar às dicas de concurso que o candidato deve atentar para este detalhe na assinatura do plano de aula. Que concordo com você, considero desnecessário.

    ResponderExcluir
  24. Profa. Ana Lúcia, acabei encontrando seu blog, buscando auxílio para como se sair bem em uma avaliação de desempenho didático. Vejo que muitas bancas usam critérios que acabam destoando; outras;são mais atreladas a critérios pré-definidos. No entanto, fiquei com dúvidas sobre: 1. Se eu extrapolar o tempo (visto que não quero ser pego monitorando o tempo pelo celular/relógio), mesmo sendo uma aula bem dada, serei excluído? 2. O item "Avaliação" do Plano de Aula deve ser aplicado e resolvido durante a aula? Ficarei grato caso possa me responder. Obrigado.

    ResponderExcluir
  25. Oi. quanto a dúvida 1. a) se vc treinar a aula, considerando o tempo previsto em edital pode ajudar. Não há problema algum em vc monitorar discretamente seu tempo buscando se adequar ao tempo previsto. Isso conta ponto a seu favor e c) Que eu saiba isso não te exclui, mas pode tomar tempo da conversa da banca com vc ou atrasar as aula do próximo candidato. O que não é de bom tom. pergunta 2) A avaliação do plano de aula não pode ser resolvido durante a aula. O plano de aula é "um planejamento" seu para a banca. Esse planejamento estará sendo verificando no decorrer de sua aula se vc cumpriu o que programou em seu plano de aula. ok? Mais dúvidas escreva...

    ResponderExcluir
  26. Cara Ana, muito bom texto. E para uma prova didática onde recursos audiovisuais não são disponibilizados pela Comissão Avaliadora, qual sua sugestão de tornar a exposição menos monótona e mais criativa? Grata pela atenção e parabéns pelo blog. Juliana

    ResponderExcluir
  27. Obrigado...Meu conselho é só trabalho uma forma de apresentação q seja de fácil condução, ou seja, que não tenha risco de comprometer seu desempenho didático, por exemplo utilizar painéis (vários) que impliquem em colagens no quadro de giz, ou algo similar...Dependendo de sua área leve modelos anatômicos, modelos didáticos (no sentido expositivo) e que ilustre a apresentação de seu conteúdo. Pode ainda utilizar uma música ou banner (com imagem,!!!). Nada que requeira interação com a banca. Lembre-se não desconsidere o grau de aprofundamento do conteúdo..previsto no edital...siga rigorosamente o que planejou no plano de aula.
    Ana

    ResponderExcluir
  28. Conselhos anotados, Ana!!! A primeira vista imaginei mesmo uma exposição com figuras e cartazes, mas como sou novata no quesito concurso, fiquei a imaginar até que ponto seria interessante!!! Ideias mil surgem agora na minha cabeça, sou da área de biológicas (botânica, ecologia). Seus conselhos são ótimos, parabéns mais uma vez, abraços

    ResponderExcluir
  29. Olá professora, sua dica foi bastante relevante. Você poderia postar um modelo de plano de aula?

    ResponderExcluir
  30. Ivana o modelo está neste blog....ok? vou verificar data...Se precisar adiciona face: Ana Lucia Crisostimo.

    ResponderExcluir
  31. Estou muito feliz por ter encontrado tantas informações úteis em seu blog! Mas ainda tenho uma dúvida persistente... É sobre a avaliação. Eu devo colocar critérios de como eu avaliaria a aula [como faço na minha prática cotidiana em sala de aula], devo estabelecer formas de avaliar a aula como se eu tivesse ministrando-a para os meus alunos ou há uma outra maneira de preencher esse ponto do plano de aula? É a minha primiera prova didática, estou realmente confusa. Muito obrigada pelo espaço e disponibilidade. Deus te abençoe =)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Talita. Eu sugiro que vc inclua a forma de avaliação no plano de aula e esclareça para banca apenas se for questionada depois da aula didática. Grata

      Excluir
  32. Professora Ana Lúcia, vi suas ricas considerações sobre processo seletivo para professor universitário. Gostaria de saber qual é a melhor estrutura para se escrever sobre um determinado tema na prova escrita. Pois estou em dúvida no formato. Desde já agradeço pela atenção obrigada.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carla...não existe um padrão e sim...algumas sugestões básicas:
      1- título: tema sorteado
      2- na lina seguinte organize um texto com começo meio e fim. Ou seja:
      a) Introdução: Apresente brevemente o tema , contextualizando..e não esqueça de mencionar no último parágrafo os tópicos que vc vai trabalhar no texto. É uma forma de delimitar se for um tema muito abrangente.
      b) Desenvolvimento: discorra os tópicos que vc irá tratar. Não esqueça de referenciar os autores , ex: Dias (2011) pois vc vai parafrasear, ou seja, mencionar a ideia do autor.
      c) Conclusão: faça o fechamento breve do seu texto..assim como vc deverá fazer na prova didática.
      d) Referências.

      Obs. Não assine a prova (veja edital), conheço colegas que foram reprovados por isso.

      Ver mais sugestões postadas neste mesmo blog....sugestão de plano de aula, como ontar um bom currículo para carreira docente

      Excluir
    2. Professora Ana Lúcia,

      No caso da seção referências (d), eu devo incluir as referências completas?! Por exemplo, decorar o nome dos autores, trabalho e revista?

      Obrigado,

      Excluir
  33. Professora Ana Lúcia, durante a prova didática, devo me direcionar à banca, ou seja, sem argui-la, mas como se ela fosse discentes?

    ResponderExcluir
  34. Olá Profª Ana Lúcia, irei fazer meu primeiro concurso para professora, e tenho várias dúvidas de inciante, e gostaria que pudesse me ajudar. Uma delas, é sobre recursos a serem utilizados na aula didática, eu gosto muito de ilustrar minhas aulas com vídeos bem curtos sobre o conteúdo, o que acha sobre fazer isso na aula para a banca? Outra dúvida é se posso finalizar passando uma atividade para casa "para os supostos alunos", ou se houver tempo uma atividade para finalizar e arrematar o conteúdo. HELP ME!!!

    ResponderExcluir
  35. Luanna...vamos por parte...1- Quanto aos recursos didático: meu conselho é que a aula de concurso "seja básica" no sentido didático. É preciso que alguns procedimentos didáticos sejam impecáveis, ou seja, posso citar alguns: forma de utilização do quadro de giz, oratória, se for utilizar slads em dataschow é preciso tomar todos os cuidados na preparação do vai expor e como utilizar este recurso audiovisual, o plano de aula deve ficar perfeito e ser entregue no início da aula....entre outras. Sugiro que além das dicas acima acesse meu blog no final de 2014 lá complemento esta listagem. Tem também no Youtube - internet - um vídeo de como fazer uma boa apresentação chamada "a pior apresentação do mundo" e outro "melhor apresentação do mundo". Lá tem dicas legais. Quanto a utilização de vídeo possível e interessante contanto que seja curto, no sentido ilustrativo (no máximo 5 min, o que a banca quer ver é vc e não o vídeo. Mais um detalhe: de preferência insira este vídeo na apresentação do power point ou, no máximo na tela de seu computador. Isso evita que vc se atrapalhe na hora de inserir o vídeo. Teste inúmeras vezes antes se vai funcionar. 2) quanto a simular uma atividade pra casa eu acho que não. apenas mencione brevemente a atividade que poderia organizar para fixação ou avaliação do conteúdo. Encerre sua aula com a síntese integradora, breve relato dos principais pontos trabalhos em sua aula. Mais dúvidas escreva........bom concurso. A confiança complementa seus esforços em horas de estudos em relação ao conteúdoa ser tratado.

    ResponderExcluir
  36. Professora Ana Lúcia!
    Vou fazer um concurso para professora e tenho muitas dúvidas quando a estrutura da prova escrita. Sei que deve conter introdução, desenvolvimento e conclusão. Gostaria de saber quantas folhas devem ser utilizadas? Na introdução cito autores? No desenvolvimento, devo escrever em tópicos? Seria na forma de um artigo de revisão? Minha maior dúvida é quanto a estrutura do texto.
    Muito obrigada!

    ResponderExcluir
  37. Veja postagem neste blog...sobre esquema de como organizar texto escrito concurso...

    ResponderExcluir
  38. Olá professora, pretendo fazer um concurso para professor e tenho duvidas quanto a elaboração do plano de aula. no edital estão disponiveis os temas, porem sem referencias bibliográficas. então, como posso montar uma aula "aleatória" sem um assunto pre-definido? Posso começar a partir do inicio do assunto (origem, pra que serve,,)?
    agradeço sua atençao.

    ResponderExcluir
  39. Juliana. O título que você vai colocar no local do tema tema no plano de aula é o tema sorteado ou determinado no edital, por mais abrangente que seja. Quem vai determinar aprofundamento, dependendo do nível de ensino : Curso técnico, ensino médio ou superior, é você. Você acaba fazendo isso ao preparar sua aula e especificar os tópicos que vai abordar. Lógico na introdução de sua aula você pode contextualizar o tema e no seu objetivo geral deixar explicito seu objetivo (abrangência ) da sua aula. Monte o plano de aula e me encaminha por e-mail anacrissotimo@hotmail.com . Vejo se posso colaborar com mais propriedade.

    ResponderExcluir
  40. Oi, Profa Ana! Tudo bem? Nossa, tô super impressionado com esse blog!! Tantas dicas valiosas!! Ainda bem que achei a tempo!! Professora, dentro de alguns dias vou fazer prova didática para o Instituto Federal. Minha área é química. O tema será sorteado com 24 horas de antecedência!! Esse negócio me assustou demais! Mas são 5 temas apenas, e já montei as aulas.Tinha milhões de dúvidas sobre o plano de aula, a maioria delas respondidas aqui. A questão da avaliação, no entanto, é um pouco obscura p mim, ainda...Pelo que li, a senhora não aconselha propor atividade para os alunos fazerem em casa,né? Será que posso pensar em jogos? Outra dúvida, está é a respeito da aula. No edital diz que são 45 minutos.Caso minha aula dure um pouco menos (digamos, 40,42), perco pontos por isso? Outra: As referências das figuras utilizadas na apresentação ppt precisam estar na bibliografia do plano de aula? Professora, qualquer dica adicional que puder me passar, será maravilhoso!
    Obrigado!
    Abraço, Marcelo.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Marcelo desculpa a demora em te responder...acho até que já realizou a prova. mas enfim lá vai: Quanto a avaliação vc pode apresentar rapidamente um exercício ou trabalho que utilizaria no plano de aula. Isto logo após a síntese integradora. Quanto as referências das imagens citar apenas nos slais da apresentação. ok?

      Excluir
  41. Prof. Ana, bom dia! Vou fazer realizar um processo seletivo e gostaria de saber algumas dicas para ministrar uma aula com o tema de Finanças. Devo exemplificar no quadro ou no slide com alguns exercícios práticos? Pois existem várias fórmulas e cálculos, neste caso, qual dica você poderia me dar? Pois numa aula para os alunos com certeza eu iria aplicar exercícios para os discentes ter um melhor entendimento.
    Obrigado.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Carlos, nunca realizar exercícios em um concurso. Vc pode mencionar, como critério de avaliação e até apresentar para a banca uma lista de exercícios a serem desenvolvidos posteriormente pelos alunos. Sugiro que vc se aprofunde teoricamente. Enriqueça sua apresentação com exemplos práticos (ou analogias)...ok? Mais dúvidas escreve.

      Excluir
  42. Olá Ana, muito obrigado. Então abordo apenas a parte teórica? com alguns exemplos? Posso mencionar que faria ao final uma lista de exercícios e uma aprendizagem problemática para um melhor entendimento do assunto abordado?

    ResponderExcluir
  43. Sim. É a minha sugestão. Confiança e domínio de conteúdo é a fórmula mágica em um concurso de docência. além de um currículo competitivo. Boa sorte.

    ResponderExcluir
  44. olá Ana, mandei um e-mail mas, voltou, poderia me enviar seu contato? Pois queria tirar outras dúvidas.

    ResponderExcluir
  45. Boa noite Ana, parabéns pelo blog!!! Farei uma prova de desempenho didático para ensino técnico em Farmácia. No edital consta apenas a informação que serão três temas a serem sorteados e aula de 15 minutos... Existe um tempo legal para a divulgação dos temas e data da prova? A banca pode ser composta por membros da escola? A banca é da Shdias... Conhece o método avaliativo deles? Obrigada pela atenção!

    ResponderExcluir
  46. Débora. Obrigado espero ajudar de alguma maneira. Vamos lá: quanto a aula, mesmo que seja 15 min é uma aula com a estrutura de começo meio e fim. Tem que ter os mesmos cuidados da didática e dosar o desenvolvimento do tema em cerca de 10 a 11 min. O lado positivo é que por ser apenas três temas veja quanto tempo antes da aula será o sorteio. E veja no edital se não consta os assuntos para vc ir estudando e montando as aulas. Não conheço a banca infelizmente e nem o método avaliativo. geralmente o método de avaliação está nos editais dos concursos. Releia o edital com atenção. ok:

    ResponderExcluir
  47. Boa noite Ana, obrigada pela atenção... Os temas não estão no edital mesmo, apenas sabemos que serão sorteados com 24 horas de antecedência. Porém não fica claro se haverá a divulgação dos temas antes deste prazo... Trabalho na rede como contratada e nós também estamos perdidos quanto a essa informação...

    ResponderExcluir
  48. A metodologia do plano de aula consta no edital, e suas dicas aqui do blog serão de grande valia!

    ResponderExcluir
  49. Agradeço muito pela ajuda, professsora! O fazer acadêmico é coletivo, e iniciativas como a sua enriquecem nossa prática.

    ResponderExcluir
  50. Grata. É uma forma de retribuir o investimento profissional institucional e dos órgãos de governo que subsidiaram financeiramente meu mestrado, doutorado e neste momento pós-doutorado.

    ResponderExcluir
  51. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  52. Boa tarde, professora gostei muito das dicas, gostaria de tirar algumas duvidas. Farei uma prova de desempenho didatico para dar aula de tecnico em farmacia numa escola da minha cidade, mas só darão os temas dia 07/01/2016 para apresentar três dias depois. Darão três temas no dia 07 e no dia 10 será sorteado um deles para ser apresentado. Isso é normal? Considero pouco tempo para preparar tres aulas.. bem.. já estou pesquisando modelos de planos de aula.. terei que entregar o plano de aula apenas do que apresentarei em 15 minutos(tempo de apresentação que consta no edital) ou faço um plano de ensino geral... imaginando todo conteudo dado no semestre ou mesmo todo conteudo dado em uma aula mais longa?
    No edital consta que será avaliado: Plano de Aula(5 pontos), Objetivos(5 pontos), avaliação(10 pontos), organização( 5 pontos), apresentacao pessoal (2,5 pontos), linguagem (2,5 pontos) e sintese ( 10 pontos)
    Gostaria de saber se objetivos e avaliação já não sao avaliados no proprio plano de aula, ou se teria que fazer algo na apresentação, representando a avaliação dos "alunos". E sobre a sintese.. o que seria? seria um resumo no final da aula ou não, isso seria só oral? Desculpa o tanto de perguntas, desde já agradeço!

    ResponderExcluir
  53. Boa tarde Ana... enviei meu plano de aula por e-mail... agradeço se puder dar uma olhada... peço desculpas por ser em cima da hora, mas só liberaram os temas dia 7 e a prova é amanhã!!!

    ResponderExcluir
  54. Pessoal estou voltando hoje de férias e poderei responder os e-mail e mensagens. Infelizmente perdi os prazos de algumas solicitações. Grata

    ResponderExcluir
  55. Profª Ana Lúcia, te mandei um email, mas vou postar aqui para compartilhar com todos:

    Vou fazer um concurso onde o plano de aula disponibilizado no edital, consta dos seguintes itens:

    I. Tema/ Conteúdo
    II. Pré-requisitos
    III. Objetivos
    IV. Metodologia
    V. Avaliação
    VI. Exercícios
    VII. Bibliografia

    Minhas dúvidas são:
    1) O que colocar no item V Avaliação? Devo pensar em como seria a avaliação de uma aula com aquele conteúdo ou uma avaliação global como se fosse um plano de ensino do semestre?
    2) O que colocar em exercícios? Vi que em uma de suas respostas no blog, você não recomendava resolver exercícios na prova didática. O que será que a banca vai avaliar neste item especificamente?

    Grato!

    ResponderExcluir
  56. Quanto à avaliação você pode externar no final da aula, antes ou depois da síntese integradora (fala rápida sobre os principais tópicos tratados na aula em foco, principalmente um reforço dos principais termos e conceitos, atendendo ao objetivo geral da aula) como você organizará a avaliação daquele conteúdo abordado. Poderá fazê-lo a partir da resolução de uma lista de exercício, a leitura e síntese de um texto complementar ou algo mais específico relacionado à área do conhecimento. Organiza isso em um material impresso e só entrega para a banca para ilustrar como você procederia em uma situação real. De maneira alguma sugira que a banca deverá fazer o exercício ou atividade que você poderá adotar (em uma situação real) como avaliativa.

    ResponderExcluir
  57. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  58. Profa. Ana,seu blog está sendo de grande ajuda na minha preparação.

    Tenho uma dúvida: os pontos do edital que irei prestar são muito abrangentes. Devido as poucas laudas, qual dica dá? Resumo de todo conteúdo ou aprofundar o máximo?

    ResponderExcluir
  59. Profa. Ana,seu blog está sendo de grande ajuda na minha preparação.

    Tenho uma dúvida: os pontos do edital que irei prestar são muito abrangentes. Devido as poucas laudas, qual dica dá? Resumo de todo conteúdo ou aprofundar o máximo?

    ResponderExcluir
  60. Oi Ana, passei para a segunda etapa do concurso, ou seja, vou para a prova didática, porém o concurso proíbe a utilização de qualquer recurso eletrônico ( data show, retro..). Além do quadro você me sugere algum outro recurso que seja interessante?

    ResponderExcluir
  61. Pedro veja no blog...já postei sugestão em relação a isso. Postagem de 2014.

    ResponderExcluir
  62. Oi Fúlvia Depende de sua área. Mas vc pode Imprimir ou escrever em cartazes e colar no quadro. Veja apenas se o que vai expor fica bem visível...dependendo da área vc pode imprimir um poema....ou levar um modelo anatômico ou algum material demonstrativo. Use a criatividade...e me avisa. ok:

    ResponderExcluir
  63. Olá Professora, li seu post que foi direcionado a prova didática. No entanto, tenho algumas dúvidas sobre a prova escrita. Em alguns editais de concurso consta o número de laudas mínima que ser escrita, porém outros editais não consta essa informação. Por isso pergunto, qual seria o número ideal de laudas? Outro questionamento, o texto da prova escrita é melhor que ele seja corrido, ou seria bom fazer a divisão em tópicos. Obrigado!

    ResponderExcluir