PIBID


Ações:
1 Visitar as escolas participantes para conhecer as reais condições de infra-estrutura dos laboratórios didáticos e biblioteca para avaliar o material pedagógico disponível;
2 Realizar reuniões com os diretores dos Estabelecimentos de Ensino, equipe pedagógica e 2 professor(a) de Ciências e Biologia (dependendo da área de escolha da escola) para conhecer o projeto político pedagógico, matriz curricular e planejamento das disciplinas de Ciências e Biologia e os problemas enfrentados pelos professores dessas disciplinas;
3 Conhecer a dinâmica das escolas envolvidas. Os alunos licenciandos em Biologia realizarão uma avaliação inicial dos alunos destas respectivas escolas em relação aos conteúdos de Ciências ou Biologia. Níveis de licenciatura aplicáveis: (a) ensino médio, (b) ensino fundamental;
4 Acompanhar e orientar os alunos com dificuldades de aprendizagem por meio de aulas de reforço; 
5 Realizar reuniões mensais com coordenadores, supervisores e alunos de iniciação envolvidos no projeto para acompanhamento das ações previstas; 
6 Planejar, elaborar e organizar os aulas práticas e jogos didáticos de Ciências ou Biologia com materiais alternativos, e que tenham abordagens interdisciplinares. Os professores de Ciências do Ensino Fundamental e Biologia do Ensino Médio se encontram carentes de uma boa coleção de jogos didáticos e práticas laboratoriais de fácil execução que possam ser executados em sala de aula e laboratórios de ensino. Além disso, em função da localização geográfica dos colégios que serão atendidos por este sub-projeto estes possuem tanto carência de recursos humanos quanto tecnológicos, necessitando desta forma o apoio das IES. Este projeto, portanto, visa preencher esta lacuna, reunindo e/ou criando, um novo olhar para o ensino de Ciências e/ou Biologia que possam ser implementados por professores e alunos em sala de aula;
7 Planejar, elaborar e organizar aulas práticas de Ciências ou Biologia, bem como propor jogos didáticos; O material produzido poderá ser utilizado por professores do ensino fundamental e médio para estimular o estudante a conhecer os fascínios da ciência. Apresentar com naturalidade conceitos complexos de Ciências e Biologia, e associar este conhecimento ao dia a dia. Simultaneamente, devemos incentivar os estudantes a utilizarem um bom livro didático e paradidáticos para que possam fazer a transposição didática dos conteúdos apreendidos nas disciplinas curriculares da universidade. Planejar e desenvolver oficinas didáticas, mini-cursos, feira de ciências para os alunos; 
8 Realizar Feira de Ciências com experimentos de Ciências preparados pelos alunos das escolas envolvidas com supervisão dos licenciandos. As feiras são um bom exemplo de atividades para aumentar a motivação dos alunos e estas exposições proporcionam aos alunos uma oportunidade única de popularização da ciência; 
9 Participar de eventos científicos e congressos de ensino para a divulgação das atividades desenvolvidas no projeto;
10 Haverá encontro semestral envolvendo coordenadores, supervisores e bolsistas, para relato de experiências, a partir das quais serão discutidas possibilidades de redimensionamento das ações previstas, com vistas ao desenvolvimento de atividades interdisciplinares;
11 Organização de atividades lúdicas e rodada de demonstração de ciências nas dependências da UNICENTRO, mais precisamente no Laboratório de Instrumentação, Demonstração e Experimentação em Ciência, no campus CEDETEG, trazendo os alunos das escolas participantes, e outras, para Unicentro;
12 Divulgação dos materiais didáticos desenvolvidos nesse projeto; 
13 Elaboração de relatórios parciais e final das atividades desenvolvidas.


Atividades sub-projeto Ciências Biológicas

O subprojeto vinculado ao curso de Ciências Biológicas tem como objetivo principal proporcionar a integração dos licenciando do referido com o ambiente escolar de duas escolas da educação básica, a saber: Colégio Estadual Bibiana Bittencout e Colégio Estadual Vereador Heitor Rocha Kramer, ambos oferecem ensino fundamental e médio. As atividades desenvolvidas desde 2012 estão contribuindo na formação prática dos licenciandos envolvidos no programa, por meio de práticas de ensino inovadoras e oportunizando experiências da prática docente ao conviverem com o cotidiano escolar. Este trabalho envolve a participação de dez alunos bolsistas de iniciação à docência do curso de Ciências Biológicas, dois professores supervisores das escolas da rede pública do município de Guarapuava participantes do projeto e cerca de 800 alunos das três séries do período diurno e noturno do ensino fundamental médio. Dentre as diversas atividades pedagógicas desenvolvidas nas disciplinas de Ciências e Biologia, sob o olhar atento dos supervisores escolares destacamos:planejamento, elaboração e organização de aulas práticas em sala de aula e nos laboratórios; utilização de jogos didáticos com materiais alternativos; produção de recursos didáticos de baixo custo; organização de exposição itinerante na área de ciências naturais para todos os alunos da escola; concurso de fotografia na semana do meio ambiente, entre outras.

Depoimento - acadêmicos do subprojeto Ciências Biológicas

 “O PIBID tem sido de grande relevância para a formação da minha vida profissional, pois têm permitido que eu adquira uma percepção positiva da realidade escolar. O programa tem me proporcionado um amadurecimento constante com oportunidades de criação e participação em experiências metodológicas e práticas docentes diferenciadas que facilitem o ensino-aprendizagem e me proporciona principalmente ter noção de como proceder em sala de aula e toda a questão das relações interpessoais que ocorrem dentro da escola como também o trabalho em grupo que é super importante, o diálogo e a troca de ideias nos permite oferecer para os alunos atividades mais prazerosas e que estimulem o aprendizado. Através
do PIBID é possível alcançar uma formação mais sólida e condizente com a realidade escolar.” 
Jéssica T. do N. Castro - PIBID Ciências Biológicas. 


"Participar do programa PIBID é uma experiência sem igual onde podemos desenvolver as habilidades necessárias para nos tornar bons educadores. Temos a convivência com o ambiente escolar, com os alunos, professores e funcionários e assim compreendemos as várias faces do ensino-aprendizagem, isso contribui cada vez mais com os planejamentos e atividades desenvolvidas, pois nos sentimos mais seguros ao sabermos o que pode ser realizado e utilizado. Conhecemos o dia-a-dia do aluno, as dificuldades e habilidades de cada um, aperfeiçoamos a sua concepção do científico, trabalhamos com a criatividade e aguçamos o instinto natural das crianças pela investigação. Temos a chance de vivenciar o cotidiano escolar, buscar métodos diferenciados para atingir os objetivos educacionais para construirmos assim, pessoas mais preparadas para o mundo, cidadãos solidários e qualificados."
Bianca Emanuelly Horbus Pinheiro - PIBID Ciências Biológicas.


Depoimento aluna da escola

 Esse projeto é um ótimo incentivo para os alunos de universidade, ajuda-os a não desistir e ver como é bom trabalhar com os alunos. E um incentivo maior ainda para nós alunos, a cada dia bolsistas do PIBID chegam com uma ideia nova para melhor entendimento da matéria. Tenho certeza que com esse projeto novos sonhos nascem nas cabeças dos alunos, digo isso por mim mesma. É sempre bom sair da rotina para variar. É gostoso descobrir novas coisas sobre a ciência e dependendo do assunto podemos por em prática em nossas casas, assim como a ideia da reciclagem do papel ou as cestinhas de palitos. Agora sei o que fazer com a "papelada" acumulada em casa. Outra coisa boa é que fazemos amizade com os estagiários (as), que são muito simpáticos conosco. Espero que surjam mais e mais ideias para nos ajudar.
Aluna Beatriz Almeida - Col. Est. Bibiana EFM - 8 ano.


Depoimento supervisores

São inúmeras as dificuldades enfrentadas pelo professor de Ciências e Biologia no contexto escolar tais como: poucas aulas, grade curricular demasiada, heterogeneidade de dificuldades de aprendizagem, indisciplina, falta de tempo hábil para produção de aulas práticas, entre outras. Diante disso, o projeto Pibid Biologia está sendo um aliado na grande missão de concretizar o processo de ensino-aprendizagem, pois, propicia um ambiente de estudo atrativo, com auxílio profissional adequado, direcionado a suprir as inúmeras dificuldades na execução das atividades. Percebo uma nítida melhora nas notas dos alunos após a efetivação do projeto. Muitos que eram aparentemente apáticos nas aulas tradicionais, hoje são mais interessados e participativos. As trocas de experiências e o perfil acadêmico dos pibidianos estão sendo fundamentais para estimular nossos alunos a ingressarem na universidade pública.
Supervisor Professor Msc. Carlos Eduardo Buss.


O Programa Institucional de Bolsa de Iniciação à Docência-PIBID tem proporcionado a interação entre a Universidade com a escola de educação básica da rede pública, vindo favorecer a transdisciplinaridade e a atualização de conteúdos junto aos estudantes dos cursos de licenciatura. Experiências do dia-a-dia no espaço escolar fortalecem os acadêmicos em suas metodologias inovadoras, favorecendo e enriquecendo os conteúdos disciplinares que possibilitam diminuir a evasão escolar. Os trabalhos realizados permitiram ampliar o conhecimento de mundo dos alunos para além do conteúdo de sala de aula, estabelecendo maior interação entre teoria e a prática. Enquanto professora da rede pública percebo esta parceria muito importante, pois o PIBID vem auxiliando de modo eficaz a prática pedagógica de uma educação de qualidade.
Supervisora Professora Inês Francisca Borelli













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