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Notícia Comentada: “Idade em que se aprende 2º idioma influencia estrutura cerebral”


Acadêmica: Silvana Aparecida Beira
Turma: 3º CBM

Revista: Veja
 
Segundo a reportagem de Kate Watkins publicada em 06/09/2013 às 12:03 no site http://veja.abril.com.br/noticia/ciencia/pesquisa-mostra-que-idade-em-que-segundo-idioma-e-aprendido-afeta-o-desenvolvimento-cerebral, a idade em que se aprende 2º idioma influencia estrutura cerebral, essa pesquisa foi realizada no Canadá e na Grã-Bretanha por pesquisadores da Universidade McGill, e da Universidade de Oxford. 

Na pesquisa foi levada em consideração, a idade em que uma criança aprende um segundo idioma, pode influenciar sua estrutura cerebral na idade adulta.

Os pesquisadores concluíram, pessoas que aprendem um ou dois idiomas desde o nascimento têm um desenvolvimento cerebral parecido, enquanto aqueles que aprendem uma segunda língua mais tarde na infância, depois dos três anos de idade, quando a língua materna já foi adquirida, têm a estrutura cerebral modificada por esse aprendizado.

Em declaração à revista VEJA Kate Watkins: “Nosso trabalho mostra que a estrutura do cérebro muda como resultado da nossa experiência com idiomas, assim como os músculos ou outras partes do corpo podem mudar a partir de uma experiência específica”. A pesquisa foi publicada no final de junho na edição online do periódico Brain and Language.




Planejamento 6º a 9º ano
Acadêmica: Jaqueline de Oliveira Prestes
Turma: 3º CBM
Revista: Nova escola
Edição Especial: nº 29
Reportagem: Planejamento
Autora: Renata Costa
Página: 14- 65
            A montagem de um projeto de ensino deve levar em conta vários aspectos, mas ter apenas uma finalidade: garantir que todos aprendam. O planejamento não se restringe ao programa de conteúdo a ser ministrado em cada disciplina. Ele vai muito além. Está inserido dentro do plano global da escola, que inclui o papel social, as metas e seus objetivos. A escola, por uma vez, faz parte do sistema educacional e é ligada às secretarias de Educação nos diversos níveis, que também determinam expectativas de aprendizagem para as diferentes áreas de conhecimento.
            A finalidade da reportagem “planejamento”, publicada na revista Nova Escola nº 29, diz respeito às intenções da escola, ao que o professor espera conseguir ao fim do ano letivo, tomando por base as orientações das secretarias de Educação.
            A reportagem sobre aborda o planejamento de atividades de cada disciplina do ensino fundamental (arte, ciências, língua estrangeira, educação física, língua portuguesa, matemática), reforçando a importância do aluno participante entre o 6º e 9º ano.
            Especificamente a disciplina de Ciências aborda como conduzir atividades do planejamento, temas fáceis de trabalho juntamente com atividades que caibam a cada ano do ensino fundamental. Há quatro situações didáticas essenciais para o ensino de Ciências:
1.      Pesquisa: é o estimulo a busca de informações em fontes diversificadas, que deve estar presente durante o desenvolvimento de todos os conteúdos.
2.      Experimentação: é a construção de formas de averiguar hipóteses e suposições, que devem ser propostas como parte dos projetos e sequências didáticas, para que os alunos aprendam conteúdos relacionados ao tema em questão. As atividades não necessariamente dependem de laboratório, havendo também a expectativa de aprendizagem.
3.      Uso de gêneros orais: é explorar formas de falar sobre Ciências, como debates, seminários, dramatização, entrevistas e exposições.
4.      Escrita sobre Ciências: é a produção de textos informativos e esquemas crescentemente complexos de forma coletiva e individual, que devem ser propostos como parte de projetos e sequências didáticas.


4 comentários:

  1. Prefeitura pede posse de terreno e prepara licitação para construir Escola Antonio Lustosa

    Prefeitura pede posse de terreno e prepara licitação para construir escola
    - uma das escolas mais tradicionais do município de Guarapuava, que sobressai no índice de avaliação da educação básica, não possui sede própria e ainda ocupa espaço escolar do estado.
    Depois de muita promessa, pedidos e manifestação da população usuária, o então prefeito anterior prometeu construir a escola Antonio Lustosa, inclusive houve cartazes nos tapumes, anunciando a construção da nova escola.
    Mas para surpresa da população, a gestão anterior, por dificuldades e impedimento qualquer resolveu começar a construção de um teatro. Veja só nós precisando de escola, anuncia-se a construção de um teatro.
    Agora a área que foi pleiteado por uso capião foi negado segundo procurador da justiça, Fábio Decker, a justiça negou e acabou o prazo de recuso, a procuradoria entrou com pedido de liminar para a posse do local, para então construir a escola. A obra já tem projeto pronto, e precisa algumas adaptações e emfim a escola será construída.
    Segundo o prefeito Cesar Silvestre Filho, a escola precisa de algumas adaptações por ser escola modelo, localização e sua tradição. Como diz o prefeito : Para que seja um exemplo de ensino de excelência. Essa é a vocação, a missão. O nosso objetivo é fazer dessa escola um espelho, um novo conceito de escola pública.
    Dirce Mexko Do Nascimento

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    1. http://super.abril.com.br/cultura/esse-fotografo-coloca-bonequinhos-de-lego-nas-situacoes-mais-engracadas

      Esta reportagem é sobre um fotógrafo que trabalha com Legos em ambientes cotidianos. O nome dele é Samsofy Pardugato e ele é francês.
      A reportagem em si não traz muita informação verbal, seu conteúdo maior está no conteúdo visual (as fotos do artista). A reportagem traz comentários do fotógrafo que salientam seu prazer em trabalhar com perspectivas e escalas diferenciadas.
      Como sugestão de atividade para a docência poderia ser comentário ou início de tema para o tema perspectiva, tanto em disciplina de Desenho como de Fotografia. Além de sugestão de atividade para a disciplina de Matemática ao trabalhar com escalas.

      Josiane da Cruz de Melo Gaspar

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  2. Segundo a reportagem de Daniel Barros na Revista Vida Simples-UOL,
    publicada em 28/06/2016 ás 17h50, no site http://vidasimples.uol.com.br/noticias/pensar/ansiedade-e-possivel-conviver-com-esse-sentimento.phtml#.V-q6P4grJdg, a ansiedade é uma resposta normal do organismo de qualquer pessoa em situação ameaçadora. Diante do perigo, quando precisamos fugir ou enfrentar algo não agradável, há uma programação automática do organismo que se prepara para a batalha.
    O coração acelera, a respiração segue o mesmo ritmo, as pupilas dilatam, a musculatura fica tensa e recebe mais sangue, que é desviado de lugares como a pele e os órgãos digestivos (por isso palidez e frio na barriga essas horas), alguns sintomas que podem aparecer no organismo diante de situações de ansiedade.
    No mundo moderno, vivemos em um estresse constante, e quando não conseguimos lidar muito bem, ficamos em “sistema de alerta”, nos sobrecarregando, o que acaba trazendo problemas para nossas vidas. Dessa forma a ansiedade deixa de ser uma função normal e passa a torna-se uma doença. Isso porque os sintomas acabam saindo do nosso controle.
    Uma dica de Daniel Barros, é que devemos aprender a lidar com a correria do dia-a-dia, pois muitas pessoas passam a vida de frustração em frustração, esperando milagrosamente me que as coisas irão ficar mais tranquilas, só que isso nunca chega e você, devemos agir no presente, sem muito se preocupar lá com o futuro.
    Algumas técnicas podem nos ajudar a lidar com a ansiedade como os exercícios físicos, sono adequado e meditação. O exercício físico leva nosso corpo a produzir a chamada endorfina, um neurotransmissor, que traz sensação de relaxamento e bem-estar. O sono adequado, uma noite de sono mal dormida, no outro dia a pessoa se levanta cansada, o que reduz a performance mental (os pensamentos ficam mais lentos), nos deixando mais suscetíveis á irritação. Por último um dos pontos mais difíceis, a meditação, sendo difícil porque não faz parte da nossa cultura, sendo importante aprendermos a lidar com nossos pensamentos.
    De acordo com Catillo et al (2000), “a ansiedade é um sentimento vago e desagradável de medo, caracterizado por tensão ou desconforto derivado de antecipação de perigo, algo desconhecido e estranho”.Todos nós em nossa vida cotidiana passamos por momentos de ansiedade, mas a mesma se torna patológica quando esses comportamentos tornam se exagerados.
    A ansiedade patológica é derivada de outras condições psiquiátricas, como por exemplo, depressão, psicoses e transtornos do desenvolvimento (CATILLO et al,2000).
    Diante das colocações de Daniel a respeito da ansiedade, vale lembrar que o direcionamento de um profissional, psicólogo e/ou psiquiatra irá lhe ajudar a controlar seus sintomas.
    A ansiedade, por sua vez, é importante demais para ser descartada, precisamos mantê-la sob controle.

    REFERENCIA

    CASTILLO, A.R.; RECONDO, R.; ASBAHR, F.R.; MANFRO,G.G. Transtorno de ansiedade. Revista Brasileira de Psiquiatria, 2000.


    Adriele Malherbi Bortoluzzi

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