quinta-feira, 7 de março de 2013

Síntese do artigo “AS CONTRIBUIÇÕES DA EXTENSÃO UNIVERSITÁRIA PARA FORMAÇÃO INICIAL E CONTINUADA DE PROFESSORES”



O papel da educação na contemporaneidade vem passando por um processo de modificação devido ao desenvolvimento tecnológico, urbano e industrial que inseriram no ambiente escolar as experiências do cotidiano e funções relacionadas ao contexto socioeconômico. Para um maior rendimento do aluno a atuação docente deve estar de acordo com as necessidades da educação contemporânea, o que está intimamente relacionado a formação dos professores.
 A formação docente, por sua vez, deve instigar o acadêmico a utilizar situações de aprendizagem em propostas educativas. Assim, a extensão universitária se mostra como uma ferramenta eficaz de ensinar aos graduandos como relacionar os conteúdos recebidos com as práticas educativas.
 A formação docente, por sua vez, deve instigar o acadêmico a utilizar situações de aprendizagem em propostas educativas. Assim, a extensão universitária se mostra como uma ferramenta eficaz de ensinar aos graduandos como relacionar os conteúdos recebidos com as práticas educativas.
O artigo ora analisado se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica que aborda aspectos teóricos sobre a extensão universitária vinculada a formação inicial de professores. As discussões correspondem às vivências no projeto de extensão O Ensino de Ciências e Alfabetização na Integração Universidade e Escola.
A extensão universitária na formação inicial de professores na área de ciências:
Uma educação de qualidade não deve limitar-se ao repasse de conceitos e memorização, mas sim promover o desenvolvimento do educando, seu preparo para o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Assim, o ensino de ciências não pode ater-se ao ensino de fatos científicos, mas sim ser abordado de forma interdisciplinar, contribuindo com a formação cidadã dos alunos e fazendo-os aprender significativamente.
Para que esse objetivo seja alcançado é necessário encontrar metodologias alternativas e atraentes ao ensino de ciências, que despertem o interesse de alunos e professores.
As propostas trabalhadas nos cursos de licenciatura são pertinentes, mas a ação escolar necessita, também, de experiências caracterizadas pelo contato com a escola, sala de aula, educando, permitindo aproximação entre o cotidiano e os conteúdos.
Na maioria das vezes essa experiência ocorre por meio de estágios. Porém, a universidade brasileira é sustentada pelo tripé ensino, pesquisa e extensão, que quando articulados e presentes nos cursos de graduação favorecem expressivamente a construção do conhecimento.
Dessa forma, pode-se afirmar que os projetos de extensão de natureza pedagógica podem contribuir com a aprendizagem na docência, oferecendo aos futuros professores o contato com as necessidades da educação escolar, antes, limitado ao estágio supervisionado.
Nota-se que a implementação de projetos extensionistas proporciona a percepção da relação entre teoria e prática, compreensão da importância em relacionar os conteúdos trabalhados em sala de aula ao cotidiano dos alunos e possibilidade de transformar o conhecimento cientifico da graduação em conhecimento escolar.
Contribuições de um projeto de extensão universitária para a formação inicial e continuada de professores:
O projeto de extensão “Ensino de Ciências e Alfabetização Científica na Interação Universidade e Escola” está sendo desenvolvido desde 2009 e tem como objetivo principal organizar ações educativas a professores e alunos visando à implementação de metodologias de ensino complementares na área de ciências nas escolas de Ensino Básico de Guarapuava-PR.
A equipe do projeto que desenvolve e organiza materiais e experimentos científicos, transportando-os às instituições de ensino, é composta por aproximadamente 90 acadêmicos e professores das áreas de biologia, geografia, física, enfermagem, fisioterapia, medicina veterinária e administração da UNICENTRO, da Faculdade Guairacá e da rede publica e particular de ensino.
O projeto de extensão é pensado a partir de reuniões quinzenais onde são planejadas as atividades a serem desenvolvidas. São organizadas nas escolas ou espaços educacionais exposições itinerantes e oficinas que contemplam áreas específicas das ciências.
No ano de 2011 investiu-se em atividades, na produção de materiais interativos por meio de tecnologias, equipamentos e jogos didáticos que encantam o público alvo, despertam o gosto de aprender ciências e possuem uso no cotidiano, conferindo ao projeto o papel de trabalhar a ciência de maneira atrativa e ao mesmo tempo comprometida com a formação da cidadania.
A exposição aborda diversos assuntos na área de ciências, como rochas, fósseis, organização celular, preservação da vida animal e vegetal. Também apresenta ações interativas com experimentos de física e laboratório itinerante, convidando o observador a conhecer diversas curiosidades das ciências naturais.
O uso de recursos que nem sempre são acessíveis em sala de aula, como materiais de laboratório e instrumentos científicos, contribuem para o processo de alfabetização científica dos envolvidos no processo educativo.
A organização apresenta as relações entre homem e sociedade e faz com que os visitantes se identifiquem como sujeitos que modificam o meio e precisam de conhecimento cientifico para fazê-lo.
Além de contribuir para a formação dos acadêmicos o projeto constitui-se como uma oportunidade de formação continuada para os professores das escolas contempladas, aproximando os conhecimentos científicos aos conhecimentos escolares.
Conclusão: A proposta de inserir atividades extensionistas pedagógicas como ferramenta para a formação inicial e continuada de professores contribui não somente para a formação profissional do professor como também influencia em vários âmbitos todo o processo de ensino-aprendizagem. Esta experiência amplia os horizontes a respeito do cotidiano escolar permitindo um contato direto com a realidade proporcionando  um  enriquecimento para o conhecimento crítico e reflexivo. Visando o atual diagnóstico nos cursos de licenciatura se faz necessária a implementação de novas práticas metodológicas inovadoras que sejam capazes de transformar o cenário educacional. Cabe portanto, à universidade oferecer ferramentas como esta para a formação de docentes qualificados.

Referência:
SILVA, Vantielen da; CRISOSTIMO, Ana Lúcia; KIEL, Cristiane Aparecida. As contribuições da extensão universitária para a formação inicial e continuada de professores. Capítulo do livro: Tessituras Metodológicas: contribuições para o ensino de ciências e Biologia. São Paulo, Editora Horizonte, 2012
    
Trabalho apresentado CLÁUDIA REGINA GOBATTO; KATRIN GOEDE; MILLENA SALOMÃO   - 3º ano - Matutino do Curso de Ciências Biológicas da UNICENTRO- PR.



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