O
trabalho docente compreende o conjunto de atividades exercidas pelo professor.
Não se resume ao momento da aula propriamente, mas inclui planejamento e
sondagem e verificação. Podemos identificar três fases:
1ª fase: o planejamento
de ensino
Plano
é um roteiro, é tudo aquilo que pretendemos realizar e os meios para fazê-lo.
Planejamento
é atividade mental de organizar, concatenar, ou seja, ligar o plano a uma
realidade que queira desenvolver na sala de aula. É o ato de traçar o plano, é
a programação dos trabalhos escolares, usando posterior ação docente, de
maneira a atingir os objetivos que anteriormente foram propostos.
Há
três tipos de planejamento:
1-Planejamento
de curso: é um planejamento mais amplo, abordando os temas de um curso
(bimestral, semestral ou anual), incluindo os objetivos, estratégias e
avaliação de cada tema.
2-
Planejamento de unidade: é um planejamento parcial, referindo-se a um único
tema, incluindo também conteúdo, estratégias e avaliação de cada tema.
3-
Planejamento de aula: é um plano detalhado, referente ao que se pretende tratar
numa aula.
2º Fase: orientação ou
execução da aprendizagem
Aqui
o professor executa aquilo que planejou. Todas as atividades tem como
finalidade orientar o aluno alcançar os objetivos que foram propostos. Está
fase exigem grande habilidade por parte do professor, pois ele deve exercer sua
função de liderança.
Nesta
fase o professor se utiliza dos seguintes processos:
a)
Incentivação: Aqui ele utiliza recursos, técnicas e métodos próprios para
motivar os alunos, ou melhor dizendo, para desperta interesse e prende-lhes
atenção no tema proposto.
b)
Apresentação do assunto: O professor apresenta uma visão geral do assunto que
deverá ser estudado. Às vezes, os professores dispensam esta etapa, outras
vezes ela é utilizada como uma aula plataforma.
c)
Direção das atividades: O professor orienta os alunos com ou elementos do
assunto, cirando situações e promovendo a oportunidade de os alunos
“redescobrirem”.
d)
Sistematização: O professor procura utilizar que possam globalizar, de forma
ordenada, aquilo que foi trabalhado de forma analítica e parcial.
e)
Retenção: O professor promove oportunidade de o aluno utilizar a experiência
adquirida em situações generalizadas ou diferentes.
3ª Fase: controle ou
avaliação
Esta
fase consiste na supervisão constante do processo de aprendizagem para que seja
eficazmente conduzida, isto é, que os alunos aprendam o que o professor ensinou
e o processo alcance resultado.
A
ação eficaz do controle envolve as seguintes atividades:
a)
A sondagem ou prognóstico: É o levantamento das condições concretas dos alunos
ao iniciar o processo (capacidades, carências) e prognóstico de como ele poderá
ser realizado.
b)Manejo
de classe ou direção de classe: Supervisão e controle do professor sobre os
alunos para criar um ambiente que seja propício à aprendizagem.
c)
Diagnóstico e retificação: O professor estuda as causas da aprendizagem
eficiente (diagnóstico) e isto servirá como base para a seleção e o emprego de
medidas que possam dar maior e melhor assistência ao aluno, podendo assim
retificar a aprendizagem sempre que necessário.
d)
Verificação e avaliação: É o uso de recursos e técnicas que possibilitam a
avaliar o grau de resultados segundos os objetivos propostos no planejamento e
avaliação do rendimento escolar ao longo do processo de ensino aprendizagem.
Rendimento escolar são todas as transformações que se opera no pensamento, na
linguagem, nas ações do aluno e em suas atitudes perante problemas e situações
novas que lhes são apresentadas.
As
etapas do ciclo docente se integram e se repetem periodicamente, na medida em
que o trabalho do professor se desenvolve. Por este motivo o trabalho docente é
considerado um ciclo.
Fonte:
ZÓBOLI, Graziela. Práticas de Ensino Subsídios para atividades docente, Editora
Ática, 2002.
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