O
papel da educação na contemporaneidade vem passando por um processo de
modificação devido ao desenvolvimento tecnológico, urbano e industrial que
inseriram no ambiente escolar as experiências do cotidiano e funções
relacionadas ao contexto socioeconômico. Para um maior rendimento do aluno a
atuação docente deve estar de acordo com as necessidades da educação
contemporânea, o que está intimamente relacionado a formação dos professores.
A formação docente, por sua vez, deve instigar
o acadêmico a utilizar situações de aprendizagem em propostas educativas.
Assim, a extensão universitária se mostra como uma ferramenta eficaz de ensinar
aos graduandos como relacionar os conteúdos recebidos com as práticas
educativas.
A formação docente, por sua vez, deve instigar
o acadêmico a utilizar situações de aprendizagem em propostas educativas.
Assim, a extensão universitária se mostra como uma ferramenta eficaz de ensinar
aos graduandos como relacionar os conteúdos recebidos com as práticas
educativas.
O
artigo ora analisado se caracteriza como uma pesquisa bibliográfica que aborda
aspectos teóricos sobre a extensão universitária vinculada a formação inicial
de professores. As discussões correspondem às vivências no projeto de extensão O Ensino de Ciências e Alfabetização na
Integração Universidade e Escola.
A extensão universitária na
formação inicial de professores na área de ciências:
Uma
educação de qualidade não deve limitar-se ao repasse de conceitos e
memorização, mas sim promover o desenvolvimento do educando, seu preparo para o
exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho. Assim, o ensino de
ciências não pode ater-se ao ensino de fatos científicos, mas sim ser abordado
de forma interdisciplinar, contribuindo com a formação cidadã dos alunos e
fazendo-os aprender significativamente.
Para
que esse objetivo seja alcançado é necessário encontrar metodologias
alternativas e atraentes ao ensino de ciências, que despertem o interesse de
alunos e professores.
As
propostas trabalhadas nos cursos de licenciatura são pertinentes, mas a ação
escolar necessita, também, de experiências caracterizadas pelo contato com a
escola, sala de aula, educando, permitindo aproximação entre o cotidiano e os
conteúdos.
Na
maioria das vezes essa experiência ocorre por meio de estágios. Porém, a
universidade brasileira é sustentada pelo tripé ensino, pesquisa e extensão,
que quando articulados e presentes nos cursos de graduação favorecem
expressivamente a construção do conhecimento.
Dessa
forma, pode-se afirmar que os projetos de extensão de natureza pedagógica podem
contribuir com a aprendizagem na docência, oferecendo aos futuros professores o
contato com as necessidades da educação escolar, antes, limitado ao estágio
supervisionado.
Nota-se
que a implementação de projetos extensionistas proporciona a percepção da
relação entre teoria e prática, compreensão da importância em relacionar os
conteúdos trabalhados em sala de aula ao cotidiano dos alunos e possibilidade
de transformar o conhecimento cientifico da graduação em conhecimento escolar.
Contribuições de um projeto de
extensão universitária para a formação inicial e continuada de professores:
O
projeto de extensão “Ensino de Ciências e Alfabetização Científica na Interação
Universidade e Escola” está sendo desenvolvido desde 2009 e tem como objetivo
principal organizar ações educativas a professores e alunos visando à
implementação de metodologias de ensino complementares na área de ciências nas
escolas de Ensino Básico de Guarapuava-PR.
A
equipe do projeto que desenvolve e organiza materiais e experimentos
científicos, transportando-os às instituições de ensino, é composta por
aproximadamente 90 acadêmicos e professores das áreas de biologia, geografia,
física, enfermagem, fisioterapia, medicina veterinária e administração da
UNICENTRO, da Faculdade Guairacá e da rede publica e particular de ensino.
O
projeto de extensão é pensado a partir de reuniões quinzenais onde são
planejadas as atividades a serem desenvolvidas. São organizadas nas escolas ou
espaços educacionais exposições itinerantes e oficinas que contemplam áreas
específicas das ciências.
No
ano de 2011 investiu-se em atividades, na produção de materiais interativos por
meio de tecnologias, equipamentos e jogos didáticos que encantam o público
alvo, despertam o gosto de aprender ciências e possuem uso no cotidiano,
conferindo ao projeto o papel de trabalhar a ciência de maneira atrativa e ao
mesmo tempo comprometida com a formação da cidadania.
A
exposição aborda diversos assuntos na área de ciências, como rochas, fósseis,
organização celular, preservação da vida animal e vegetal. Também apresenta
ações interativas com experimentos de física e laboratório itinerante,
convidando o observador a conhecer diversas curiosidades das ciências naturais.
O
uso de recursos que nem sempre são acessíveis em sala de aula, como materiais
de laboratório e instrumentos científicos, contribuem para o processo de
alfabetização científica dos envolvidos no processo educativo.
A
organização apresenta as relações entre homem e sociedade e faz com que os
visitantes se identifiquem como sujeitos que modificam o meio e precisam de
conhecimento cientifico para fazê-lo.
Além
de contribuir para a formação dos acadêmicos o projeto constitui-se como uma
oportunidade de formação continuada para os professores das escolas contempladas,
aproximando os conhecimentos científicos aos conhecimentos escolares.
Conclusão:
A proposta de inserir atividades extensionistas pedagógicas como ferramenta
para a formação inicial e continuada de professores contribui não somente para
a formação profissional do professor como também influencia em vários âmbitos
todo o processo de ensino-aprendizagem. Esta experiência amplia os horizontes a
respeito do cotidiano escolar permitindo um contato direto com a realidade
proporcionando um enriquecimento para o conhecimento crítico e
reflexivo. Visando o atual diagnóstico nos cursos de licenciatura se faz
necessária a implementação de novas práticas metodológicas inovadoras que sejam
capazes de transformar o cenário educacional. Cabe portanto, à universidade
oferecer ferramentas como esta para a formação de docentes qualificados.
Referência:
SILVA,
Vantielen da; CRISOSTIMO, Ana Lúcia; KIEL, Cristiane Aparecida. As contribuições da extensão universitária
para a formação inicial e continuada de professores. Capítulo do livro: Tessituras Metodológicas: contribuições para o ensino de ciências e Biologia. São Paulo, Editora Horizonte, 2012
Trabalho apresentado CLÁUDIA REGINA GOBATTO; KATRIN GOEDE; MILLENA SALOMÃO - 3º ano - Matutino do Curso de Ciências Biológicas da UNICENTRO- PR.
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